Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CRENÇA NA POESIA



O amor é a única poesia que existe. Todas as outras poesias são apenas um reflexo dele. A poesia pode estar no som, pode estar na pedra, pode estar na arquitetura, mas basicamente esses são todos reflexos do amor, captados em diferentes veículos.
Mas a alma da poesia é o amor, e aqueles que vivem o amor são os poetas reais. Eles podem nunca escrever poemas, podem nunca compor uma música, podem nunca fazer algo que normalmente as pessoas consideram como arte, mas aqueles que vivem o amor, que amam completa e totalmente, esses são os poetas reais.
A religião é verdadeira se ela criar o poeta em você. Se ela matar o poeta e criar o pretenso santo, ela não é religião: é patologia, um tipo de neurose vestida com termos religiosos.
A verdadeira religião sempre libera a poesia, o amor, a arte, a criatividade em você, ela o deixa mais sensível. Você pulsa mais, seu coração tem uma nova batida, sua vida não é mais um fenômeno monótono e trivial. Ela é uma constante surpresa, cada momento abre novos mistérios.
A vida é um tesouro inesgotável, mas somente o coração do poeta pode conhecê-la. Não acredito em filosofia, não acredito em teologia, mas acredito na poesia.

7 comentários:

sonia disse...

Até porque religião vem de "religare", religar com o infinito e com o etéreo.
Obrigada pela visita!
Grande abraço!
Sonia

Anônimo disse...

Como decía Rabindranath Tagore:
"La poesía es el eco de la melodía del universo en el corazón de los humanos".
Para mi la Poesía es lo máximo.
Un abrazo.

Rafinha W disse...

Que lindo o texto. Sem amor nada existe.
Abraços

Débora disse...

Amei o texto :)
É isso aí, o Amor é TUDO.
Beijo meu.
Angel.

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Maria José, excelente texto....
"O amor e a verdade estão unidos entre si, como as faces de uma moeda. É impossível separá-los. São as forças mais abstratas e mais poderosas desse mundo."
(Mahatma Gandhi)
Passe no meu blog que tem lá um Prémio....
Cumprimentos

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:

O AMOR é a essencia de tudo!
" aqueles que vivem o amor, que amam completa e totalmente, esses são os poetas reais". Que o digam uma mineirinha E um bruxinho. Bjs. Roy Lacerda.

Marites Rehermann disse...

Adorei o texto, uma bela reflexão!!
O amor está acima de tudo, de poesia e de religião!

Beijinhos!!♥