Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SONHAR



Não me refiro apenas ao sonho que vem enquanto dormimos, aquele recurso do inconsciente para refazer energias, para consolar-nos em nossas irrealizações. Esse sonho é reconfortador, reconheço-o, e tem sua valia.
Se não sonhássemos enquanto dormíssemos, há muito que nossas energias psíquicas e mentais estariam consumidas e viveríamos praticamente em agonia, sob o peso enorme e insuportável de nossas frustrações. Desejo-te, assim, que tenhas essa espécie de sonho, o transporte ao paraíso e ao impossível enquanto estiveres dormindo.
Mas eu quero ir além... eu quero desejar-te mais: que sonhes de olhos abertos. Esse novo e definitivo tipo de quimera te fará ainda mais bem... que o conduzas em tuas próprias fantasias. O importante é que tenhas coragem sadia, o bom senso realista de sonhar.
Sonha, assim, com todas as forças de tua alma, com toda tua capacidade de construir um mundo novo, um mundo ideal em que se concretizem todos os teus anelos.
Sonha... Quem não se atreve a sonhar, não vive, deixa se viver apenas, é frágil barco ao sabor da corrente, é pluma ao sopro do vento. Sonha...
Nenhum grande construtor deixou de sonhar... Tudo aquilo que existe de grandioso, houve época em que foi firmado nas nuvens e existiu apenas na imaginação fértil de quem teve coragem de ter ideias.
O próprio Deus é um sonhador, se vale a comparação antropomórfica. Ele também sonhou com um mundo ideal, em que as criaturas se amassem umas às outras, assim como Ele as amou infinitamente.
Por isto sonha, sonha com alma, coração e espírito e sentimento. Quando estiveres prostrado sob o fardo da dor mais amarga e da decepção mais cruel, aí é chegado o momento de recorreres ao sonho.
Fantasia, imagina que o mal haverá de passar, que virá o tempo em que os pássaros cantarão novamente, as estrelas brilharão de novo, as pétalas terão o perfume mais uma vez...
Sonha com a sinceridade... dá realidade à tua fantasia... Acredita no teu interior, que a felicidade existe, que ventura acontece, que o amor vence tudo. Sonha isso com bravura e coragem. Povoa, porém, esse sonho legítimo e belo com ternura, com as tintas de um pintor inspirado e levado pela própria quimera.
Sonha com profundidade... atreve-te a construir uma vida nova, ousa sonhar e fazer castelos de areia ou de nuvens... o importante é que devaneies, que libertes de tudo que oprime, diminui ou é rasteiro.
Sonha com grandeza e sem limites. Quem não sonha e vê apenas o aspecto frio, existencial das coisas, vê unicamente o exterior...
Somente sonhando é que se pode sentir o calor de um coração, a vida de um pensamento, a doçura de um afeto. Sonhar é viver dentro da alma das coisas e das pessoas. Sonha, assim; busca no sonho aquilo que te falta e o que gostaria de dar, de transmitir e te sentes incapacitado ou inferiorizado de oferecer.
Só o sonho não sente a ação corrosiva do tempo. Por isso, se a vida te pesa dentro da alma, sonha que és jovem, que tens o direito de esperar, de aguardar e de confiar.
Quando te doer o fracasso, sonha que a vitória está à frente: assim não desanimarás no combate mais rude e não sucumbirás na luta mais cruel. Sonha que o perdão virá... Assim, o arrependimento não terá sentido e não será apenas um remorso que nada repara.
Sonha que a vida não para, que a vida continua... assim não temerá o próprio fim, nem terá receio da própria morte...
Sonha que a alegria coroará tudo, que após a tempestade virá a bonança... Assim, os raios trarão luz e não medo... e a noite será bem vinda, pois dentro dela e com ela é mais fácil continuar a sonhar.
Pinte a tela de tua fantasia com a cor de cada gota do arco-íris... Arremata a sua moldura com a poeira das estrelas. Sente que o beijo tem gosto que não envelhece e a alma tem carinhos que ainda precisam ser inventados para serem entendidos.
Se queres que a realidade não te abata e não te leve ao pesadelo constante de não poderes fantasiar, viva intimamente, mas intensamente, a beleza de não haver limites à tua frente e nem barreiras a teu redor.
Para isto abre os olhos e mergulha no infinito... Sonha, sonha tudo aquilo que jamais realizes, mas que a imaginação te trará dentro da música e da poesia... Sonha hoje e para sempre, mas sonha!

7 comentários:

Maria Adeladia disse...

Maria José, meus sonhos anseio que eles se realizem! Pois sinto que o momento têm que ser agora!

sonhos fazem parte da nossa vida desde a infância! É ele que nos mantém vivos e nos dar força para continuarmos as lutas.

Beijos, minha querida e uma boa semana.

Anônimo disse...

sonhar é preciso. sonhar é necessário. sonhos sao asas da alma. sem sonhos nao da pra ser feliz. otimo texto. abraços lamarque

Arte disse...

Lindo minha amiga!Os textos que aqui encontro são escolhidos com esmero para os nosso corações!Bjos!

Rô... disse...

oi minha amiga,

não sei viver um dia
sem sonhar,
os meus sonhos alimentam
a minha alma e me dão coragem e força...

lindo texto!!!

beijinhos

Unknown disse...

Eu pelo menos passo meus dias sonhando
a gente sonha com tudo que é belo
E esse seus sonhos são lindos
Abraços de bom dia minha querida
amiga bjussss Rita!!

Escritora de Artes disse...

Belo texto, sonhar é a parte mais gostosa da vida!

bjOS

Anônimo disse...

I've been browsing online more than 3 hours nowadays, yet I never discovered any fascinating article like yours. It is pretty value sufficient for me. In my view, if all site owners and bloggers made excellent content as you probably did, the net will probably be a lot more helpful than ever before.

My blog Static eliminator