Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SAWABONA SHIKOBA



Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o inicio deste milênio.
As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.
O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.
A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo, está fadada a desaparecer neste início de século.
O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.
Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher.
Ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino.
A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de saber fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante.
Uma idéia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.
A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo.
Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.
Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas.
Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras.
O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração.
Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou.
Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo.
O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.
A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado.
Visa a aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades.
E ela só é possível para aqueles que conseguem trabalhar sua individualidade.
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva.
A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem.
Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado.
Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém. Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.
Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro.
Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.
Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Algumas vezes temos de aprender a nos perdoar a nós mesmos.
Caso tenha ficado curioso(a) em saber o significado de SAWABONA, é um cumprimento usado no sul da África e quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim”.
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA que é: “Então eu existo pra você”.
Texto enviado por Roy Lacerda do blog
MomentoBrasil e foi aqui postado, por ser pertinente à proposta do Arca.

4 comentários:

Meire disse...

Amiga querida, a verdade é que somos pessoas inteiras. Temos tudo, tudo o que precisamos dentro de nós. Claro que é uma delícia poder dar amor e receber, mas tudo numa boa. Com paz. Amor é assim. :)

Ah, dia 7 de outubro vai estrear nos cinemas "O filme dos espíritos" baseado na obra de Allan Kardec "O livro dos espíritos". To louca pra ver, se vc num viu ainda o trailer, entra no youtube e procura, senão me manda um e-mail que eu te mando. Parece que vai ser muito bonito amiga!

bjokitas pra vc minha linda, sabes que tenho um carinho imenso por ti!
:)

cidinha disse...

Olá Maria. O texto é verdadeiro. Os conceitos mudaram. Más é preciso dar amor sem cobrar.Respeitando o outro, pois somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos. O amor não é apenas desejo e sim compaheirismo. Linda mensagem! Obrigada amiga pelo seu carinho. Tenha um bom fim de semana! Bjos e paz...

LUCONI disse...

Olá minha amiga, você sempre colocando mensagens inteligentes e companheirismo, é verdade sem companheirismo, sem um torcer pela vitória do outro, sem o respeito a individualidade de cada um, hoje em dia fica difícil manter um relacionamento, bem eu digo hoje em dia mas para mim há quarenta anos atrás eu exigia isto sim, e era taxada de feminista, fico feliz que as coisas evoluíram, beijos Luconi

Pelos caminhos da vida. disse...

Doar sempre...

Bom fim de semana amiga.

beijooo.