Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

O SOL DAS ALMAS



É pelo amor, sol das almas, que Deus mais eficazmente atua no mundo.
Você já notou como um belo dia de sol consegue nos fazer bem? A temperatura pode estar baixa, mostrando os prenúncios do inverno, mas mesmo assim o brilho intenso da estrela solar consegue nos trazer ânimo e esperança.
Algum poeta apaixonado poderia dizer que os raios solares são como um abraço do Criador, fazendo-nos acreditar que estamos seguros, que estamos protegidos.
Mas é através de um outro sol, um sol interior, que o pai mostra-se mais presente em nossas vidas: o amor.
O amor encontrado no coração do homem, manifestado em seus pensamentos e ações; o amor “condição indispensável” para que tudo na vida faça sentido e tenha valor.
Paulo de Tarso, em sua carta ao povo da cidade de Corinto, afirmava que se não houvesse amor em suas ações, elas não teriam validade, e que se não existisse amor em sua alma, ela nada seria.
O apóstolo ainda trazia a aplicação prática deste ensino, dizendo que “o amor é paciente”, mostrando-nos a virtude da paciência, esta disposição íntima que nos faz esperar com calma, que nos auxilia a evitar a precipitação, que não é passiva, mas é atuante e dinâmica.
“O amor é benigno”, isto é, ele deve irradiar de nossa casa interior, para iluminar outros lares através da caridade, da intenção de fazer feliz aqueles que estão ao nosso redor.
“O amor não arde em ciúmes”, não guarda o sentimento de posse sobre ninguém, pois sabe que não possuímos as pessoas, e que se as amamos, devemos libertá-las.
“O amor não se orgulha, nem se ensoberbece”, é humilde, e faz com que saibamos o nosso devido lugar, conhecendo nossas imperfeições e reconhecendo as dificuldades do próximo, e jamais nos proclamando melhores que alguém.
“O amor não se conduz inconvenientemente”, é delicado, sensível, e se expressa nas pequenas coisas, nas pequenas ações, que são invisíveis aos olhos do mundo, mas que para Deus demonstram nosso interesse e preocupação com as outras pessoas.
“O amor não procura seus interesses”, é espontâneo, não age visando a vantagem, a recompensa. Ele simplesmente ama, se doa, sem exigir retorno.
“O amor não se exaspera”, é tolerante, compreensivo, e sabe que necessitamos compreender as dificuldades alheias, pois todos, sem exceção, ainda as temos.
“O amor não se ressente do mal”, perdoa. Não permite que o veneno do ressentimento prejudique nossa saúde física e espiritual.
E, finalmente, Paulo nos ensina que “o amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”, mostrando-nos que devemos ser defensores da verdade, da sinceridade, mas não desta sinceridade dura que atira as verdades no rosto dos outros – deixando assim de ser virtude.
A verdade deve ser revelada com psicologia, com cautela, visando construir, e não destruir o semelhante.
O amor decompõe-se em muitas cores, em muitas virtudes.
É esse sol das almas que buscamos, cada um de uma forma, cada um a seu tempo. Sempre amparados pelo Astro de primeira grandeza que é Jesus, que veio à Terra e permaneceu nestes ares para nos mostrar os caminhos que nos conduzirão ao Criador.

8 comentários:

Meire Oliveira disse...

Maria querida, tem gente que tem um sol tão grande em seu interior que sai por aí iluminando quem cruza seu caminho. Amor só é amor quando não é cercado desses sentimentos feios que o texto citou, amor é um sentimento puro.

bjokitas com super carinho pra ti ;)

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Uma mensagem muito linda minha amiga, o verdadeiro amor para mim é o Amor Universal, aquele que abraça a todos independente de cor, raça, sexo, religião, condição financeira ou social, e ele é tudo o que esta mensagem diz, e ninguém melhor que Paulo para descrevê-lo, como também ele coloca que o Amor é uma qualidade mais importante que a Fé,porque a fé sem amor de nada vale, agora alguém que ama seu semelhante verdadeiramente não importando a fé é um iluminado e escolhido, beijos Luconi

Cidinha disse...

Maria, amiga é tão claro lindo e verdadeiro, que não há mais o que espressar! beijo grande no seu coração!

AugustoCrowley disse...

Excelente! Sempre digo em posts assim: "Sejamos Sol!"

Mafalda S. disse...

Olá amiga, que saudades de vir aqui e dos teus textos inspiradores.

Beijos :)

Maysa disse...

Bom dia,
feliz dia do amigo colega,
forte abraço
elisa

Sasa disse...

Linda mensagem e Feliz Dia do Amigo. Bjos.♥

Anônimo disse...

Feliz dia da amizade!



deixo pra vc meu carinho...



Zil