Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A PERDA DA ALMA


Um dos gritos modernos mais importantes em favor do homem é o de Julia Kristeva, uma das mais brilhantes e respeitadas intelectuais da atualidade.
A psicanalista búlgara, professora da Sorbonne, constata que o homem moderno está perdendo a sua alma, mas não se dá conta disso.
A princípio, quem estiver lendo pode achar que essa perda é um desencontro com Deus, um abandono do espírito e horrorizar-se.
Não, nada a ver.
Não dizem que tal cantor fez o show com a alma? Que a atriz interpretou colocando sua alma no palco?
Na nossa alma estão as emoções mais puras, a intuição, os sonhos, o sentido (além dos sentidos), o talento virgem, a pujança dos sentimentos.
A habilidade de amar, por exemplo, é um grande sinal anímico.
Ou alguém é capaz de amar, de amar mesmo, sem que seja através da alma?
Pode-se ter simpatia, carinho, atenção, atração física, até um certo envolvimento gostoso, mas amor é alma e fim de papo.
Mas por que essa fabulosa mulher clama que estamos perdendo a nossa alma?
O faz através desta instigante questão: ‘‘Confrontada aos antidepressivos e ansiolíticos, à aeróbica, ao utilitarismo social, à Sociedade do Espetáculo, ao poderio econômico, ao massacre da mídia e à absoluta futilidade, a alma ainda existe ?’’
Justamente na medida em que banalizamos esta vida a um ponto inacreditável, tornando-a um instrumento, um objeto, quase um eletrodoméstico que trabalha ininterruptamente em favor de um resultado ou daquilo que se espera dele por parte de quem o manuseia constantemente.
Banalizar é colocar-se por inteiro no padrão externo, nada deixando resguardado.
Gostaria muito que vocês se lembrassem deste apelo: não podemos passar a existência no desperdício único da prestação de serviços!
Como isso é sério gente!
Fundamental para o resguardo da nossa alma é a consciência de que uma parte de nós não entra no mundo.
Ou seja, há uma parte sua que não é casada com ninguém, que nunca teve filhos, que não é profissional de nada, brasileiro, paulista, membro desta ou daquela entidade.
Uma parte saudavelmente intacta.... Aí vive a nossa alma.
Fica então um pedido : Dê 80% de você para o mundo e para os outros, mas guarde 20%, por favor.
É por esse percentual que circulam os seus sonhos, a chance de renovação, a transformação, a criatividade, a possibilidade de mudar, renovar, re-significar.
Mesmo que isso custe o chamado de ‘‘egoísta’’ por parte dos outros, ainda que todos os elogios que lhe façam estejam apenas nos 80%.
Tenha a certeza de que os 20% guardados não farão a menor falta para os outros, mas, para você, são fundamentais.
Para que não descubra tarde demais que nada fez por si mesmo, para o derramar-se no inédito e não cair na massificação total, no desconstruir-se em nome do nada, para ter o que entregar ao espírito, o correspondente da alma num outro plano, quando surgir a pergunta... "O que fizeste por ti ?".
Enviado por Rosani do Blog “Fragmentos de uma alma perfumada” (http://rosani22.blogspot.com/)

25 comentários:

Maria Luiza Ramos disse...

Num texto difícil e sofrido para mim, teu comentário foi uma luz, um sinal de que eu não estava sozinha. Muito obrigada!
Volte sempre amiga!
E parabéns pelo lindo blog!

HELENA AFONSO disse...

Par minm é isso mesmo A ALMA É A RAZÃO DO EXISTIR.....por pensar demais assim às vezes sou apelidada de demasiado independente,egoísta,individualista, porque olho demasiado para dentro....realmente no mundo em que vivemos para a maioria da gente a alma não tem lugar....É UMA PENA, porque assim a existência deixa também de ter lugar,
HELENA

aapayés disse...

Un abrazo querida amiga.. me encantan siempre tus escritos..

Un abrazo
Saludos fraternos..

Simone Anjos disse...

