Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

É PRECISO SABER DIZER ADEUS



Há coisas que ninguém nos ensina; há coisas que nunca queremos aprender.
Recebemos de bom ou mau grado o que a vida nos impõe e depois nos apegamos a essas coisas, pessoas ou sentimentos como se para existirmos precisássemos deles.
Dizer adeus é como deixar um pedaço de si e se impedir de olhar pra trás.
Sim... confesso que é difícil dizer adeus, aquele sem retorno, às pessoas que amamos e aceitar isso como parte natural da vida.
É amargo aceitar o adeus dos sonhos, dos que começaram e jamais foram terminados.
Mas o que é incompreensível no ser humano é a rejeição do adeus total e definitivo às feridas e mágoas que consomem nossas entranhas.
É a dificuldade em livrar-se do passado, das manchas da alma, do que nos impede de ter uma vida normal e possivelmente feliz.
Há pessoas que guardam tudo e saem carregando nos ombros o que recolheram da vida. Isso faz com que caminhem com passos mais lentos, faz com que nunca cheguem a um lugar definido.
Para alcançarmos libertação e cura deveríamos possuir a arte de saber deixar definitivamente para trás o que nos impede de avançar.
Quem cultiva a dor, colhe a dor; quem cultiva ódio, colhe ódio; quem cultiva ressentimentos, colhe ressentimentos.
Se nosso coração é um jardim, devemos saber o que estamos plantando nele e o que estamos arrancando. Se com lágrimas regamos o mal que nos fizeram, com lágrimas colheremos o mal que nos fazemos a nós.
É preciso aprender a dizer adeus a todas as mágoas, custe o que custar, se quisermos alcançar a misericórdia prometida, a graça eterna... se quisermos ser, nem que seja um pouquinho, parecidos com Jesus.

4 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Maria José
Sabemos que não é nada fácil dizer adeus.
Mas o tempo é sábio e nos ajuda.
Tudo passa!

beijinhos

Unknown disse...

Felizes os que vivem a vida com total desprendimento.
Todos os seus textos são de profunda meditação.
Aquilo que temos foi-nos enmprestado poor um certo tempo.Nada é nosso.

Cecilia sfalsin disse...

Ei Maria,
Tudo bem amiga?

Dizer adeus aos sentimentos ruins as vezes é o mesmo que dar boas vindas ao recomeço de uma nova vida...

Beijinhos e ótima semana pra você

Cidinha disse...

Olá, Maria. Linda mensagem e reflexção. Saber dizer adeus é uma das provas mais difíceis que enfrentamos! Só o tempo nos faz aceitar o adeus. O fardo é grande demais! Más nada é nosso. Obrigada sempre pela carinhosa visita! Um ótimo e feliz dia dos namorados. Bjos.