Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

O QUE VALEU A PENA HOJE?



Sempre tem alguma coisa.
Um telefonema. Um filme… Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro “O Amor Acaba”, diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente. Eu tenho, há anos, isso como lema. É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava escuro dentro da gente.
Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida. Mas para quem valoriza apenas as megavitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu superapartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.
Nas últimas semanas, meus dias foram salvos por detalhes. Uma segunda-feira valeu por um programa de rádio que fez um tributo aos Beatles e que me arrepiou, me transportou para uma época legal da vida, me fez querer dividir aquele momento com pessoas que são importantes pra mim. Na terça, meu dia não foi em vão porque uma pessoa que amo muito recebeu um diagnóstico positivo de uma doença que poderia ser mais séria. Na quarta, o dia foi ganho porque o aluno de uma escola me pediu para tirar uma foto com ele. Na quinta, uma amiga que eu não via há meses ligou me convidando para almoçar. Na sexta, o dia não partiu inutilmente, só por causa de um cachorro-quente. E assim correm os dias, presenteando a gente com uma música, um crepúsculo, um instante especial que acaba compensando 24 horas banais.
Claro que tem dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas se arrastam melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado. Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.
É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã.

26 comentários:

ONG ALERTA disse...

Ganhamos todos os dias mais um dia...beijo Lisette.

Unknown disse...

E faz muito bem.
Procuro fazer isso mesmo já lá vão muitos anos, mas faço-o diariamente.

Recordo as coisas boas rectifico o que foi mal e ou não fiz e as outras coisas que correram mal e que queremos rectificar futuramente.

LiaCardeira disse...

gostei do post...

no meu dia de hoje, destaca-se a grande energia de cumplicidade...

hoje celebro essa energia
:))

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

sempre tem algo que alegra nosso dia, e o dia de amanhã é sempre hora de consertar aquilo que hoje as vezes não deu muito certo!
beijo

Anônimo disse...

Essa com certeza deveria ser uma prática diária.. e certamente não encontraríamos apenas uma coisa que tivesse valido a pena no transcorrer do dia.. além dos acontecimentos, temos sempre a nosso dispor a beleza e a dádiva de vermos um dia nascendo e se pondo.. dando sempre um lindo espetáculo!

Beijocas super em seu coração Maria José e um maravilhoso início de semana para você!

Verinha

Mery disse...

Oi, hoje, no meu post, eu recordei "a minha adolescência", as coisas boas que vivi sem muita resposabilidade, então venho aqui e leio esse texto lindo, a esperança sempre, de um dia melhor , se hoje não foi muito bom, amanhã poderá ser.
Por que não?
Adorei, essa lição de otimismo.
Beijos de Mery

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:
"não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã".
Temos que saber aproveitar td o que nos acontece no dia a dia. Sabermos tirar proveito, principalmente das ocorrências nao positivas e com o aprendizado, sacudir a poeira e seguir a frente, independetemente de diariamente fazermos o balanço dos nosssos dias. Desta forma, amor, certamente seremos cada vez uma pessoa melhor. Bjos. Roy Lacerda.

Micheli disse...

Oi...

Passei para agradecer o seu recadinho carinhoso. Eu adoro esse texto da Marta Medeiros, sempre nos faz pensar sobre as coisas da vida. Passa lá no blog que tem um selinho para você. "Seu blog me faz repensar" sempre...

Bjos

Ana Pierri disse...

Ola boa noite,

Realmente ganhamos algo todo dia o dificil é reconhecer.

bjs.
Ana Pierri

Maria Albertina disse...

Aprendi muita coisa lendo seu post..
A partir de hoje, de cada dia tirarei alguma coisa que faça com que o dia valha a pena. Foi uma liçao para mim. Darei mais valor as pequenas coisas que nos fazem felizes.
Grande beijo

Meire Oliveira disse...

Maria, amiga querida, as pequenas coisas é que salvam meus dias, para algumas pessoas são coisas bobas, mas são as mais lindas!!! São pequenos presentes que Deus nos manda.

E é de coração que te digo que uma dessas pequenas coisas é poder vir no te blog ler mensagens que me acariciam a alma!!! Pode acreditar!

Que sua semana seja recheada de coisinhas boas, bjokitas com master carinho ;)

Lena disse...

Mary Jo,
Graças a Deus chegamos em um momento de nossas vidas que passamos a valorizar imensamente, as pequenas coisas, as coisas simples. São essas que nos impulsionam e nos deixam cheios de esperança com o futuro, como bem o disse a M.M. nesse texto bem real e sempre oportuno.
Minha linda já postei o selinho lá no Selos & Cia e acabei tb por cumprir todas regrinhas. Bjkas e um ótima semana pra nós, com previsões de uma parada bem oportuna. Bjkas com carinho!

Cacilda Zeraik disse...

Que lindo texto!
E perceber "o que valeu a pena hoje" pode fazer toda a diferença, pq nos conecta com o positivo da vida, nos desperta para o movimento da gratidão!