Olá Maria José,
Excelente texto! A perda da alma se dá quando deixamos de ser nós mesmos, deixamos de ser verdadeiros e passamos a buscar a futilidade, a beleza a qualquer preço, as relações superficiais, a imitação. Passamos a viver como “andróides programados” sem colocarmos a nossa energia, paixão e alma nas tarefas que nos propomos a fazer como as relações familiares, nas amizades, no nosso trabalho, na vida.
Beijos na alma,

angela disse...

O amor é o tema e muito tem que se falar dele e de suas expressões, aí quem sabe teremos algum futuro melhor.
beijos

Graça Tristão disse...

AMIGA MARIA JOSÉ... HOJE DE MANHÃ FIQUEI APROXIMADAMENTE UMAS 4 HS EM SEU BLOG LENDO... E ME AJUDOU MUITO... ESTAVA CARECENDO DE CONSELHOS E SEUS BELOS TEXTOS TEM TUDO QUE PRECISAMOS!
COLOQUEI 2 POETRIX NO "CADERNO ARTEIRO" COM IMAGENS DAQUI DE SEU BLOG E ME INSPIREI NO QUE LI... QUANDO PUDER PASSA LÁ PARA LER!
GRATA PELAS VISITAS E COMENTÁRIO.
PAZ E LUZ EM SEU CORAÇÃO...
BJS
GRAÇA

josé roberto balestra disse...

Maria José, me desculpe, não quero ser pretencioso, mas venho pensando nesse exato modo há muitos anos. Nunca confrontei minh'alma com nada disso que o texto aí diz. Sempre zelei dela com muito mais atenção que a qualquer coisa deste Plano. Seja filho, família, coisas materiais, etc. Olha, a cada composição que escrevo ao violão, a cada crônica que me vem, ou a cada um dos três livros que venho garatujando há anos, em tudo o combustível é minha alma. Depois disso é que vem o advogado que há vinte anos me fez morada titular. Mas leia esse "titular" em verdade deve ser lido "susbtituto", porque, por exemplo, deixei de advogar na área de família na medida em que meu sofrimento pessoal com as discussões, as partilhas de misérias, a lida com lado mais triste duma alma em revolta, não valia nem vale qualquer honorário... Aos doze anos senti o que é viver com alma... de lá pra cá muita ponte sobre água turbulenta já pisei, algumas trincaram muito, mas não me arredei nem me afastarei dessa coisa maravilhosa que o Creador me deu quando vim: minha alma! abs

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Alma para mim significa a vida.
Bjs, minha amiga!

Anônimo disse...

Maria José, que lindo texto, como sempre.
Todos nós possuímos alma, para que seja lapidada em sintonia com o Criador e tudo mais ao nosso redor, para que a vida tenha mais sentido.

Beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigado por sua mensagem!

Você
tem idéia do quanto fiquei
feliz ao receber a sua mensagem ontem?

Saiba que você é uma pessoa que
admiro muito, alguém realmente especial,
e receber esta surpresa fez o
meu dia muito melhor.

A vida fica realmente iluminada
quando se tem amigos como você.
Tenha um dia feliz!

beijooo.

Elizabeth disse...

Oi Amiga,
Se o ser humano parasse um momento para refletir nas sábias palavras do Mestre ´´Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida``, não se perderia nesse labirinto de complicações.
Tenha um dia iluminado.

Teresa Cristina disse...

Bom dia!!
Se tds realmente se conhecessem teriam não só a dimensão da sua dor mas tbém a da capacidade de autocurar-se.
Td de bom pra ti
bjs

Maysha disse...

Belo texto, amiga. A perda da alma dá-se quando vivemos fora de nós mesmos, do nosso interior, Quando só valorizamos futilidades e não damos valor à própria vida.
Beijo

Jorge Nectan disse...

Maria José,
É um apelo prfundo. Ela tem clara percepção do aminho que estamos seguindo. Encontrar-se no mundo pode ser a perdição da alma.
Neste escrito, sinto a tristeza da autora quanto ao homem e o que ele está valorizando.
Uma alerta mesmo!!! É para se refletir a própria vida!
Anjo bom, obrigado por mais este belo texto.
Um beijo, com carinho,
Jorge

Graça Tristão disse...

