Há coisas que ninguém nos ensina; há coisas que nunca queremos aprender. Recebemos de bom ou mau grado o que a vida nos impõe e depois nos apegamos a essas coisas, pessoas ou sentimentos, como se para existirmos precisássemos deles.
Dizer adeus é como deixar um pedaço de si e se impedir de olhar para trás.
Sim... confesso que é difícil dizer adeus, aquele sem retorno, às pessoas que amamos e aceitar isso como parte natural da vida.
É amargo aceitar o adeus dos sonhos, dos que começaram e jamais foram terminados.
Mas o que é incompreensível no ser humano é a rejeição do adeus total e definitivo às feridas e mágoas que consomem nossas entranhas.
É a dificuldade em livrar-se do passado, das manchas da alma, do que nos impede de ter uma vida normal e possivelmente feliz.Há pessoas que guardam tudo e saem carregando nos ombros o que recolheram da vida. Isso faz com que caminhem com passos mais lentos, faz com que nunca cheguem a um lugar definido.
Para alcançarmos libertação e cura, deveríamos possuir a arte de saber deixar definitivamente para trás o que nos impede de avançar.
Quem cultiva a dor, colhe a dor; quem cultiva ódio, colhe ódio; quem cultiva ressentimentos, colhe ressentimentos.
Se nosso coração é um jardim, devemos saber o que estamos plantando nele e o que estamos arrancando. Se com lágrimas regamos o mal que nos fizeram, com lágrimas colheremos o mal que nos fazemos a nós.
É preciso aprender a dizer adeus a todas as mágoas, custe o que custar, se quisermos alcançar a misericórdia prometida, a graça eterna... se quisermos ser, nem que seja um pouquinho, parecidos com Jesus.
15 comentários:
Olá amiga.
Obrigada pela visita e pelo carinho.
O adeus é sempre difícil...
Mas é preciso saber fazê-lo.
Jinhos grandes e uma óptima semana.
Uma boa bordagem sobre o apego.
beijos
Olá! Maria José
Gostei do texto, não fácil libertamos...é um aprendizado constante, eu que diga...rsrs, sinceramente penso que todas emoções e sentimentos vão se transformando...Adeus para mim significa transformação.
beijos,
Adeus, geralmente é precedido de dor.
Porém, esse tipo de adeus voltado para a libertação dos ressentimentos, ódios, rancores, deve ser encarado com alegria, e como o início de uma nova vida, mais plena e feliz.
Muitos beijos
Ola! Maria José
amiga, passei pra te dar um bjo e um abraço bem apertadinho.
Entendo perfeitamente, como é dificil dizer adeus, mas tenha certeza o reencontro é um fato
real e conprovado, tenha fé.
Teresa Grazioli
Oi, Maria José
O adeus, o desapego é algo difícil de lidar. Já me perguntei muitas vezes do porquê. Sabe qual conclusão que cheguei? A carência, que nós achamos que somos e queremos preencher com apegos.
A vida é dura, às vezes, no seu ensinamento, mas de resultado, muita vez, saborosa pois nos torna mais leve quando sabemos aceitar suas condições.
Tenha uma dia de glória, Maria José,
beijinho,
Olá, Maria José!
Sempre haverá momentos de decisão na nossa vida. E uma delas será ante perdas. Nos desapegarmos dos que amamos, deixá-los partir vibrando para que sigam seus caminhos ainda é um processo doloroso. Mas a vida ensina. E como!!!
Quase sempre é pela dor, mas chegará um tempo que iremos por amor porque cansaremos de sofrer.
Tenha um belo dia, Maria José!
Abrços mil,
Uman
He leído tu comentario en el blog de una amiga, en el que hablabas de la muerte de tu hija hace unos años. Ahora he leído tu entrada, y me he puesto a llorar.
Siento muchísimo lo que has pasado. Te envío mucha fuerza desde España, aunque no la necesitas.
Un abrazo enorme. Me pasaré por tu blog a menudo.
Não é fácil dizer adeus, ainda não aprendi.
Bom dia amiga.
beijooo.
Realmente, linda! Dizer adeus e' sempre tao dificil... nao nos foi ensinado a faze-lo sem incluir a dor neste processo...
Dizer adeus deveria ser tao facil como dar as boas vindas, mas nos apegamos tanto ao que temos, aos que nos cercam, aos que amamos que dizer adeus torna-se praticamente impossivel, ou gera uma dor que doi tanto que pensamos nao poder suportar.
Mas aprender a dizer adeus e' preciso! Por nos e pelos que se foram! E' a nossa prova de amor maior!
Fica o meu beijo, muitas flores e muitos sorrisos para ti... de quem ja' gosto muito!
Eu Sei Que Vou Te Amar
Viver Integral
Minha amiga,
Sei que já cansou, mas tenha paciência comigo. Tem mais dois selos prá você. Passa lá, quando quiser!!!
Beijo, no coração
Jorge
Olá querida
O nosso aprendizado é exatamente esse, deixar todas as magoas fora do coração.
Acho que é muito mais facil e leve fazer essa limpeza.
Dizer adeus é um pouco mais complicado já que nos acostumamos com as pessoas.
Com muito carinho BJS.
OI, MARIA JOSÉ! NÃO É FÁCIL MESMO DIZER ADEUS, COMO SERES UNIVERSAIS, DEVEMOS APRENDER O DESAPEGO. DURANTE NOSSA JORNADA PARA ETERNIDADE MUITO ENCONTRAREMOS, MUITOS AMAREMOS, VEREMOS, VIVEREMOS. E ESSAS CONQUISTAS SÓ NOS FARÃO BEM, POIS NOSSO PAI, ESPERA DE NÓS A EVOLUÇÃO E NUNCA DESEJARIA PARA NÓS O MAL, E SIM ETERNAMENTE O BEM! BEIJOS!
Muy buena tu entrada te deseo una feliz semana un cariñoso abrazo
Hufss, dizer Adeus,amei esse texto, pois flw um pouco do q vivi. Disse adeus a um namoro de 2 anos e meio pra seguir um ministério e hj saí do grupo de louvor ao qual fazia parte... no caso do filho guiado pelo pai (Deus) o adeus é sempre recompensado, isso conforta e dá mais força...
abraçO gde abençoada!
Deus te abençoe!
Postar um comentário