Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

NINGUÉM É INDISPENSÁVEL


É certo que ninguém é indispensável na vida. Através da história vemos quantos atravessaram, partiram, alguns deixaram grandes marcas, outros apenas simples pisadas, mas toda a humanidade sobreviveu mesmo quando os grandes nomes partiram.
O fato de não sermos indispensáveis, porém, não implica não sermos necessários e importantes.
Uma gota de água é sempre uma gota de água a mais, uma pétala, um meio a mais para aumentar a beleza e formosura de uma flor.
Cada um é, na sua simplicidade, sua maneira grande ou pequena de contribuir com a história, um pedacinho de vida útil na construção do mundo.
Nosso corpo é, da cabeça aos pés, um todo formado de pequenas partes necessárias umas às outras.
Quantos de nós não evoluímos no trabalho simplesmente porque pensamos que o que fazemos não tem importância ou é menos importante que nosso vizinho, amigo ou chefe?
Ora, a importância de um trabalho, seja ele qual for, está no valor que damos a ele.

O mundo precisa de toda contribuição para continuar a caminhar. Além disso, nossa utilidade está não só no trabalho que produzimos, mas naquilo que podemos dar de nós, como seres humanos.
Jesus trabalhou como carpinteiro e certamente produziu coisas materiais, mas a herança que nos deixou na construção humana e espiritual é incomparável a qualquer coisa.
Toda profissão é bela, quer seja ela diplomada da universidade ou da vida. Toda função é importante para que o mundo possua significado. Toda pessoa é única e o espaço que ela ocupa é só dela. Toda pessoa tem de si a dar, sem se perder um milímetro nessa doação, muito pelo contrário.
Não... não somos em absoluto indispensáveis à vida, mas, definitivamente, somos imprescindíveis na história do mundo se soubermos dar de nós de maneira generosa e ilimitada.

2 comentários:

alegria de viver disse...

Olá querida
Amiga todos fazemos parte da mudança, essa que viemos fazer neste planeta em benefício proprio, e também a favor de um todo, por isso temos valor e deixamos nossa marca.
Com muito carinho BJS.

Unknown disse...

Linda Maria José,
Como sempre teus posts são incrivelmente lindos. Como não acessava minha conta desde o sábado por alguns imprevistos por aqui, hoj quando cheguei haviam 14 não lidos. Seria um pouco difícil para mim comentar em todos, assim que escolhi este por fazer-me lembrar de uma frase de Fernando Pessoa que li esta semana:

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". (Fernando Pessoa)

Se de fato não existem pessoas indispensáveis, há sim, pessoas incomparáveis, as quais passam a ser "quase indispensáveis" em nossas vidas!

Muitos beijos, flores e meus eternos sorrisos!