Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 231-240



231 NÃO deixe de manifestar gratidão aos membros de sua família, aos amigos e conhecidos. Não é, porém, da gratidão comum, que consiste em dizer "muito obrigado", que estamos falando. É de gratidão continuada, demonstrada em nosso exemplo, pelo fato de eles nos cercarem com seu afeto e contribuírem para nosso aperfeiçoamento, com sua ajuda e até com suas incompreensões.


232 DOMINE sua agitação! Só as criaturas calmas podem ser totalmente eficientes. A agitação cansa e produz tudo mal feito. A pressa é inimiga da perfeição. A calma é o segredo daqueles que realizam tudo bem feito. Quanto mais trabalho, maior deve ser nossa calma. Domine sua agitação, permaneça sereno, e tudo lhe sairá bem.


233 CONTRIBUA, com sua parcela, para tornar mais belo este mundo. Um pequenino gesto, uma ação insignificante, podem melhorar muito o ambiente em que nos encontramos, elevar o entusiasmo de quem está desanimado, reanimar aquele que está desiludido. Um simples aperto de mão confiante faz renascer, por vezes, a coragem de quem estava por fraquejar. Contribua com algo de seu, para tornar mais belo este mundo.


234 "QUEM alimenta o ódio atira fogo ao próprio coração", escreveu André Luis. Se alguém o magoou, se o ofendeu com calúnias, não o imite, repetindo os mesmos erros. Coloque-se acima dele, sabendo relevar. E procure esquecer, porque o pensamento negativo da raiva atrai, para nós, a onda de maldade que nosso infeliz adversário lança contra nós. Para ser feliz, saiba relevar e esquecer.


235 NÃO existem pessoas realmente más. Ou são enfermas ou não têm conhecimento da grande lei de que recebemos exatamente aquilo que damos. Quem é enfermo precisa ser curado. Quem pratica o mal precisa ser elucidado. Mas de modo algum podemos agir com ódio e maldade. Procure ensinar aos outros pelo seu próprio exemplo, compreendendo que a maldade é uma situação transitória do homem.


236 NÃO seja impaciente! Não tenha pressa em chegar ao fim. Deixe que o tempo amadureça os frutos, de modo que possa colhê-los amadurecidos. Caminhe com segurança e constância, porque tudo nos chegará na hora exata e mais oportuna. Os frutos amadurecidos à força não são tão saborosos quanto os que amadurecem naturalmente. Saiba esperar com paciência e não desanime.


237 SE você quiser encontrar paz e alegria neste mundo, espalhe em torno de si otimismo e bondade. Não se deixe ficar inativo na comodidade que nada produz. É pelo trabalho em benefício do próximo que armazenamos energias, a fim de vencer os embates da vida. Não pare jamais, não perca as oportunidades que se apresentam diariamente de fazer o bem, para que o bem venha abundante sobre você.


238 SEJA perseverante nas boas obras. Nada conseguiremos na vida sem perseverança. Para aprender piano, há necessidade de horas seguidas de estudo diário. O que é o estudo para o pianista, é a perseverança para qualquer outra atividade. Não se deixe arrastar pelo esmorecimento. Reaja com todas as forças que encontrar em seu coração, e terá a beleza da vida em redor de si mesmo.


239 A vida é um canto eterno de beleza! Homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros. Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos. Portanto, não antagonize os outros. Distribua amor e compreensão a todos os que se chegam a você. Faça como o sol, que se dá a todos igualmente, em raios benéficos de luz e de calor.


240 NÃO ponha limites à sua vida! Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza. Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas. Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores. A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.

10 comentários:

Unknown disse...

Os seus trabalhos são uma educação e formação continua.
Estes arquivos temos de guardá-los e reler outros dias

Myriam disse...

Interessante, pois, cada passagem traz uma lição !
Maria José, após uma ausencia retorno e com novo enredeço de blog que só trocou o y pelo i. Mudei o e-mail tb, tanto que terei de excluir o antigo estrelas.
Vai lá, o endereço é http://estrelasdamiriam.blogspot.com/

Bjs

alegria de viver disse...

Olá querida amiga

Vim desejar um lindo fim de semana.

Minutos de Sabedoria é maravilhoso.

Com muito carinho BJS.

Silvia disse...

Oi Maria José
sempre é bom ler essas mensagens. Bom final de semana.

Super Lana disse...

é cada coisa linda q leio aqui
muito lindooOo

Amara Mourige disse...

Olá Maria José!
"Mergulhe sua alma na alma da natureza" Lindo,amei muito bom passar
por aqui!
Com carinho
Bjsss

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Maria José, minha querida amiga!
Perdoe-me pela ausência.
Trouxe um presente. Criei um selo especial para presentear a você:
http://selosemimosdosblogsdasoniasilvino.blogspot.com/2011/06/um-presente-especial.html
Motivo? Eu adoro este blog!
Beijos, amada!

Anônimo disse...

Beijo grande em seu coração Maria José e um lindo e abençoado fim de semana para você!

Verinha

MARILENE disse...

Esses minutos reservados para a sabedoria são muito importantes. Ler um a cada dia e refletir sobre ele já trará excelentes resultados. Sei que muitos o fazem, abrindo, ao acaso.
E vale a pena, mesmo, Comprovamos isso nos que aqui transcreve.

Bjs.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Olá minha amiga, estou em falta, sempre atrasada, mas sabe que tens um lugar em meu coração, olha só quantos ensinamentos aqui tenho, mergulho neste saber e te agradeço por compartilhar, beijos Luconi