Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

A MEDICINA E O ESPIRITISMO – PARTE 3/7



O que é depressão?
Como se pode conceituar depressão à luz do conhecimento espírita?
• Depressão é cansaço de viver, é não aceitar a vida como ela é.
• É a “doença prisão” que cassa a liberdade da criatura rebelde, viciada em ter seus caprichos atendidos.
• É uma intimação de leis da vida convocando a alma a mudanças inadiáveis.
• Em tese, depressão é a reação da alma que não aceitou sua realidade pessoal como ela é, estabelecendo um desajuste interior que a incapacita para viver plenamente.
• No capítulo “Receituário oportuno” do livro “Escutando os Sentimentos” de Wanderley S. de Oliveira, Ermance Dufaux nos diz ser necessário ingerir três medicações com freqüência:
• 1. Acreditar que merece a felicidade, assim como todos os seres humanos (ser feliz é contentar-se com o que se é, sem que isso signifique estacionar; é o amor a si);
• 2. Parar de encontrar motivos externos para suas dores, encontrando-lhes as causas íntimas (dentro de cada um está a cura para todos os seus males);
• 3. Parar de pensar em felicidade para depois da morte e tentar ser feliz ainda em vida (a felicidade resulta da habilidade de consolidar o sentido da vida a partir do “olhar de impermanência”).

12 comentários:

Mery disse...

Oi, amiga, sei bem o que é depressão, é complicado, a gente quer se curar, mas a vontade é se entregar, parece que não tem cura e nem um motivo concreto, é uma profunda tristeza...
Enfim, eu sou uma que sofre desse mal, beijos, da Mery.

AugustoCrowley disse...

Esse texto vai de encontro ao Louco do meu post que ansia por liberdade, se desprender das amarras internas que impede o ser humano de Ser feliz.
Beijos!

Cris Tarcia disse...

Eu ja passeio por isso, sei como doi, estou adorando seus textos,

Beijos

Meire Oliveira disse...

Amiga, primeiro: Parabéns pelo Dia do Psicólogo :)

depressão é muito complicado, mas a busca pelo autoconhecimento pode ajudar a vencer essa mal do séc.

te amo, Deus ilumine sua semana!
bjokitas com mega carinho!!!!

Cidinha disse...

Olá, amiga Maria. Belo exemplo de sabedoria! Seria maravilhoso que as pessoas se contentasse com o que é, se amassem mais e se estruturase em si mesmo , como diz o texto, creio que mudaria todo esse contexto. È um grande problema do nosso dia adia. Muitas vezes a medicina não consegue resolver e leva ao suicidio. Há momentos de grande tristezas que todos nós passamos, precisamos acreditar pedir ao Pai e seguirmos! Bjos com carinho.

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Já escrevi sobre este tema no meu blog, e esta semana fiquei super feliz do texto ter ajudado uma linda jovem, que está com esse problema. Fiquei emocionada. Como é importante o que escrevemos na blogosfera, não,
Maria? É muita responsabilidade e tem que ter maturidade e cuidado, pois estamos lidando com vidas ao expressarmos nossas opiniões.

Parabéns pelo belo trabalho que faz e por esse importante texto.

Um beijo
Liz

Carlos Espirita disse...

Olá amiga Maria José.
Depressão é uma doença do espírito (ou alma quando encarnado) fundamentada na falta de fé, coragem, humildade, acrescida de desânimo, e orgulho.
Felicidades,
Carlos espírita

Maria Adeladia disse...

Linda e admirável Maria José. A depressão é terrível. Por isso, é bom estarmos sempre alimentando nossa alma. Procurando sempre Deus.

Têm um "carinho" para vc no meu blog, está no artigo "13 meses no ar". Vc merece tudo de bom.

Beijoca e felicidades.

**Viver a Alma** disse...

Minha querida amiga
Como as energias negativas gostam de se alimentar dessas depressões! E têm uma força tal que por vezes é difícil alguém sair delas.
Se as pessoas não se agarram á sua parte Divina com unhas e dentes, permanecem naquele território negro internamente que as aprisiona.Há pessoas que nem a Luz conseguem ver...
tenho muita pena de a maioria se "deixar ir" com expressões tão fáceis de corrigir como : "não consigo", "não posso", "não aguento mais", etc. Porque: PODE! CONSEGUE! E AGUENTA, SIM! - Deus não ajuda os que não se erguem e pretendem caminhas de joelhos subjugados aos desígnios da mente. Porque tudo começa e acaba aí!
Deixo o meu abraço carinhoso de sempre e espero que essa felicidade continue brilhando como o sol.
(E)ternamente
Mariz

Anônimo disse...

Titi Zézé querida
Tive muito doentinha internada no hospital até! Julgavam que era meningite porque o meu pescocinho estava rígido, mas afinal depois descobriram que era uma gastroenterite.
Vim para casa ontem mas ainda muito combalida...
mas lá no hospital tiraram-me 2 fotos que já lá estão para a titi ver-me se quiser.
Deixo beijinhos babados
sempre sua sobrinha...
Carolina bébé
(sabe quem sou não sabe?)

Anônimo disse...

Fantástico texto Maria José!.. Quantas e quantas pessoas nos dias de hoje passam por isso sem ter a noção que a cura parte de dentro de si mesma... de ter um olhar diferenciado da vida.

Beijo grande em seu coração..
Verinha

Anônimo disse...

Querida Maria José,

Fantástica mensagem, estou de pleno acordo.
Depressão na minha opinião é coisa de gente mimada, que quer a atenção de todos e não pode ser contráriada em nada.
E com isto ela sempre está atraindo Seres das Trevas, que estarão sugando cada vez mais suas Energias fazendo com que seja afetado o seu físico de forma muito grave.
Fora todos os transtornos psicológicos que esta pessoa acarreta para a sua mente, entrando em paranóias tão fortes ao ponto de se tornarem esquizofrenicas.

Beijos em sua ALMA irmã!!!