Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

O ENTARDECER DA VIDA



O sol se despedia do Império Tré.
O vassalo caminhava ao lado da anciã do moinho amarelo.
Iam conversando sobre a vida.
- O que mais lhe agrada na vida, senhora?
A velhinha do moinho amarelo, olhando o ocaso,distraída, respondeu:
- O entardecer...
Surpreso, o vassalo perguntou:
- Não prefere o amanhecer? Não há coisa mais bela que o nascimento do sol, atrás das verdes colinas de Tré. Eu prefiro o amanhecer!
A anciã colocou no chão a cesta de espigas que levava em suas mãos enrugadas.
Dirigindo-se ao vassalo, com voz doce e conciliadora, disse:
- O amanhecer é belo, sim. Mas o pôr-do-sol me agrada mais.
São momentos que me fazem refletir, pensar muito... São momentos que dizem coisas de mim mesma...
- Coisas? De ti mesma? – perguntou o vassalo.
Não sabia o que a velhinha queria dizer com aquela frase.
Antes de fechar a porta do moinho amarelo, a anciã acrescentou:
- Claro. A vida é como um amanhecer, para um jovem como tu. Para os anciãos, como eu, é um belo entardecer. O que no início é bonito, ao final chega a ser plenamente belo.
Por isso prefiro o entardecer...
- Veja!
A anciã apontou sua mão para o horizonte.
O sol se ocultou e uma cálida cor rosada se estendeu por todo o Império de Tré.
E o vassalo guardou silêncio, deslumbrado ante tanta beleza.
A vida é como um instante que passa e não volta.
Começa como um fresco amanhecer, e como um sereno entardecer nos deixa.
Depende de nós que o sol de nossa vida, quando se despeça do céu chamado “história”, enfeite com lindas cores a sua despedida.
Cores que sejam bonitas recordações que guardarão de nós as pessoas que viveram ao nosso lado.


Enviado por Jorge do blog Nectan Reflexões

9 comentários:

Penélope disse...

Maria, minha amiga, passando para desejar-te uma Páscoa FELIZ, cheia de LUZ e RENOVAçÃO!
Grande abraço

She disse...

Minha querida feliz Páscoa! ;) Bjo, bjo

diariodumapsi disse...

Linda mensagem!
feliz páscoa.
Gd beijoo

Anônimo disse...

Eu gosto da madrugada.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Nossa Maria ficou um esplêndida tua mensagem, que lição amiga, e ébem verdade, com a idade aprendemos a observar os pequenos detalhes que antes a pressa da vida não nos deixava ver, eu sei que estou atrasada, já disse que sou aquele coelhinho da Alice no País das maravilhas, mas eu queria te desejar uma linda Páscoa e que a renovação esteja presente em tua vida trazendo muita paz e amor, beijos Luconi

angela disse...

Uma comparação bonita e cheia de sabedoria.
beijos

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:
"Cores que sejam bonitas recordações que guardarão de nós as pessoas que viveram ao nosso lado."
Esta frase, encerra td que devemos realizar desde o amanhecer de nossas vidas até o entardecer, amor. Bjs. Roy Lacerda.

mentoresdeluz.blogspot.com disse...

maria amei este texto tão lindo,,
o nosso querido jorge tem textos maravilhosos,lendo tua post, parece que a gente esta vislumbrando,
a paisagem encantada deste poente maravilhoso,,lindo amiga sensivel
e terno como voce minha querida irmã
um abraço marlene

Anônimo disse...

O Sol é sublime.
Muito expressivo o tema.
Espero que tenha passado uma Páscoa de reflexão.
Bjs Cynthia.