Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A VIDA RETRIBUI E TRANSFERE





“A vida é como jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca “jogue uma bola na vida”, de forma que não esteja pronto para recebê-la. A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir.aquilo que nós lhe oferecemos.” (Albert Einstein)Quando eu falo em espiritualidade, não estou me referindo a nenhuma igreja, a nenhuma religião particular, embora respeite todas.
Refiro-me à espiritualidade como fazia Einstein, apontando para uma vivência cósmica, ou ainda Fritjof Capra, que denominou seu último livro de “Pertencendo ao Universo”
Espiritualidade é uma consciência não-dual, uma consciência de participação da parte no Todo, que na essência é o amor, e que na prática é a solidariedade.
Uma pessoa que despertou para essa dimensão espiritual é uma pessoa que não se vê separada do OUTRO, da Comunidade e do Universo.
Eu pergunto: Em sã consciência você colocaria fogo no seu corpo?
Se você se sente não-separado do outro, você jogaria fogo em alguém que está dormindo num banco?
E se você se sente não separado da natureza, você iria empestiá-la, destruir ecossistemas por uma neurose de.progresso compulsivo?
Agora, testemunhamos o lado sombrio dessa religião do progresso a qualquer custo, progresso à custa da hecatombe?
Você empestiaria a natureza se você não se sentisse não-separado dela?
Sem sombra de dúvida.
Nestes últimos séculos temos investido de forma unilateral no mundo da matéria, e os frutos são notáveis! Sintetizados na tecnociência maravilhosa que dispomos.
A grande tragédia, entretanto, é que não houve praticamente nenhum investimento significativo no mundo da subjetividade, da alma, da ética, da consciência, da essência.
O resultado encontra-se nos noticiários tristes e apocalípticos de cada dia.
Escaladas de violência, guerras infindáveis, a exclusão desumana.de uma maioria que morre de fome, extinção em massa de espécies. Rota da colisão do ser humano com a natureza, e todo tipo de aplicações tecnológicas irresponsáveis.
O investimento maciço na alma é a única estratégia que poderá viabilizar a perpetuação com qualidade e dignidade de nossa espécie.
Antigas e esquecidas lições. “De que serve o mundo inteiro se você perdeu a sua alma? ...se você se perdeu de si mesmo? ...se você esqueceu do Ser que lhe faz ser?”
Felizmente, crise é também oportunidade de.crescer e evoluir.
Gosto de confiar que o ser humano será a maior descoberta do Terceiro milênio
"A vida não dá nem empresta; não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir tudo aquilo que nós lhe oferecemos. "(Albert Einstein)Roberto Crema é Escritor e Vice-Reitor da Universidade Holística da Paz, Brasília, DF.Enviado por Jorge do blog
Nectan Reflexões e foi aqui postado, por ser pertinente à proposta do Arca.

6 comentários:

Ivana disse...

Oi Maria José
Sempre pensei assim, a natureza está apenas respondendo através de enchentes, maremotos, temporais, inundações, tsunamis. O homem provocou essas catástrofes, maltratando nosso planeta. A ganância do homem não tem limites. A natureza é DIVINA, sem ela não há vida, precisamos cuidar melhor do nosso planeta, porque o futuro das próximas gerações depende das nossas ações. Um abraço, boa noite.

Cidinha disse...

Olá amiga. Que lindo post! esse exemplo nos mostra a maravilha e grandeza da natureza que segue seu curso.Tudo que fazemos volta pra nós, pois é a lei do retorno. Que tenhamos conciência e respeito a natureza para vivermos em equilibrio. Bjos e todo carinho pra vc! Boa noite.

Graça Pereira disse...

Acredito que, realmente, a vida nos devolve aquilo que nela "colamos"!
Tento praticar este princípio mas, ás vezes, sem resultado, o que, na verdade, acontece poucas vezes!
Talvez precise de mais esforço...
Beijo
Graça

Luna Sanchez disse...

Também acredito que o que vemos são respostas, consequências do que fazemos.

=\

Um beijo.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Olá Maria, tua postagem só confirma o que penso, o que sinto, colhemos o que plantamos, ou a lei da ação e reação, mas o homem não aprende, éuma pena, beijos Luconi

ONG ALERTA disse...

Amiga um texto importante para a vida, beijo Lisette.