Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 221-230



221 PROCURE corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros. A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos. Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos.


222 SE você não sabe perdoar sem esquecer, é sinal de que não compreendeu ainda a Verdade e o Caminho a seguir. Procure perdoar e esquecer as mágoas e ofensas, as intrigas e calúnias. Mantenha-se em tal atitude, que nenhuma calúnia o possa atingir. Perdoe e siga seu caminho. Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.


223 LEMBRE-SE de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade. Não fale mal de ninguém, não tenha raiva, não cultive ódios em seu coração. A irritação e o ódio são venenos que atacam o fígado e descontrolam o sistema nervoso. Aprenda a relevar e esquecer, para ter seu coração em paz e não sofrer em sua saúde. A serenidade é o segredo das vidas longas e felizes.


224 CULTIVE a Verdade em todos os momentos de sua vida, e a Verdade o levará triunfantemente ao progresso. Seja verdadeiro em todos os pensamentos, ações e emoções, e nada lhe ocorrerá de mal. Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio, e procure ouvir a voz silenciosa que lhe fala do fundo de seu coração, por meio de sua consciência. Obedeça aos conselhos que ela lhe der!


225 NUNCA se irrite! Se a condução custa a chegar, tenha paciência. Se o vizinho o incomoda, suporte-o. Sua irritação não pode melhorar as coisas e... faz mal a seu fígado. A irritação causa mais sofrimentos a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias e alheias.


226 FAÇA da leitura um hábito diário. Acostume-se a ter sempre um bom livro à mão, e verificará que é seu melhor amigo, que conversará com você somente quando você o desejar. Escolha livros instrutivos, interessantes, sadios. Tanto quanto o corpo, o espírito também necessita de alimentar-se. Faça da leitura um hábito tão indispensável quanto a respiração.


227 SAIBA dominar-se e vencer-se a si mesmo. Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos. A vitória sobre si mesmo é muito mais difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói. Aprenda a dominar-se, e jamais desanime. Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso!


228 NÃO se aborreça com seu amigo, só porque ele está mal humorado. Saiba desculpar. Quantas vezes também você está irritado, e responde mal a seus amigos... e no entanto gosta que eles o desculpem. Você não sabe o que lhe aconteceu, desconhece seus problemas íntimos... desculpe, então! Não leve a mal, releve, e continue a querer-lhe bem. É a melhor maneira de mostrar sua amizade e compreensão.


229 AJUDE a todos os que estão enfermos. Amanhã talvez deseje que alguém o visite em sua enfermidade. Os doentes solitários, que aspiram por uma palavra de conforto e de carinho. Não apenas seus parentes e amigos mas até os pobres conhecidos e abandonados, que não encontram um sorriso de incentivo, e que estão famintos de solidariedade humana e de amor.


230 NÃO se queixe contra a vida. Se está sofrendo, lembre-se de que ninguém passa por essa terra isento de dores, da mesma forma que um aluno não pode fazer o seu curso sem submeter-se aos exames de fim de ano. Prove que está preparado, suportando com paciência e resignação os exames a que é submetido. Tudo o que nos acontece tem sua razão de ser, e dos males surge sempre um bem.

6 comentários:

Meire disse...

Maria, a verdade tem sempre que ser cultivada, mentiras uma hora são descobertas.

bjokitas com muito carinho pra ti ;)

cidinha disse...

Olá Maria!Averdade, o amor ao próximo, a tolerancia, a paciência é a base de nossa vida.Muito obrigada amiga! Belos minutos de sabedoria.Bjs com muito carinho para vc...

angela disse...

Não alimentar o veneno e colocar-se a distancia da maledicência é de fato a melhor atitude e a unica eficaz, no meu ponto de vista.
Beijos

Mafalda S. disse...

Estou a tentar melhorar o 222. Mas nem sempre é fácil. Ainda tenho uma longa caminhada a fazer.

Bjs

* Verinha * disse...

Que bom seria se pudéssemos sempre colocar em prática essas condutas.. com certeza estaríamos vivendo em um mundo mais harmonioso... mas.. como seres imperfeitos que somos, nem tudo é tão fácil.. cabe a nós nos aprimoramos mais espiritualmente.

Beijoquinhas super em seu coração Maria José!

Verinha

Maria Adeladia disse...

Sermos verdadeiros é tudo que devemos à vida e ao nosso próximo!

Querida Maria José, já publiquei o "selinho" que presenteou-me!Coloquei seu link, na imagem divulgada!

Te desejo um bom final de semana.

Beijos no coração!