Páginas

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A AMBIÇÃO




A palavra em si já tem uma conotação negativa. Quando pensamos em uma pessoa ambiciosa, temos a imagem de alguém que só pensa nos bens materiais e faria de tudo para alcançá-los. Isso por que já pensamos na palavra no seu extremo.
Ora, todos os extremos são perigosos. Mesmo o amor ao extremo é perigoso. Nunca se ouviu falar em pessoas que dizem matar por amor?
As pessoas precisam e devem ter um pouco de ambição para temperar a existência. Aquela pitadinha de sal que vai deixar o bolo com gosto perfeito é bem necessária na vida. Elas precisam encontrar uma motivação para construir alguma por elas mesmas e para seu viver. Quem não mira nada, não acerta em nada. É preciso se ter objetivos, olhar pra frente, ver alguma coisa e se prometer alcançá-la.
O mundo nos deixa cômodos muitas vezes. Acomodados. Esperamos que as coisas aconteçam e reclamamos que nada acontece. Culpa de quem? De nós. E frequentemente parte de responsabilidade cabe aqueles que nos carregam sempre no colo, sem permitir que tenhamos a oportunidade de andar sozinhos. Apoio demasiado pode deixar pessoas preguiçosas.
Muitos pais cometem esse erro. Querem proteger os filhos, dar a eles tudo o que não tiveram, embalam tudo em papel de presente e oferecem. Criam, dessa forma, seres dependentes, sem ambição, sem motivação. Elas têm tudo de material, mas são vazias de auto satisfação, pois nunca construíram.
Ninguém vai adiante se não almeja algo e não planeja. Pessoas assim vivem estacadas na vida, envelhecendo sem sair do lugar. Quem deseja ardentemente alguma coisa e planeja conquistá-la torna suas horas presentes mais ricas e intensas. Cheias de imaginação. Mais verdadeiras.
Se você trabalha há anos numa mesma empresa, no mesmo cargo e se sente feliz e realizado, ótimo! Mas se você nunca saiu do lugar e vive reclamando, digo que se está assim a culpa é sua, pois não mirou mais além. E não me fale em oportunidades, pois essas a gente cria também. O mundo não é pai e mãe generosos e não nos traz tudo em cima de uma bandeja. Devemos ser nós a ir em busca do que precisamos. Arregaçar as mangas e partir pra luta.
Seja ambicioso de felicidade! E de contentamento! E de realizações! De ser alguém, talvez não exatamente grande, mas saciado da vida! Não espere que o carreguem, use suas pernas e mesmo se essas não mais caminham, você ainda tem uma cabeça que pode te levar muito longe, tão longe quanto seu coração alcançar.

Um comentário:

Bell disse...

Não é ruim ter ambição, ruim é vc fazer qualquer coisa para ter algo.
Mas nós temos que sonhar sim com o que almejamos, e lutarmos para conseguirmos de forma honesta.

bjokas =)