Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 221-230



221 PROCURE corrigir com calma aqueles que erram, e saiba relevar as imperfeições dos outros, da mesma forma que espera a compreensão dos outros para os seus erros. A vida é um intercâmbio de boa vontade mútua, em que recebemos aquilo que damos. Dê tolerância, e receberá compreensão e amor, tornando sua vida um paraíso sem dores nem sofrimentos.


222 SE você não sabe perdoar sem esquecer, é sinal de que não compreendeu ainda a Verdade e o Caminho a seguir. Procure perdoar e esquecer as mágoas e ofensas, as intrigas e calúnias. Mantenha-se em tal atitude, que nenhuma calúnia o possa atingir. Perdoe e siga seu caminho. Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão distante dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.


223 LEMBRE-SE de que o amor ao próximo é o segredo de nossa felicidade. Não fale mal de ninguém, não tenha raiva, não cultive ódios em seu coração. A irritação e o ódio são venenos que atacam o fígado e descontrolam o sistema nervoso. Aprenda a relevar e esquecer, para ter seu coração em paz e não sofrer em sua saúde. A serenidade é o segredo das vidas longas e felizes.


224 CULTIVE a Verdade em todos os momentos de sua vida, e a Verdade o levará triunfantemente ao progresso. Seja verdadeiro em todos os pensamentos, ações e emoções, e nada lhe ocorrerá de mal. Deixe que a Divindade se manifeste por seu intermédio, e procure ouvir a voz silenciosa que lhe fala do fundo de seu coração, por meio de sua consciência. Obedeça aos conselhos que ela lhe der!


225 NUNCA se irrite! Se a condução custa a chegar, tenha paciência. Se o vizinho o incomoda, suporte-o. Sua irritação não pode melhorar as coisas e... faz mal a seu fígado. A irritação causa mais sofrimentos a nós que aos outros, ao passo que a paciência é um bálsamo, sempre pronto a suavizar as feridas próprias e alheias.


226 FAÇA da leitura um hábito diário. Acostume-se a ter sempre um bom livro à mão, e verificará que é seu melhor amigo, que conversará com você somente quando você o desejar. Escolha livros instrutivos, interessantes, sadios. Tanto quanto o corpo, o espírito também necessita de alimentar-se. Faça da leitura um hábito tão indispensável quanto a respiração.


227 SAIBA dominar-se e vencer-se a si mesmo. Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos. A vitória sobre si mesmo é muito mais difícil, e quem consegue isto pode ser classificado como verdadeiro herói. Aprenda a dominar-se, e jamais desanime. Se desta vez não conseguiu, recomece e um dia sairá vitorioso!


228 NÃO se aborreça com seu amigo, só porque ele está mal humorado. Saiba desculpar. Quantas vezes também você está irritado, e responde mal a seus amigos... e no entanto gosta que eles o desculpem. Você não sabe o que lhe aconteceu, desconhece seus problemas íntimos... desculpe, então! Não leve a mal, releve, e continue a querer-lhe bem. É a melhor maneira de mostrar sua amizade e compreensão.


229 AJUDE a todos os que estão enfermos. Amanhã talvez deseje que alguém o visite em sua enfermidade. Os doentes solitários, que aspiram por uma palavra de conforto e de carinho. Não apenas seus parentes e amigos mas até os pobres conhecidos e abandonados, que não encontram um sorriso de incentivo, e que estão famintos de solidariedade humana e de amor.


230 NÃO se queixe contra a vida. Se está sofrendo, lembre-se de que ninguém passa por essa terra isento de dores, da mesma forma que um aluno não pode fazer o seu curso sem submeter-se aos exames de fim de ano. Prove que está preparado, suportando com paciência e resignação os exames a que é submetido. Tudo o que nos acontece tem sua razão de ser, e dos males surge sempre um bem.

6 comentários:

Meire Oliveira disse...

Maria, a verdade tem sempre que ser cultivada, mentiras uma hora são descobertas.

bjokitas com muito carinho pra ti ;)

Cidinha disse...

Olá Maria!Averdade, o amor ao próximo, a tolerancia, a paciência é a base de nossa vida.Muito obrigada amiga! Belos minutos de sabedoria.Bjs com muito carinho para vc...

angela disse...

Não alimentar o veneno e colocar-se a distancia da maledicência é de fato a melhor atitude e a unica eficaz, no meu ponto de vista.
Beijos

Mafalda S. disse...

Estou a tentar melhorar o 222. Mas nem sempre é fácil. Ainda tenho uma longa caminhada a fazer.

Bjs

Anônimo disse...

Que bom seria se pudéssemos sempre colocar em prática essas condutas.. com certeza estaríamos vivendo em um mundo mais harmonioso... mas.. como seres imperfeitos que somos, nem tudo é tão fácil.. cabe a nós nos aprimoramos mais espiritualmente.

Beijoquinhas super em seu coração Maria José!

Verinha

Maria Adeladia disse...

Sermos verdadeiros é tudo que devemos à vida e ao nosso próximo!

Querida Maria José, já publiquei o "selinho" que presenteou-me!Coloquei seu link, na imagem divulgada!

Te desejo um bom final de semana.

Beijos no coração!