Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A PORTA AO LADO


Em entrevista dada pelo médico Dráuzio Varella, disse ele que nós temos um nível de exigência absurdo em relação à vida; queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia em nossas vidas.
É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping).
Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes. Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes.
Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença. O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los!
São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato. Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel.
E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...
Pra ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco pra tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a “porta do lado” e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado.
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta ao lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...
Experimente!!!

17 comentários:

Kelly Kobor Dias disse...

Ai minha amiga, ser feliz hoje em dia está cada vez mais difícil. São tantas coisas para relevar....tem hora que parece que tudo vai desandar. bjs

AugustoCrowley disse...

Poxa, penso igualzinho, se posso dar licença, porque vou bater o pé e ficar ali perdendo tempo pra ver quem é que manda.Instinto animal deixa pra eles que vivem em cadeia alimentar.Somos livres e temos que usar essa liberdade com amor nao egoismo.Bjs!

zihmagalhaes disse...

Olá estou de volta, graças a Deus..
essas férias me deixaram tão desativada,
Bom eu me irrito facil e atoa as vezes, quase sempre, vivo com a frase: TO REVOLTADA ou AAI QUE VIDA, na cabeça.. Mas as coisas estão mudando tanto que eu acabo achando que elas iram subir do meu vocabulário, haha

ValériaC disse...

Querida, com certeza vale a pena deixar nossa vida mais leve, com bom humor, cabe a nós escolhermos não dar importância a tudo o que não valha a pena...o melhor é deixarmos pra lá e nos concentramos no lado bom de tudo...beijos...
Valéria

Penélope disse...

E é tão mais fácil abrir a outra porta...
Dói menos e depende somente de nós.
Quando abrimos a outra porta, a porta do lado, chegamos mais rapidamente ao lugar desejado.
Este texto é belo e profundo, Maria José... como tudo do Prof. Dr. Drauzio o é.
Beijinhos

Lena disse...

Mary Jo,
Isso é que eu chamo de sincronicidade. Meu último post diz a mesma coisa do que esse texto do Dráuzio Varella. Depois me diga se concorda. Sim, o Dráuzio tem um textos bem interessantes!
Beijo grande!

diariodumapsi disse...

Ei Maria José!
Realmente nem tudo dá certo todos os dias, nem por isso devemos perder o dia não é mesmo?
Devemos levar a vida de forma mais leve sem perder a doçura!
Gd beijo

alegria de viver disse...

Olá querida amiga

Obrigada pela sua compreensão, por isso que sinto seu amor.
Concordo, o melhor sempre é a porta do lado, a vida já é muito complicada, com calma tudo fica mais iluminado.

Com muito carinho BJS.

Anjo Sedutor disse...

Amiga!
Vim pra te seduzir e já me conquistaste.
Agradeço a tua participação no meu "céu": ele estará sempre pronto pra te receber.
Entre e fique à vontade.
Meu carinho pra você!
ANJO SEDUTOR

JUREMA disse...

Olha só amiga , lendo tua postagem e dando meu aval a este médico ,sobre as muitas exigencias que fazemos e as poucas palavras agradecidas que elevamos ao alto ,ti convido para dar uma chegada na nossa casa que tambem é SUA , para ver um video sobre a estória da nossa fundadora da ONG, que voce já conhece virtualmente.
Veja como ela transformou a dor em uma luta de amor ,para tentar tirar 90 crianças do trafico de drogas e alimentar suas familias e demais.
Estava com saudades da nossa primogenita...
beijos no seu doce coração....

Unknown disse...

ser feliz e uma grande terapia para levar a vida en todos seus aspectos vividos no dia a dia... acompanhado de um bom humor ajuda mais ainda a ser feliz ante tudo

Saludos lindo amiga

abracos

Linda semana

Unknown disse...

Parar para pensar e depois ver se pode usar a porta do lado. Há dias em que são coisas a mais e que nem um que é santo tem pachorra de aturar.
O dia correu mal, o chefe pegou no meu pé.
O telefone tocou, o filho doente, com febre.
O carro trancado e nenhum contacto "desenrrasca"
Telemóvel sem carga...que nervos...aguentas...???
À noite a sogra chateia...ufa...

Entrevidas disse...

Que belo encinamento, se conceguirmos dobra um pouco nossos egoismo tudo sera mais facil. Abraços Amelia

Unknown disse...

Sábias palavras.

Beijo e bom fim de semana.

Crista disse...

Eitchaaaaaaaaaa...adoro ler o que postas!
Minha querida...li sim teu comentário sobre o que te escrevi...desculpa a minha grossura...é que fiquei tão comovida com tuas gentis palavras,que fiquei sem jeito e quando fico assim,começo a escrever...escrever...escrever...querendo cada vez mais demonstrar o quanto estou agradecida e chego a ficar enjoativa...rsrsrsrsrs...por isso preferi ficar quietinha,deixar a emoção aquietar para depois te cobrir de beijos...sei que vais me entender,pois és uma anja mais que iluminada!
Um dia ainda te carrego no colo!!!!
Beijos... e que DEUS me conserve sempre pertinho de ti!

GENINHA disse...

Mais um lindíssimo e realístico post que nos oferece, minha Amiga !
Quando posso, venho aqui visitá-la, pois estou numa altura de muito trabalho.

É verdade, sim, a porta ao lado faz maravilhas. O único problema é que tantas vezes nos esquecemos dela ...

Um grande abraço e beijinhos de sua Amiga portuguesa !

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ: A bestialidade humana, leva a limites incomensuráveis. Queremos ser os 'donos do Mundo", quando na realidade somos SIMPLESMENTE os filhos do dono: 'ELE" é o senhor de td. Abrçs. Roy Lacerda.