Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

CAMINHOS


Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente. Em cada situação há sempre uma opção de estrada.
Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir.
Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa.
Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direções diferentes. E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis.
Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, caminho.
O importante é não parar. Li uma vez que “água estagnada apodrece” e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida...
Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária.
E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho.
Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos felicidade.
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. (Jesus Cristo)

12 comentários:

Vila das Amigas disse...

Oi Amiga,
Lindo texto, como todos que voce escolhe. Um beijo, fique com Deus.

AugustoCrowley disse...

E isso ai, caminho, verdade e vida, Graças a Deus!

ONG ALERTA disse...

A vida não tem receita...precisamos fazer cada caminho para aprender que nem sempre será fácil continuar, paz.
As estradas saõ para serem seguidas...viva...
Beijo Lisette.

momentobrasilcom.com disse...

Maria José: O livre arbítrio nos dá a condição de escolhas. O AMAR ou ter AMIZADES, nada tem a ver com o coração. E sim com a MENTE. Qdo algo MASSAGEIA nosso EGO, fazemos amigos. Qdo a massagem é mais ampla, AMAMOS. Em sentido contrario: ANTIPATIZAMOS. Os rios, sempre correm na msm direção: o MAR. Ou seja: para o GRAN FINALE. Abrçs. Roy Lacerda.

✿ Regiane ✿ disse...

A vida é o maior bem que recebemos do Pai.
Temos que viver da melhor maneira possivel, fazendo sempre o bem.
Linda postagem.
Tenha uma semana iluminada.
Com carinho, Lady.
Beijo na alma

angela disse...

A gente não escolhe mesmo quem vai amar.
beijos

Jorge disse...

Maria José

vivemos de escolhas. Mesmo de braços cruzados, já fizermos a escola. Seguir caminhos tortuosos, que também é uma escolha, às vezes se faz necessário para aprendermos a valorizar o tempo e a paz interior que comumente deixamos de lado.

Anjo Bom, tenha uma excelente semana!!
beijo!

♪ Sil disse...

Maria José, minha querida.
Realmente não devemos parar mesmo.
A agua estagnada apodrece com certeza.
Que texto lindoooooooo minha amiga, me fez pensar tanto.
Um abraço grande!

SolBarreto disse...

A vida é sempre feita de escolhas...e acredito que quando alguem para de avançar por medo, por receio de errar, faz com que as outras pessoas, a vida tome decisoes que acabam por te afetar, decisoes que nem sempre e a que queremos...entao concordo contigo...independente de qualquer coisa, temos e devemos seguir com nossas vidas e toma nossas decisoes
Bj e uma boa semana pra ti!

Mariana disse...

Tem razão o texto, a vida não para, e se a gente parar, perdemos nós. tempo ,força e sabedoria...
Lindo texto como sempre.

ValériaC disse...

Amiga, excelente texto...
É uma grande verdade...somos responsáveis absolutos por todas as nossas escolhas, em tudo na vida...
Mas isso também é um grande poder...escolhermos o que queremos...e apesar de toda escolha gerar um resultado e seja ele qual for, sempre estaremos aprendendo com a Vida, que não deixa ninguém ficar estacionado.

Um semana doce e feliz pra ti amiga...
Beijos
Valéria

★Isa Mar disse...

Adorei essa parte:Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direção, regando flores que nascem do lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida...
Minha paixão pela poesia como sempre rsss
Beijos em seu coração Maria Josè... e em todos os seguidores desse lindo blog!
Namastê!