Páginas

sábado, 10 de outubro de 2009

O TEMPO


Há uma cerca no meio da vida. Uns pulam para o lado de lá, outros não. Uns conseguem transpô-la. Outros tentam, mas não são bem sucedidos. Ela é alta, muitas vezes de arame farpado. Se você atravessá-la, não terá como voltar.
Se você não tentar, não terá como saber o que tem do lado de lá. Você não terá como contar com ninguém nessa travessia, terá que fazê-la sozinho. Não haverá ninguém que lhe ajude nessa tarefa. Também não haverá quem lhe escore, caso caia.
Se você realmente conseguir atravessar essa cerca, nunca poderá contar a ninguém que ficou do lado de cá, como é o lado de lá, assim como quem está do lado de lá, também não tem como contar para alguém que está do lado de cá, como são as coisas por lá.
Você não tem como levar ninguém junto com você. Essa travessia é única, exclusiva de cada um. A decisão de atravessar também é só sua. O arrependimento ou a vitória de ter conseguido, também é só seu. O momento dessa decisão é importante. É agora, ou nunca.

Você tem um prazo para tomar essa atitude, não o deixa expirar. Se você não atravessar essa cerca, o próprio tempo poderá lhe mostrar que o lado de lá valia a pena. Caso você tome essa atitude antes do tempo, ele também lhe mostrará que não era o momento certo.
Se você tomar a iniciativa depois do tempo, não será mais possível essa travessia.
O tempo tem seu próprio tempo. Você terá sempre que sintonizar o seu tempo ao tempo do tempo. Ele não dá trégua, ele não se atrasa, nem se adianta. Ele não volta atrás, nem pula etapas.
Essa é a única coisa na vida da qual somos realmente escravos... o tempo. Não adianta correr atrás dele, nem é possível adiantar-se a ele. Também não espere por ele sentado. Caminhe com ele, lado a lado.
Na maratona entre você e o tempo, o vencedor é aquele que consegue largar junto dele e cruzar a reta de chegada no mesmo milésimo de segundo que ele.
Atravessando a cerca ou não, que seja no tempo certo e principalmente se ele lhe mostrar que a travessia se faz realmente necessária.
Dê tempo ao tempo, espere o seu tempo e acompanhe o tempo.
Nada chega antes do tempo, nada se vai depois do tempo.
Nada se transforma sem que o tempo permita e nada morre sem que ele autorize.
Obedeça ao tempo, não tente atravessar a cerca se não tiver a certeza que deve fazer isso e se tiver que fazê-lo, não o faça, nem antes, nem depois do tempo.

20 comentários:

Sidney disse...

Boa Noite Maria José, lindo muito lindo, abraço.

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu visiting your blog

Rosângela Cunha disse...

"Só quem salta inteiro no azul
profundo da vida, é quem sabe
viver de verdade". Edson Marques

Falou e disse!

Beijos, exelente feriado!

adriana disse...

Perfeito!

angela disse...

Bonito texto, tem coisas que precisam ser feitas e nem sempre se nos apresentam claras.
beijos

Gianete Pereira disse...

Textos como este são edificantes e eleva nossos pensamentos numa reflexão profunda. É bom aproveitar esse momento de leitura para nos ligarmos ao Supremo Arquiteto do Universo para que possamos cumprir bem nossa missão aqui. Abraços!

ONG ALERTA disse...

Realmente a travessia é de cada um... aprendemos que mesmo com arame farpado a vida segue, mesmo com tombos a vida continua...então precisamos seguir nosso caminho com força e luz, paz.

Norma Villares disse...

Tem selinhos pra vc. Abraços

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Maria José,linda metáfora! Para que lado iremos sempre, dependerá unicamente de nós mesmos. E de escolha em escolha encaminhamos nosso percurso pela Vida. Hoje, finalmente, consegui deixar comentário, o que não foi possível anteriormente. Passo todos os dias por aqui, pois este cantinho é muito gostoso. Beijos.

Marcos Takata disse...

O tempo é o 'Aqui e Agora'. Bj

Jorge Nectan disse...

Maria José,
o tempo é amigo ou adversário dependendo de cada um.
Valorizar o tempo é aproveitar sua caminhada, é atravessar o espaço ganhando tempo.

Maria Jo´se, um beijo em teu coração,

Uman

O Profeta disse...

A meiguice dos teus olhos
Enternece a alma mais dura
Sei-te em cada batida de coração
Na verdade da água pura

A verdade da terra
De verdadeira verdade se veste a tua alma nua
O mundo conhece teus passos
O teu destino impresso nas pedras de uma rua

Mágico beijo

♥ ♥ Eu disse...

A travessia é de cada um e saber a melhor maneira de transpô-la cabe tb a cada ser humano aprender a se conhecer.

bjos linda semana prá vc!

ONG ALERTA disse...

Obrigada pelo seu carinho nossa estada nesta vide é uma missão...dias mais fáceis outros mais difíceis enfim aprendendo sempre, bjbjbj paz.

Anônimo disse...

A linha está traçada, ou o fio ou o arame como queiramos, depende de cada um segui-la sempre em linha recta, se cairmos só nos resta ter forças para nos erguermos novamente e assim é esta vida. Bjo.

Anônimo disse...

AutoSurf Gr�tis

Ganhe visitas para seu site simplesmente visitando outros sites através desta incrível ferramenta que não necessita de cadastro,
Você ganha créditos a cada site visitado e também clicando em nossos anunciantes que esta acima
veja no blog das noticia amiga

Não Perca Tempo faça um Auto Surf

http://projetokaratenaescola.spaces.live.com/

Bom Feriado

meus instantes e momentos disse...

ótimo post.
Qts e qts cercas, precisamos transpor...
Muito bom teu texto, muito bom pra pensar.Refletir.
Maurizio

Unknown disse...

Mas... e o que seriam de nossas vidas, nao fossem estas cercas que as dividem? Seriam o tedio, o nada, o vazio, a sensacao de inutilidade e falta de objetivos na vida...
Que esta semana que se inicia seja simplesmente linda...

Beijos, flores e muitos sorrisos!

Jorge disse...

O tempo é o nosso juiz, pois está intimamente ligado à nossa consciência.
O importante é valorizarmos o tempo vivenciando o momento agora mesmo porque o nosso futuro é um sucessivo agora. A vida é feita de risco e a cerca aí está para nos desafiar a transpô-la e encarar a vida nos outros lados da cerca. E quem prefere ficar no mesmo lado da cerca é uma escolha também. Apenas que se questiona se valerá a pena.

Maria Jo´se, tenha uma semana repleta de luz e alegria e um beijo bem doce neste teu doce coração,

Jorge

Danilo disse...

Ola Maria!

Outro dia vi o link do seu blog e vim conhecer. Parabéns pelo excelente trabalho virtual. Hoje me tornei seu seguidor. Aproveitando, quero convidar-lhe para conhecer o Genizah um blog de apologética cristã, notícias e humor. Contamos com um time de editores e colaboradores diversificado e inteligente.

Esperamos você por lá e, se gostar, acompanha a gente!

Um abração, do seu mais novo leitor,

Danilo Fernandes

www.genizahvirtual.com