Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PRÊMIO E CASTIGO



Hoje o homem tem razões de sobra para crer que o universo, do qual fazemos parte, não se fez sozinho e nem foi fruto do acaso.
Sabe também, que não há efeito sem causa, e que o universo é um efeito que há de ter uma causa. E uma causa inteligente, pois tudo no universo se comporta de forma inteligente.
O homem sabe que existem bilhões de galáxias espalhadas pelo universo e que as leis que regem esse universo infinito são perfeitas.
A lógica nos leva a deduzir que acima de toda a criação, há de ter uma causa primária, uma inteligência suprema, criadora de todas essas maravilhas.
Chegaremos então à conclusão de que essa causa primária, essa inteligência suprema é o que chamamos de Deus. Ora, se fazemos parte desse universo, é lógico que também formos criados com uma finalidade útil.
Se buscarmos com sinceridade, encontraremos nos ensinamentos de Cristo, o espírito mais perfeito que a Terra conheceu, a prescrição de que devemos fazer o bem. Jesus resumiu toda a lei e os profetas na máxima: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.” Disse também que a cada um será dado segundo suas obras.
Pensando nessas verdades, logicamente deduziremos que não seremos premiados, nem castigados, mas obteremos o resultado dos nossos próprios atos.
Disso temos inúmeros exemplos no nosso cotidiano.
Se somos um aluno relapso, teremos a nota correspondente. Se não gostamos de trabalhar, receberemos o salário do ocioso. Se comemos ou bebemos demais, teremos distúrbios variados no organismos, e assim por diante.
No entanto, se é verdade que hoje temos a impressão de que recebemos um castigo que não fizemos por merecer, é que a causa da nossa desdita está oculta em existências anteriores, e o efeito chega agora no endereço certo.
Isso não é castigo, mas a oportunidade bendita que Deus nos oferece para corrigir o equívoco.
Também é verdade que temos momentos de felicidade. São os momentos que fizemos por merecer, ou que a misericórdia divina nos concede a fim de que possamos refazer as forças.
Dessa forma, podemos comparar a nossa existência a um jardim, que produzirá somente o que nele plantarmos, respeitando sempre a nossa livre vontade.
Assim, se de vez em quando encontrarmos um espinheiro plantado no meio do nosso jardim, arranquemos e plantemos em seu lugar a flor mais perfumada que conhecemos, porque, embora demore um pouco para florescer, no futuro teremos a flor.

10 comentários:

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:
"Assim, se de vez em quando encontrarmos um espinheiro plantado no meio do nosso jardim, arranquemos e plantemos em seu lugar a flor mais perfumada que conhecemos, porque, embora demore um pouco para florescer, no futuro teremos a flor".
A cada um segundo as suas obras.
DEUS PRINCIPIO INTELIGENTE; CAUSA SUPREMAS DE TODAS AS COISAS. Bjs. Roy Lacerda.

Unknown disse...

O homem só chega a essa conclusão através da fé. Humanamente arranjam muitas explicações.

Feminina e Vaidosa disse...

Adorei o texto hoje.
Essa semana ando bem triste.
Não sei o que faço, então durmo bastante com a esperança de acordar me sentindo melhor.
Beijos

Maria Adeladia disse...

Boa noite, querida Maria José!

Boa reflexão....recebermos segundo nossas obras!

Tento fazer o melhor que posso pelas pessoas que relaciono, e muitas vezes há decepções, porém, é bom fazermos pelo prazer de doar sempre! E nunca desejando retribuições, pois muitas vezes doamos abraços, beijos e recebemos em troca do outro, tapas...estresses....!

O que vale é a nossa consciência, e logo posteriormente possamos receber as vitórias!

Beijos, minha amiguinha do coração.
Fica com Deus sempre.

angela disse...

E que sejam muitas as suas flores perfumadas, tantas quantas as suas doces palavras.
beijos

Nação Esmaltada disse...

Bom poste flor, bem reflexivo!
adorei seu blog!
TÁ ROLANDO SORTEIO DE 10 ESMALTES NO MEU BLOG, PARTICIPA FLOR. LINK DO FORMULÁRIO:http://nacaoesmaltada.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-natal-do-nacao-esmaltada.html
BEIJOS!

Cidinha disse...

Olá, Maria.Bela reflexção! Que possamos afastar os espinheiros do nosso jardim... Plantando flores, para que no futuro floreça e assim nos elevemos espiritualmente. Obrigada amiga! Todo carinho e ótima noite pra vc. Bjos.

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

E como é Sábio o Grandioso Universo, nós recebemos dificuldades e problemas na vida quase que na mesma proporção em que recebemos também alegrias, dádivas e bençãos. Viver é lindo!

Beijos, Maria! um dia lindo!!

Bloguinho da Zizi disse...

Está em nossas mãos plantar as flores perfumadas.
Tarefa nem sempre fácil, mas muito gratificante.

Beijinhos Maria José

She disse...

Amei! Beijo, beijo queridona!
She