Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 251-260



251 PROCURE pensar. Não seja autômato! Você faz parte da Humanidade, é uma peça importante da Humanidade, e por menor que seja sua cultura, você tem o dom de raciocinar. Pense com sua própria cabeça, procure saber donde vem e para onde vai. Não viva às cegas! Seja você mesmo! Só você pode descobrir o caminho que lhe convém.


252 NÃO se exalte, não se irrite, não discuta... A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade. Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode resistir a todos. Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela. Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.


253 NÃO se envergonhe de ser humilde. A humildade consiste no conhecimento perfeito daquilo que somos e que podemos, sem fantasiar-nos com qualidades que não temos. Humildade não é posição de corpo nem tom de voz: é posição de espírito, que sabe o que é, o que pode, e não precisa manifestar-se aos outros: vale para si mesmo. Seja, pois, humilde!


254 SEJA tolerante com o próximo que erra. Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem. Então, desculpe e procure ensinar-lhe, dando o seu exemplo. Não critique, porque a crítica destrói. Seja você um exemplo vivo e desculpe os erros alheios, por que não há pessoas más: há enfermos e ignorantes da lei, que não sabem que volta para nós tudo o que fazemos aos outros, de mal ou de bem, de crítica ou de tolerância.


255 APRENDA a dirigir palavras de louvor a tudo o que é belo e bom. Não retenha seus sentimentos de gratidão e louve tudo o que contribui para a beleza e o bem estar da humanidade. Não se cale diante do que é belo! Dê expansão ao louvor que provém de seu íntimo, em favor de pessoas e coisas. A gratidão traz alegria à vida! Cultive a virtude do louvor espontâneo e sincero e você aumentará o número de seus amigos.


256 FAÇA tudo com amor! Tudo o que é feito sem amor sai mal feito, e tende à destruição. Só o amor constrói obras eternas e penetra profundamente o coração da humanidade, porque só o amor é positivo. Tudo o que não é amor é negativo. Faça tudo com amor, porque o próprio Deus é amor. Quando as criaturas fizerem tudo com amor, saberão o que é a saúde e a felicidade.


257 MANTENHA sempre no mesmo nível sua coragem para o bem. Não falamos da coragem de palavras, que é fácil. Contar vantagens, todos contam... Mas a coragem da luta contra seus próprios vícios é que tem valor, porque daí surgirá a vitória final. Seja constante e persistente, caminhe reto para a frente e para o alto, e mantenha firme sua coragem na ação de cada dia em busca do ideal.


258 SEJA na terra a pequenina chama que ilumina as trevas em que jazem milhares de criaturas. Seja a água benéfica que dessedenta todos aqueles que atravessam o deserto da existência, sequiosos de carinho e amor. Seja o alimento dos que nos procuram, famintos de compreensão e de incentivo. Procure servir e amar, para ter a alegria de haver passado na terra distribuindo benefícios a todas as criaturas.


259 EVITE o álcool. Se pode ser remédio, quando usado em pequenas doses, traz malefícios incalculáveis, se nos leva ao abuso. Pare enquanto é tempo. Construa em sua mente a sua própria imagem livre de beber, e repita muitas vezes ao dia, seguidamente: nada me vencerá! Sou forte e vencerei todos os meus vícios! Não diga: "não quero mais beber"! Diga antes: não gosto mais de bebida!


260 SE alguém lhe mostrasse uma semente escura e feia, dizendo que dentro dela havia bela e perfumada flor, você acreditaria, porque sabe que da semente nasce a planta que produz a flor. Pois bem, acredite também que, dentro de você, por mais imperfeito que seja, nascerá, purificada e bela, a sua alma imortal que alcançará a felicidade! Tenha fé em si mesmo, e busque aperfeiçoar-se.

6 comentários:

Unknown disse...

Tantos conselhos a ter em conta e a cumprir com eles todos em ordem.

alegria de viver disse...

Amiga querida

Obrigada pelo seu carinho, muito bom saber que você existe. BJS.

Catia Bosso disse...

Oi Dona Arca...

Passando e deixando um beijinho de sabedoria em ti ta!!!

Mafalda S. disse...

Olá amiga. Acabei de publicar aquele minuto de sabedoria, para o qual te tinha pedido autorização.

Mais uma vez, obrigada.

Beijo

Unknown disse...

Passar por aqui é aprender.

Beijo meu.

Anônimo disse...

I'm not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for wonderful information I was looking for this info for my mission.

Also visit my blog - how to get the static out of my hair
My site :: how to stop static hair