Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 191-200



191 SEJA alegre e otimista. Não perca tempo em olhar para ver o que já fez. Olhe para a frente e caminhe confiante e alegre, praticando o bem e ajudando a todos. Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima, diga sempre uma palavra de conforto e carinho, tenha para todos um sorriso de bondade, e a verdadeira felicidade passará a constituir seu clima permanente de vida.


192 PROCURE anular a parte inferior, para desenvolver a parte superior de seu ser. Os antigos chamavam "centauros" aquele misto de homem na parte superior e cavalo na parte inferior do corpo. Não seja assim. Procure tomar-se totalmente homem, vencendo e dominando a parte inferior e animal de seu ser, para que apareça e sobressaia, apenas, a parte superior, inteligente e nobre.


193 QUANTAS vezes queremos ser bons e amáveis, e vemos destruídos nossos propósitos de virtude. Mas ser bom com quem é não é vantagem. O heroísmo consiste, justamente, em ser bom com quem é mau. Em permanecer calmo diante das pessoas irritantes. Em ser generoso com as pessoas egoístas. Procure chegar a esse ponto e demonstre, com o exemplo, que você sabe ser bom.


194 O mal não merece comentários, pois só traz resultados desagradáveis. Qualquer palavra produz vibrações, que atraem as vibrações semelhantes. Portanto, o comentário sobre o mal atrai vibrações pesadas e nocivas. Fale apenas a respeito de coisas belas e boas, comente o bem e as ações nobres, e permanecerá envolvido por uma onda de paz, de alegria, de bem-estar.


195 JAMAIS engane os outros, para não ser enganado. Seja sempre verdadeiro. Não minta para que sua consciência permaneça tranquila e seu sono seja calmo. Fuja do remorso e não prepare para si mesmo um futuro doloroso, pois nada torna uma pessoa tão infeliz quanto o sentir que ninguém mais confia nela. Seja sempre verdadeiro e há de angariar muitos amigos leais e sinceros.


196 VOCÊ que tem a felicidade de ver seus netinhos, tão lindos, repare que eles têm os olhos fixos em você, tomando-o como exemplo e modelo do que diz e faz. Conte a eles histórias bonitas, de fundo moral, e desperte em suas alminhas o amor à virtude e ao trabalho. Mas, sobretudo, saiba dar-lhes a maior lição que terão em sua vida: seu próprio exemplo de trabalho e honradez.


197 APRENDA a amar a todos, indistintamente, para conseguir encontrar a luz que tanto anseia. Procure não distinguir o sábio do ignorante, o rico do pobre, quando se trata de ajudar. Saiba levar aos tristes a consolação, aos que lutam, o incentivo da compreensão e do carinho. A quanta gente você pode ajudar com sua palavra, incentivar com um pensamento! Ame a todos, indistintamente.


198 CERQUE sua vida com o doce sentimento do amor. Não tenha prevenção contra seus semelhantes. Se alguém não o compreender, se alguém o ferir ou magoar, procure retribuir com maior compreensão, com atenções redobradas. Só o amor é capaz de vencer as barreiras da separação, de aproximar as criaturas, de solidificar amizades. Então, cerque sua vida com o doce sentimento do amor.


199 DESPERTE para as verdades superiores. Não se iluda com as conquistas fáceis, com os prazeres transitórios, com as sensações efêmeras. Busque intensamente as coisas sólidas e duradouras, e para isso espalhe em redor de você alegria e otimismo, bondade e amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina. Só o amor constrói para a eternidade.


200 A morte não existe. Se você perdeu um ente querido, não se desespere: tenha a certeza de que ele não morreu. Apenas mudou de estado e, mais cedo ou mais tarde, você o irá novamente encontrar. Não pretenda ser superior a Deus: aceite o que Deus determinou em Sua Sabedoria, e será imensamente feliz.

8 comentários:

sérgio figueiredo disse...

quando, logo à partida, nos colocamos na frente de alguém e nos assumimos, no imediato, de superiores, estamos errados e estamos a mentir a nós próprios.

quando queremos falar mais alto que alguém que está com a voz alta para nós, nunca seremos ouvidos. agora, se falarmos bem baixinho, esse alguém baixará, também, a sua voz.

em resumo...
se tomarmos como exemplo os outros, deixamos de ser nós e sermos nós, é ter como princípio o respeito por nós próprios.

ser humilde, honesto, amigo da verdade e do respeito, não é vergonha, nem nos classifica de inferiores.

Rô... disse...

oi Minha querida
Maria José,

cerque sua vida
com o doce sentimento
do amor,
para mim,amiga é o melhor de todos
os ensinamentos,
pois o amor é tudo...
e transforma tudo!


beijinhos

Wanderley Elian Lima disse...

Momentos de reflexão.
Tenha uma linda semana
Bjux

Cidinha disse...

Oi, amiga Maria é bom sempre estár aqui!È cada dia um novo aprendizado. Bela reflexção! precisamos aprender a viver melhor para termos sabedoria.Bjs e obrigada por nos proporcionar esses belos ensinamentos.

AugustoCrowley disse...

Uma linda semana a todos do Arca: amor sempre em todas as horas e para todas as criaturas.Bjs!

Duendes disse...

Ola minha flor,
queria vir antes mas blogger não me deixava escrever em nenhum lugar....é sempre um prazer vir aqui e ler todas as tuas poesias é realmente um colirio para os meus olhos e um calmante para o meu espirito he he he.beijos mil e muitas felicidades sempre.

Cris Tarcia disse...

Maria José, adorei as mensagens, tenho este precioso livrinho, tem sempre uma pensamento para a hora certa.

Beijos

Luna disse...

minutos de sabedoria que podem transformas as horas da nossa vida em momentos perfeitos
bjs