Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

ESPELHOS


Espelhos são objetos irresistíveis. Não conheço, talvez até exista, mas nunca vi uma casa sem espelhos, nem que seja guardado numa gaveta.
E todo mundo se olha, crianças, adultos, idosos. Não há exceção.
Entramos num elevador, numa casa, numa sala... há um espelho e nos olhamos.
Eles nos atraem, porque têm essa “capacidade” de nos revelar, mostrar aquilo que aparentamos, o que os outros podem ver.
E se alguma coisa não está boa, sempre é possível mudar.
Provavelmente se nunca nos tivéssemos visto em espelhos não nos preocuparíamos tanto com nossa aparência, pois que não saberíamos o que os outros vêem, então seria menos importante.
E é assim com nossa vida quando se trata do nosso interior.
Como sabemos que as pessoas não podem ler nossos pensamentos e conhecer nosso íntimo, não nos preocupamos tanto com isso.
Como nos recusamos, conscientes ou inconscientemente, de nos ver desnudos nas nossas imperfeições, vamos levando a vida como se não existissem.
E julgamos assim, outras pessoas, como se não fôssemos tão imperfeitamente iguais a elas. Podemos não ter os mesmos defeitos, não cometer os mesmos erros, mas somos todos sujeitos aos pecados.
E se houvesse um espelho da alma que nos mostrasse isso, abaixaríamos a cabeça.
Em relação a isso, Jesus usou palavras duras. Ele disse: “Porque reparas no cisco que está no olho do teu irmão, mas não percebes a trave que está no teu?”
E isso é o que acontece com freqüência. Como não temos um espelho para refletir nosso eu, olhamos sempre o que está diante de nós.
Estamos longe, muito longe da perfeição que Deus espera de nós. Mas podemos caminhar e caminhar. Podemos não ser iguais a Jesus, mas podemos ser parecidos com Ele.

15 comentários:

Unknown disse...

"Os espelhos fariam bem em reflectir um pouco antes de nos devolverem as imagens."

Beijinhos

Sônia Pachelle disse...

Querida Maria José,

Voce aborda assuntos interessantes: a nosso alma... Ela a nossa alma é o que interessa a DEUS, ELE a conhece. Muitas vezes cuidamos do corpo, mas o nosso pensamento está martelando coisas menos bonitas a respeito de coisas ou pessoas.

Como respeitar e amar senão viagiamos a nós mesmos?

Jesus deu o exemplo da humildade, doação, tolerancia, e nós muitas vezes somos tão egoístas, tão cegos que não enxergamos as necessidades das pessoas que estão próximas.

Precisamos ser para os outros, um ponto de luz na obscuridade da vida, oferecer a mão para quem precisa e fica calado.

Jesus quer nos ensinar a amar.

beijos.

Jorge (Nectan) disse...

As pessoas olham-se nos espelhos e não vêem a não ser o que buscam querer ver.
Como somos é diferente de como estamos, não é?

Aceitei teu desafio e já coloquei no blog. Obrigado pelo teu carinho.

Um beijo, Coração

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ; Alem do "ARGUEIRO", há tb a parábola das virtudes e defeitos em placas, e que colacamos no peito as virtudes e consequetemente jogamos para nossas costas os defeitos. dái só enxergarmos os defeitos alheios. O espelho tb serve para mostar o qto devemos exercitar a simplicidade em lugar da vaidade e fazermos o mais rapidamente possivel a reforma íntima. A humanidade é composta de devedores em busca da quitaçao devida e consequente evolução. BJS. Roy Lacerda.

MYS disse...

Olá,

Realmente olhamos os espelhos e só conseguimos ver por fora...e nem tentamos olhar mais adiante, já nos acostumamos a ser assim.

com um pouco de coragem e força de vontade talvez conseguisemos ver um pouquinho mais além!!!

Ótima matéria...gostei mto.

abç de luz
MYS

Nelio Júnior disse...

Ola, bom dia! Gostei da postagem!
Bom Domingo!

Mafalda S. disse...

Concordo contigo. Um dos meus objectivos de vida é evitar a todo custo ceder à má-língua, criticando os outros. Para além disso não costumo dar azo a esse tipo de conversa (porque obviamente que há pessoas que se dirigem a nós, só para falar mal dos outros).

Confesso que desde que tento cumprir este objectivo, chego a sentir-me desconfortável, quando alguém inicia este género de conversas.

Beijinhos e obrigada pelo excelente texto.

clique documental disse...

Ê Maria isso é verdade!
Eu gosto muito de ser parecida com Jesus!

Amiga valeu pelo carinho lá no blog!

Vc vai participar da promoção? como não deixou os dados...rs

Bjos mil

ONG ALERTA disse...

AS pessoas olham para o espelho e só conseguem ver sue externo, pois só se preocupam com aparëncia ainda náo aprenderam que a vida é um conjunto de belezas...beijo Lisette.

Amélia Ribeiro disse...

É verdade Maria José,

vemos com muita nitidez o que consideramos defeito nos outros, mas temos um problema de visão muito sério para nos enxergarmos a nós mesmos... que pena!

Obrigada por fazer-nos reflectir...

Um beijo e bom domingo.

Anônimo disse...

Passei aqui como sempre... hoje, para te sgredar que morri contigo no pensamento...

Sê Feliz o teu Amigo de todas as Horas...

Cristo

Rita Contreiras disse...

Quando tomamos a decisão consciente de crescer estamos também decidindo olhar esse difícil espelho da alma. Mas apesar da dificuldade vale a pena perceber a transformação que se dá quando nos conhecemos mais. Muito bom texto! Grande abraço.

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Maria Jose, e por falar em espelhos, nao te falei que o ROY topava o desafio e tirava de letra?Tb conheço o meun amigos. Abraços.

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Maria Jose, voltei para te alertar, tchê!!!!! CUIDADO!!! já tem até DEFUNTO com vc no pensamento. Isso é perigoso a bessa, hein!!!! Livre-se dessa visita. Abraços.

Anônimo disse...

Olá querida.
Fiquei refletindo na parte da mensagem que diz se existisse um "espelho para refletir o nosso Eu", já pensou nisto?
Seria um Deus nos acuda, porque o que teria de máscaras caindo!!!!...rsrsrsrs
Excelente mensagem.
Um grande beijo em seu coração!
Lú.