Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

DEIXE A RAIVA SECAR...


Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.
No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar.
Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã.
Júlia então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio.
Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou: Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.
Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações. Mas a mãe, com muito carinho ponderou: Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa? Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra o que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar.
Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo.
Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.
Logo depois alguém tocou a campainha. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando: Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado.
Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa.
"Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou."
E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.
Nunca tome qualquer atitude com raiva.
A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são.
Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta.
Diante de uma situação difícil, lembre-se sempre: Deixe a raiva secar.

10 comentários:

She disse...

Oi Querida!

Eu acho esse texto de uma sabedoria sem igual!

Adorei reler!

Bjo, bjo! ;)
She

Anônimo disse...

Olá Maria José.
Sabe que lendo sua mensagem refleti muito e posso te falar que á alguns anos atrás eu era do tipo que não esperava a raiva secar.
Hoje mais madura e adepta das Leis do Universo, compreendo melhor todas as situações e sempre reflito nas atitudes que tomo.
Linda mensagem, adorei.
Um beijo enorme em seu coração!
Lú.

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: Como diz aquele 'velho deitado', contar até 100 e se necessario for, ir até1.000. Decisões ou julgamentos precipitados são sempre maus conselheiros. Portanto.... BJS. Roy Lacerda.

*Lisa_B* disse...

Querida amiga,
espero que esteja tudo bem cv...e ai
que saudades que eu já tinha de te ler...
Lindo texto e de uma sabedoria enorme.
Foi preciso nascer meu filho e seu percurso a seguir para eu aprender a deixar secar a raiva e graças a isso me poupei a muito problema.
Beijinhos com carinho

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

HUMMMM MAIS UMA LIÇÃO PARA MEU CADERNINHO,VOU LEVAR ESSE TEXTO PARA LER MAIS VEZES!
MARIA JOSÉ QUE BELA ESCOLHA ESSE TEXTO!
BOA NOITE
DORME COM DEUS!

Aparecida Miriam disse...

Nossa Ma, vc nem imagina como essa leitura me toca, eu sou meia assim, como a Mariana(rsrs) na hora da raiva quero tirar satisfações, não raciocino direito. Que lição!! beijos querida!

Eliane Gonçalves disse...

Eu já conhecia o texto, mas foi mágico ler novamente.

Obrigada,

bj

José Gonçalves disse...

Olá Maria José Rezende,

Mais um bom exemplo do que deveriamos fazer, do que deveriamos aprender, deixar "secar a raiva" antes de reagir.

Já conhecia um texto com mensagem igual, mas é sempre bom relembrar ensinamentos, que vamos aprendendo ao longo da Vida e que muitas vezes vão ficando, lá no funda da gaveta, que nem mais os lembramos.

Uma boa semana, um abraço e até sempre,

José Gonçalves
(Guimarães)

Isa Martins disse...

Nossa amiga, muito reflexiva essa postagem, nos leva a ponderar sempre nossas atitudes, sem pré julgamentos
Deixemos nossa raiva secar sempre e viveremos mais tranquilos
Beijos em seu coração!

Unknown disse...

Querida amiga,
Que linda licao de vida... e' mesmo sempre necessario esperar que nossa raiva seque, para que nao provoquemos situacoes ainda piores por nao saber exatamente o que fazer em um momento em que as emocoes sao incontrolaveis!
Beijos, flores e muitos sorrisos!