Bjs e ótima semana p vc!

Rô... disse...

oi minha amiga,

hoje mais que qualquer outro dia valorizei a amizade,
esse sentimento que enche nossa vida
de brilho, cor e alegria...

aliás muito obrigada pela sua...
beijinhos
tem bolinho pra você

AugustoCrowley disse...

Todo dia uma nova lição se aprende, com certeza, grande beijo a boa semana a todos!

Cidinha disse...

Olá, Maria!Como diz o texto é mais um dia e deixemos no passado. Más se observarmos sempre tem algo bom e assim seguiremos! Lindo amiga. Bjs e boa semana!

Viviane Moraes - Práticas Integrativas e Complementares disse...

Oi Mááá,
Como já dizia o querido Fernando Pessoa:
"VALEU A PENA? TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA. QUEM QUERER PASSAR ALÉM DO BOJADOR TEM QUE PASSAR ALÉM DA DOR. DEUS AO MAR O PERIGO E O ABISMO DEU, MAS NELE É QUE ESPELHOU O CÉU".
Boa Semana.
Bjs

Anônimo disse...

Querida amiga
Obrigada pelo seu apoio. Pois como eu sempre digo.
Com a sua presença,
Eu posso ir sempre mais além,
mas com sua ausência,
eu não serei ninguém.
Tem um selinho para você no meu cantinho
Que eu fiz com muito carinho.
Pode ir lá pegar se desejar.
Abraço muito Amigo
Maria Alice

Bloguinho da Zizi disse...

Maria José
Hoje já sei uma das coisas que agradecerei, em plena segunda feira. Vi uma árvore repleta de flores, era um Ipê. Qualquer coisa de maravilhoso em meio ao cinza em que amanheceu a cidade.
Ela me passou a certeza que sempre há um momento especial no nosso dia, apesar de tudo que nos envolve.
O selinho já está lá no Bloguinho
Grata pelo carinho
Beijinhos e uma semana repleta de paz no seu coração.

marlenedegoes@gmail.com disse...

minha amiga querida podemos crer que sempre vale a pena se a alma não for
pequena!!!como nossa alma pertence
ao nosso pai maior,todas as coisas nos são valiosas,parabens por mais este belo post,tenha uma
semana iluminada cheia das bençãos de Deus,um abraço com muito carinho marlene

ValériaC disse...

Feliz daquele que consegue ver a beleza mesmo que nas pequenas sutilezas que cada dia nós traz... lindo texto...
Que seja encantadora sua semana minha querida...beijos...
Valéria

josenaide coelho disse...

De tudo vale a pena se for feito com muito
amor,até as brigas se tornam construtivas
quando é para uma melhoria...lindo texto.

Unknown disse...

"O QUE VALEU A PENA HOJE?"

Passar por aqui vale sempre a pena.

Beijo meu.

Evanir disse...

Que Deus abençoe você
e a mim também.
Que a nossa amizade tão linda
nunca chegue ao Fim.
Que a paz que trago no
peito seja cada dia maior.
Que sinceridade seja
minha maior virtude
Que o amor que sinto no coração
seja tão grande
o maior que uma pessoa pode ter.
Que sua semana seja uma
benção Divina.
Com carinho beijos no coração,,Evanir..

sandrafofinha disse...

Uau este texto faz-me pensar imenso na minha vida. É uma boa reflexão. Eu sempre digo que na minha vida não acontece nada de especial,sou depressiva e isso basta para eu sofrer,tenho que tomar medicamentos para os nervos. Alem disso vivo numa aldeia de gente velha que vai morrer antes de mim. Depois disso que vou ser eu????? Enfim eu penso em tudo isso mas não sou capaz de pensar nas coisas boas que tenho que são a minha familia e o meu namorado acima de tudo. Realmente estas pessoas valem-me e apoiam-me sempre que preciso. Já me enervei muita vez,já me fartei de rir imensas vezes mas quando penso na vida só penso no mal e nunca no bem. Isto é um defeito meu eu confesso. Por isso com este texto reflecti imenso,há que dar valor as coisas que temos. Posso nunca poder vir a trabalhar mas tenho televisao,tenho internet,tenho uma familia e um namorado. Afinal ate posso ser feliz,quem sabe!! Mil beijinhos,peço desculpas pelo desabafo. Bom inicio de semana!!

josenaide coelho disse...

O que vale é vc acordar
todos os dias e agradecer
por estar com saude e
em paz,que tem sol,ou
chuva,seja lá como estiver
o tempo,o que importa
é que está vivo e vc pode
fazer muitas pessoas
felizes,tantas pessoas
que vc encontra no dia
a dia e quer apenas uma
atenção sua para desaba
far o seus problemas e vc
ta lá,dando uma palavra de
conforto,talvez vc era o que
a pessoa mais precisava
no momento,e é bom fz
essa parte,nós viemos
para cumprir nossa missão.