Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 181-190



181 NÃO perca seu equilíbrio interno. Por maior que seja a tempestade que o envolve, não perca seu equilíbrio. Todas as tempestades passam. E se soubermos recebê-las com serenidade, nenhum mal nos causarão. Jesus dormia no fundo da barca... Quando os discípulos o chamaram, nervosos, ele acalmou tudo. Faça o mesmo. Recorra ao Mestre Divino, para que as tempestades se acalmem a seu lado.


182 NÃO se deixe levar pelo extremismo. Nem exagero para mais, nem para menos. Saiba permanecer no meio termo. Se correr demais, cansará. Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno de baixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova. Não pare, mas também não queira correr demais. Caminhe firme e com segurança, sem pressa, mas não se detenha jamais na senda do progresso.


183 ESQUEÇA-SE um pouco de si mesmo e pense nos outros. Nestas poucas palavras está encerrado o maior segredo da felicidade. Quando nos preocupamos demasiado com nossas pessoas, nossos problemas crescem desmesuradamente. Mas quando esquecemos de nós um pouco para cuidar dos outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendo por si mesmos. Então, esqueça-se de si mesmo, e pense nos outros, e achará a felicidade.


184 TODOS nós somos iguais perante o Pai, que habita dentro de cada um de nós. Vivendo o Pai em nosso íntimo, pouca importância dá ao nosso exterior, se somos brancos ou negros, pobres ou ricos, desta ou daquela religião. Diante de Deus não contam as diferenças externas: só o interior importa: se somos bons ou maus, generosos ou avarentos, amorosos ou egoístas. Pense nestas verdades!


185 JÁ pensou em agradecer a Deus pelo ar que respira, desde que nasceu, sem que jamais lhe tenha faltado? O ar está sempre à sua disposição, de graça. Agradeça ao Pai também a água que o dessedenta, o sol que ilumina seu dia, dando-lhe oportunidade de trabalhar, a noite que lhe proporciona o repouso, a saúde, a alegria, os amigos... O agradecimento é uma obrigação que não devemos jamais esquecer.


186 NÃO tenha medo! Medo de quê? Nossa vida é eterna, que é nossa alma, não morre nunca. A vida continua eternamente. Procure sentir Deus palpitando dentro de si, na vida que pulsa em seu coração, nos pensamentos que povoam seu cérebro. Não tenha medo, porque Deus está permanentemente dentro de você. Siga seu caminho confiante e sereno, e descobrirá Deus em tudo.


187 SAIBA viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo. Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente. Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu espírito. Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.


188 NÃO confunda cultura com sabedoria. A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro. A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação. Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.


189 DESPERTE para a vida. Medite em suas responsabilidades perante a humanidade e perante Deus. De você dependem criaturas que o cercam, na família, no trabalho na sociedade. Não fuja à responsabilidade que você assumiu: realize seu trabalho com amor, produzindo o melhor que puder, e o máximo que suas forças o permitirem. Em suas mãos está uma parte do futuro da humanidade.


190 VOCÊ não tem inimigos externos! Inimigos nossos são os pensamentos errôneos que todos nós temos, e que lançamos ao ar, atraindo pensamentos semelhantes no próximo. Na realidade, ninguém pode ser inimigo nosso, pois Deus habita dentro de cada um de nós. Anule as inimizades emitindo pensamentos de tolerância e de amor a todas as criaturas, que são templos de Deus.

6 comentários:

Anônimo disse...

Maria José.. não poderia deixar de passar por aqui para acompanhar esses "minutos" que nos proporcionam uma leve e evolutiva leitura!

Beijocas super em seu coração e uma linda semana para você!

Verinha

Débora disse...

Oi minha amiga querida :)
Estava com saudades de visitar o seu cantinho, mas ultimamente andei com tempo contado ... mas é passado, espero. E que o futuro seja melhor, pois quando não temos tempo para fazer as coisas que nos dão prazer e alegria, fica meio complicado, né?
Gostei demais do post. Todos os pontos. Como sempre, vir aqui é aprender um pouco mais, tomar um banho de luz. Eu amo isso.
Beijos meus.
Angel.

Cidinha disse...

Oi Maria! quantos ensinamentos os minutos de sabedoria nos trás!É vivendo e aprendendo sempre.bjs e muita paz, querida amiga. Tenha uma linda semana.

Marcia M disse...

Quando passo por aqui saio cheia...de coisas boas!! Boa Semana!

ValériaC disse...

Quantos minutos abençoados de sabedoria minha querida...
Boa semana...beijinhos
Valéria

Valeria disse...

Boa tarde! Estou conhecendo hoje o seu ensinamento, estamos em 2020 é grandioso podermos ter em registo ensinamento que nos edifica e nos leva ao nosso Senhor. Gratidão sempre.