Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2010

FELICIDADE


Passamos a vida em busca da felicidade. Procurando o tesouro escondido. Corremos de um lado para outro esperando descobrir a chave da felicidade.
Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes. Outros fogem para casa em busca da felicidade. Uns se casam pensando em serem felizes. Outros se divorciam para serem felizes.
Uns desejam viver sozinhos para serem felizes. Outros desejam possuir uma grande família, a fim de serem felizes.
Uns fazem viagens caríssimas buscando serem felizes. Analisando roteiros, escolhem os melhores hotéis, os pontos turísticos mais invejados para visitar.
Outros, trabalham além do normal buscando a felicidade. Fazem horas extras, inventam treinamentos e mais treinamentos para encher sempre mais os seus dias com compromissos profissionais.
Uns desejam ser profissionais liberais para comandar a sua própria vida e poderem ser felizes. Outros desejam ser empregados para ter a certeza do salário no final do mês e, assim, poderem ser felizes.
Outros, ainda, desejam trabalhar por comissão, assegurando que o seu esforço se transforme em melhor remuneração e assim serem felizes.
É uma busca infinita. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão. Nunca o fruto está maduro. Nunca o carinho recebido é suficiente.
Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos.
Mas, há uma forma melhor de viver! A partir do momento em que decidimos ser felizes, nossa busca da felicidade chegou ao fim.
É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira, naquela pessoa.
E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte.
Sempre que dependemos de fatores externos para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não se encontra nas coisas exteriores.
A felicidade consiste na satisfação com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer o homem sábio feliz, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaz a um inconformado.
As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos algo a fazer, alguém para amar, alguma coisa para esperar, seremos felizes.
Tenhamos certeza: a única fonte de felicidade está dentro de nós, e deve ser repartida. Repartir nossas alegrias é como espalhar perfume sobre os outros; sempre algumas gotas acabam caindo sobre nós mesmos.
Na incerteza do amanhã aproveite hoje para ser feliz.
Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa a atmosfera. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houve flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração. Se tiver amigos, aproveite para bater um papo, troque idéias e seja feliz com a felicidade deles. Se não tiver amigos, aproveite para conquistar ao menos um.
Aproveite o dia de hoje para ser feliz!

14 comentários:

Isa Martins disse...

Oi amiga, ótimo texto! Eu realmente tenho pensado bastante no fato de que para sermos felizes temos que aceitar as coisas como elas são.
Se lutarmos, contra, ficarmos inconformados, jamais encontraremos a felicidade
Beijos em seu coração!

Silvia disse...

Oi, Maria José
Muitas vezes temos tudo para sermos felizes mas não enxergamos a realidade. Precisamos querer a felicidade!
Bom final de semana.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Ñ EXISTE FELICIDADE O TEMPO TODO,EXISTE SIM MOMENTOS FELIZES POR ISSO APROVEITO CADA SEGUNDO DESSES MOMENTOS!
BOA NOITE!
BEIJO

Jorge disse...

Maria José,
a felicidade está em nós mesmos. Na nossa vivência com o deus interno. Exteriorizando esta potência que somos, estaremos irradiando felicidade. Mas sempre começa em nós.

Anjo amiga, beijo no coraç~çao!!!
Um ótimo fim de semana!!

Cris Tarcia disse...

Lindo texto, o importante é viver cada momento, momento presente, momento maravilhoso

Beijos

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Estar em estado de graça! Ou de agradecimento! É a mesma coisa. Quando estamos agradecidos, tudo que se nos apresenta é bom, colorido, gostoso. Cada oportunidade é uma bênção velada. Cada sorriso, um encanto. Passamos a ser presenteados por tudo que nos acontece e cada minuto é valorizado.
Bjs, Maria José.

Anônimo disse...

Na incerteza do amanhã aproveite hoje para ser feliz.
Se chover, seja feliz com a chuva que molha os campos, varre as ruas e limpa a atmosfera. Se fizer sol, aproveite o calor. Se houve flores em seu jardim, aproveite o perfume. Se tudo estiver seco, aproveite para colocar as mãos na terra, plantar sementes e aguardar a floração. Se tiver amigos, aproveite para bater um papo, troque idéias e seja feliz com a felicidade deles. Se não tiver amigos, aproveite para conquistar ao menos um."

oI Maria José,

Um conselho tão simples e que faria tanta diferença em nossas vidas. Por que não o seguimos? Não me entendo.

bjs e ótimo fim de semana
Adriana

Unknown disse...

Minha querida amiga!

Saber que a felicidade está bem guardadinha dentro de cada um de nós, somente esperando para ser encontrada no momento adequado...
Lindo texto, querida amiga!
Andei afastada por problemas técnicos (risos) mas já estou de volta!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Aparecida Miriam disse...

Isso é ser humano! Nunca satisfeito com os momentos que a vida oferece(rsrs) E vamos saber enxergar a doçura e o aprendizado que cada momento nos traz!
Bj

angela disse...

Temos que valorizar aquilo que temos antes de sair buscando outras coisas.
beijos

Dino Calei disse...

sabes que isto é um bem o valor que a jente da.

ValériaC disse...

Lindo texto amiga...tudo o que exterior a nós, faz parte, mas buscar neles a felicidade é uma grande ilusão... a felicidade está dentro de nós...sempre...nos cabe aprender a dar valor...dar sabor...a perfumar tudo...o que nos rodeia...desde as mínimas coisas, para nos sentirmos felizes...

Lindo final de semana amiga!
Beijos
Valéria

Bloguinho da Zizi disse...

Querida Maria José
Tenho ouvido de algumas pessoas a seguinte frase:
Eu era feliz e não sabia.
Nos perdemos em tantos "querer", "ter", e esquecemos que SOMOS.
Um grande beijo

Fada Arte e Magia disse...

Maravilhoso texto sobre a felicidade! Compartilhei com meus amigos.

Fada Fadul