Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

ISSO DE AMIZADE



Ah! Esse fenômeno instigante, o das amizades que se mantém independentes da convivência. Será amizade? Será saudade comum dos anos vividos em amizade? Será saudade dos anos felizes ou uma afinidade que se espraia no tempo? Não sei responder.
Sei que com algumas pessoas (poucas) há uma insistência teimosa em desejar ver, trocar ideias e experiências, creio, pela certeza da reciprocidade e do “ser aceito”.
Sim, talvez a certeza de ser aceito, uma das maiores possibilidades humanas neste mundo de incompreensões. Talvez seja a necessidade da existência de certeza prévia de acolhimento ao que somos, como somos e ao que pensamos, o fermento da amizade.
O mistério da amizade talvez resida no alívio que traz a existência de alguém que nos acolha. Digo acolha e, não recolha – aí já seria dependência de um lado e paternalismo do outro. Acolher significa receber de bom grado, previamente, sem julgamentos ou resistências. É molesto o fato de que os seres humanos vivam a julgar e que suas opiniões prévias interponham barreiras na comunicação, tornando-a difícil.
O mistério da afinidade consiste na inexistência das resistências ao outro, mesmo quando haja discordância. Isso não deriva apenas de afeto. Quantas vezes há afeto entre as pessoas sem, porém, a aceitação natural, espontânea e prévia?
Verifique se nas amizades tidas e vividas ao longo da vida, o que delas restou. Haverá muita vivência, boa e má. Raramente, porém, restará a amizade. Com os anos, vão se tornando escassas as amizades que atravessaram o terreno íntimo que lhes é próprio sem arranhões e sem mágoas, restando, como fruto, após grandes experiências humanas e existenciais, apenas (e já é tanto...) a amizade.
Amizade é o que resta da amizade. Se o que resta de uma amizade é amizade, então amizade é. Da verdadeira!

4 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

De todas as formas
de amor,
é a amizade
a mais perfeita.
Resiste ao tempo.
Não se fundamenta no desejo.
Não se inspira na beleza física.
Amizade é um tipo
de milagre,
que transforma
para sempre a vida.

Desejo aos que amo, não bens materiais,
mas alegria...
A mais plena alegria...

Cidinha disse...

Olá, amiga. Belissimo texto!! Acredito pela vivência e experiência possivel! Isso sim é amizade... que resiste ao tempo. A afinidade permanece para sempre! Desejo uma linda semana para vc e todo carinho. Obrigada! Adorei a visita. Bjos!

Maria disse...

Complicada esta coisa da amizade..há umas que resistem ao tempo..estão sempre no mesmo ponto em cada reencontro...outras não desgastam-se rapidamente e desaparecem quase sem deixar marcas...talvez nunca tivessem sido amizades!!!!
beijinhos
Maria

Guaraciaba Perides disse...

A amizade chega a ser mais resistente do que o amor...não pede nada em troca , não se impõe e não perde qualidade ao longo do tempo.Na verdade, nem precisa da presença contínua e quando se encontram os amigos continuam a conversa de onde ela parou. é verdadeira e existe!
um abraço