AMIGA MARIA JOSÉ QUANDO PUDER PASSA NO "NATUREZA QUEM AMA CUIDA"... TEM SELINHO "AMIGAS PODEROSAS"... TE ESPERO!
PAZ E LUZ EM SEU CORAÇÃO...
GRAÇA

meus instantes e momentos disse...

amores e pontos de vista....
Gosto do teu blog....
Maurizio

Cris Tarcia disse...

Olá, texto maravilhoso, hoje em dia estou aprendendo a escutar minha alma, o que a faz brilhar, são coisas e momentos simples mas que me dá energia e vontade de viver.

Um grande abraço

Adelia Ester disse...

Maria José, minha querida amiga, eis-me de volta aqui! Sinto na atualidade, muito forte, este distanciamento da alma num grande número de pessoas. A maioria encontra-se: aturdida, desenfreada, à mercê de tudo, exceto da própria alma. Este estado é alarmante, pois desta maneira cada vez menos temos sentimentos genuínos atuantes e em busca da essência. Este distanciamento, provoca um nível de despersonalização, banalização que por sua vez produz o caos em que vive nossa atual civilização. Beijos.

Porque morrem as palavras? disse...

Bom... De que matéria é a alma?
Estou a ser materialista, mas vivemos numa sociedade que só entende o palpável!
Como diz a amiga a alma é o pneuma,o sopro vital que nos faz acreditar na vida e Vivê-la.
Precisamos de almas como a sua para exprimir palavras tão sábias.

alegria de viver disse...

Olá querida
Obrigada pelas belas palavras.
Sem alma não existimos, muito lindo este texto, com alma temos a alegria de viver.

Graça Pereira disse...

Amor é alma...completamente de acordo! E quando esta não entra na relação, pode ser tudo menos amor! Lindo este texto!
Um beijo amigo e boa semana
Graça

GENINHA disse...

Verdade pura e simples, minha amiga brasileira !

No ritmo alucinante do dia-a-dia de muitos de nós, não pensamos em tal.
Também já tive a "alma perdida", por motivos de trabalho, pura ambição de chegar mais além. Chegando quase mais além, o tapete me foi tirado debaixo dos pés, e "perdi" o que considerava ter como garantido e não soube entender o porquê desta reviravolta, pois a minha ambição não incluía tirar algo dos outros ou fazer mal a alguém. Talvez a resposta esteja nas vidas passadas, não sei. Mas sei agora que na realidade não perdi nada, somente fiquei com o que me era essencial - e tive a estranha sensação de leveza interior, quando se "perde" algo e os amigos que se pensava ter...
Hoje, a vida gira com os seus altos e baixos, mas permanece um cantinho em mim somente para mim, talvez não de 20% mas de 10% pelo menos.

Um beijinho do
Algarve / Portugal
Bom fim-de-semana !

Anônimo disse...

Good way of describing, and good post to get facts concerning my presentation focus, which i am going to deliver in college.


Also visit my web-site: how to get rid of bad house odors

Anônimo disse...

There are researches that show a direct connection between weight
loss and sleep. Well for the first few days your body is going through a detoxify
period, of where it is stunned that you have
changed what you are eating. Lunch: One slice of toast, half a cup
of tuna and black tea or coffee.

Also visit my page - best weight loss diets

Unknown disse...

Caí nesse site meio sem querer, fiz uma pesquisa no google só para ver o que apareceria porque percebi que tinha perdido minha alma pelo caminho da vida, ou seja, perdi o tesão, fiquei broxa, não porque não fique de pau duro, acho que fica ainda, mas não faz diferença, o sexo vai envolver trabalho, canseira, suor, sedução, é sujo melecado, obrigado -desalmados não precisam mais disso - o que falta é desejo, vontade, tesão...enfim, ALMA. Essa foi a penosa constatação, sim penosa, não é por ter perdido a alma, que o coração foi junto, tá lá batendo, o que acho que me aproximaria de algum animal, talvez, ( devo estar passando tempo demais com meus cachorros) ainda sinto compaixão, empatia, o coração ainda dói, mas a sensação está próxima de ser um vampiro, ou qualquer outro monstro.