Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

GOSTAR E AMAR




Entre gostar e amar existe uma grande diferença. Primeiro, existe aquele amor natural, que é o que sentimos pelos nossos pais, irmãos, parentes e amigos queridos. Isso é amor, sem dúvida. Assim como é amor o que nos liga a Deus, um amor diferente, especial.
Mas entre gostar de uma pessoa em especial e amar existe uma diferença.
Gostamos de muitas coisas: de praia, de sol, de poesia, de sorvete e lua cheia. E gostamos também de certas pessoas sem que isso vá mais além.
Quando gostamos, não pensamos o tempo todo naquilo que gostamos. Pensamos quando sentimos saudade, vontade, necessidade.
Mas quando amamos alguém, isso é mais que gostar, é mais que gostar muito, é amar.
Pensamos o tempo todo na pessoa, com exceção dos momentos em que estamos muito ocupados com outras coisas, mas enquanto isso o ser amado fica lá, quietinho, esperando e basta um minuto de tranqüilidade e ele reaparece, mais que isso, nos ultrapassa.
Gostar não dói. Amar dói quase sempre. Gostamos das coisas que nos proporcionam um bem-estar momentâneo, mas amamos a quem nos dá um sentimento duradouro de felicidade.
Ninguém pode saber se gostamos de algo ou alguém se não manifestarmos isso claramente, com ações ou atitudes.
Mas, êta bichinho traiçoeiro que é o amor! Ele se mostra! Sabemos reconhecer alguém que está amando, porque é alguém transformado.
É isso, o amor transforma uma pessoa, faz com que mude de semblante, de atitudes.
O amor nos molda e os sintomas são característicos para todos os que amam.
Muitas vezes preferimos dizer que gostamos de alguém, mesmo quando o sentimento é muito mais forte, vai muito além disso. Talvez seja pela dificuldade em assumir esse amor.
Dizer “eu gosto de você” compromete muito menos que “eu te amo”. Nesse caso o gostar é até amar, mas é necessário que o outro compreenda isso... o que nem sempre acontece.
Gostar de algo ou de alguém é importante e nosso coração pode ser dividido em mil pedaços.
Mas amar alguém ocupa todo o nosso espaço. É involuntário.
É escolha do nosso coração. E esse amor é aquele que dura, a não ser que um dia ele mesmo resolva cair no próprio esquecimento, mas não sem deixar para trás marcas e cicatrizes para que no fundo a gente nunca se esqueça de que um dia esteve presente!
Texto enviado por Roy Lacerda do blog
MomentoBrasil e foi aqui postado, por ser pertinente à proposta do Arca.

8 comentários:

Meire disse...

Minha amiga, há pessoas que têm dificuldade de dizer que ama outra e demonstram mais nas suas atitudes, o que na verdade é o mais importante, eu já demonstro nos dois jeitos rsrs quando eu gosto eu gosto, mas quando eu amo eu amo com todo o coração :)
Amar só faz bem, seja o cachorro, o periquito, o amigo, o namorado. Amor agrega junto dele outros tantos lindos sentimentos!!!
Amiga, te amo do fundo do coração!
bjokitas com master carinho, lindo findi pra ti!

♪ Su the best♫ disse...

Realmente amar toma todo nosso tempo,domina pensamentos,nos faz querer e até ser melhores,transforma nossos dias,amar é tão bom,melhor ainda é o outro sentir o mesmo!bom final de semana pra você!=)

Denise disse...

Maria José, com certeza o amor é um sentimento impar, q transforma as pessoas. Quando observamos uma pessoa q ama outra, aos olhar para o ser amado, seu olhar assume um brilho diferente. Sabemos q é amor. E como é bom amar quando somos correspondidos. Mas quando não, é muitíssimo sofrido. Fora isso, acredito muito no amor universal, q desenvolveremos com o nosso progresso espiritual. Muita paz!

Denise disse...

Maravilhoso texto que define os sentimentos tão semelhantes. Certamente foi o amor que uniu seus pais, e os mantém juntos, celebrando a dádiva da aproximação que resultou num casamento feliz, duradouro, e na construção de uma família. Parabéns pela data tão expressiva, Maria José - com carinho os cumprimento e abraço!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Maria José querida,

Perfeito este texto, foi muito bem definido a diferença entre gostar e amar.
Gostar gostamos de tudo que nos faz bem e Amar nos eleva a Alma, levando á transformação.

Um grande beijo em seu coração!!!


p.s.= Que coisa mais Linda a união de seus pais que completou Bodas de Diamantes, este é um verdadeiro exemplo de AMOR, CUMPLICIDADE e UNIÃO.....Parabéns pela família abençoada!!!! Beijosssss

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Lindo texto.

Penso que amar
exige tempo.
Gostar é instantâneo.
Gosta-se porque gosta-se.
Mais amar exige porques.

Viver é sentir os sonhos
com o coração.

J Araújo disse...

Maria, com certeza vc fez uma verdaeira dissertaça~o sobre gostar e amar. Uma ánalise inteligente e profunda.

Bjs

♫*Isa Mar disse...

Oi amiga, o amor está sempre presente em nossas vidas e dos mais variados modos, o maior e o mais verdadeiro é o amor incondicional, áquele que nada exige, somente doa com a pureza do coração.
Desejo á você um abençoado fim de semana
Beijos