Pois é, ouvi um menino de cinco anos desejar isso à sua professora, no caso, a minha filha...
Fiquei tão tocada pela singeleza e pela grandiosidade do desejo que fiquei pensando há quanto tempo não desejo ou recebo algo tão absurdamente valioso.
Então, como ando em carne viva, com a alma transbordando e o coração rodopiando feito um dervixe queria fazer desejos loucos, infantis, panteístas e non sense para meus amigos, minhas filhas, minha irmã, minha mãe e para quem me lê: todos essenciais, sem ordem de grandeza, como o sol e os grãos de areia...
Aí vai minha "lista de desejos":
Para começar, eu também te desejo uma cachoeira de peixes! Uma mata cheia de bichos onde as samambaias e árvores abriguem borboletas e orquídeas raras.
Desejo uma trilha sonora para os seus momentos felizes ou tristes, não importa, que como nos filmes, haja música tocando na sua vida, uma música só sua.
Desejo bandos de beija-flor e periquitos no meio do engarrafamento, no metrô, nas salas de espera. Eu te desejo uma vista do Himalaia ou de uma planície africana ou da baía de Guanabara bem em frente à sua janela, nas paredes da sua casa, dentro das suas gavetas, bem atrás das suas pálpebras..
Desejo que você tenha uma caixinha para guardar cheiros, sons, vozes amadas.
Eu te desejo o fundo do mar, um anel de Saturno, um chapéu de nuvens. Eu te desejo colo de mãe, abraço de pai, proteção de anjo da guarda. Eu te desejo silêncio de pôr do sol e segredos feitos de espuma; que você adormeça sorrindo como fazem os meninos e acorde mais forte, animada por sonhos e visitas de fadas.
Ah! Eu te desejo absurdos e bobagens: estradas no céu, chuva de luz, quietude de deserto; que seu computador te ofereça flores e seu GPS seja o arco íris. Eu te desejo um amigo portátil, de bolso, que reúna um pouco de cada amigo e nunca te deixe só. Eu te desejo grandes idéias nas noites de insônia. Que você passeie dentro de um quadro do Monet e seja beijada sob um céu estrelado de Van Gogh. Te desejo 24horas de aurora boreal e um cachorro que converse com você. Que você acorde compositora e escreva uma canção.
Te desejo conversas impossíveis com seus ídolos, seus personagens favoritos e seus mortos queridos e com eles você ria, faça declarações de amor, faça pazes, troque idéias, ouça revelações inéditas. Te desejo uma sinfonia amazônica e a liberdade de um curumim, de brincar com os botos e imitar todos os pássaros da floresta.
Te desejo um amor à primeira vista, desses que deixam a perna bamba e o peito sem ar, desses que têm final feliz, lacrimoso. Te desejo um pas de deux com o Baryshnikov ao som de Sinatra, num vestido Valentino e depois, uma banheira de champagne!
Neste ponto da minha escrita, chega a minha filha e eu comento que estou escrevendo um texto inspirado na frase do seu aluno, pois nunca ouvi nada tão lindo quanto alguém desejar a outro alguém uma cachoeira cheia de peixes! Ela me olha intrigada e fala:
- Mãe, ele me desejou uma cachoeira de beijos!!!
Por um instante perdi a graça, quase apago o texto. Depois rindo das trapaças da minha audição e ciente da minha sede de encantamento, pensei: Que bom que eu ouvi errado! É tão mais bonita uma cachoeira de peixes...
Então, aqui vai mais um desejo: que a sua audição, sua visão, seus sentidos, todos armem ciladas com poesia, mágica e maravilhamentos, pois eles estão onde menos esperamos, até nos nossos enganos!
Quando recebi este texto, não pude deixar de pensar na minha filha Marcela, e quero lhe desejar, filha, uma feliz Páscoa do "Coelhinho da Quaca", com todas as maravilhas que possa encontrar nesse lindo Mundo Espiritual. Que Deus a proteja sempre e que possa ser muito feliz. Com amor e muita saudade. Mamãe.