Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL


No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a física e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polêmico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo, que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.
O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune.
Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".
Aos 57 anos, Dana vive na Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em física pela Universidade Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, “O Ser Quântico” e “A Sociedade Quântica”, já traduzidos para o português. QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record).
Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho.
Ela falou à EXAME em Porto Alegre, durante o Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suíça, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.
Eis os principais trechos da entrevista:
O que é inteligência espiritual?É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.De que modo essas pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência?Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.
Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual.
Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.
Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.
Qual a diferença entre QE e QS?É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.
A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular.
Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso.
A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.
Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.
Segundo ela, essas pessoas:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo.
2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10.Têm compaixão.

17 comentários:

Jorge Nectan disse...

Maria José,
Muito bom este artigo e entrevista.
É tão bom saber que a ciência tem aproximado mais e mais da espiritualidade.

Um beijo

Elizabeth disse...

Olá Maria José,
Já está na hora, aliás com bastante atraso, de o homem descobrir a nossa ligação com o Mundo Maior.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Unknown man, acredito que vai chegar um dia, não tão longe, em que o homem vai ser tratado como um todo, corpo, espírito e perispírito. Estamos avançando para chegar neste ponto. Grande abraço.

Anônimo disse...

E que esse dia chegue breve. Bjo.

Adelia Ester Maame Zimeo disse...

Maria José Querida, este é um tema bem atual e de suma importância. Quanto mais abrirmos o leque de nosso conhecimento e discernimento, maior expansão em todos os âmbitos poderemos obter. Ao mesmo tempo, um tema controvertido, bastante polêmico. Alguns estudiosos, reafirmam a existência de um nível espiritual através destes estudos, enquanto outros comentam que ao se extirpar tal ponto do cérebro tais experiências espirituais deixam de ocorrer. Assim, tentam dizer que então elas não existem. Ainda postarei sobre isto em meu blog, você me fez relembrar deste assunto. Seu blog acrescenta muito com temas diversos voltados à Vida e o Ser que dela faz parte. Beijos.

Gisela Rosa disse...

Que maravilha nos trazer este post Maria José! Fiquei muito curiosa com esse "ponto de Deus", creio também na inteligência espiritual, a que vem de dentro e nos re-liga ao mundo...

Muito obrigada, vou procurar o livro.
Um abraço

alegria de viver disse...

Olá querida
Gosto destas informações, é muito bom saber da evolução deste planeta, que no meu ponto de vista ainda é muito atrasado. Um pouquinho mais de amor e não haveria tanta guerra.
Tudo no seu tempo.
Com muito carinho BJS.

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá Maria José tudo bem?
Tem selinho pra v/c lá no meu blog "LOUVOR A DEUS”
Beijos de luz!
Eliane

elisa.fenix@gmail.com disse...

Maria José. Gostei de saber que a ciência se aproxima da "luz" daquela que poucos acreditam,é necessário e urgente o amor entre os povos.
Beijinho
Lisa

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

del
jardin
de
la
esperanza
he
cogido
una
flor
ella
es
hoy
otoño
y
te
doy
mis
saludos
con
su
color…



desde mis HORAS ROTAS
Y

AULA DE PAZ


afectuosamente ., vuestro amigo :


jose
ramon …

ONG ALERTA disse...

Estamos em um nível diferente quando buscamos algo concreto e nos preocupamos em fazer melhor e ajudar, principalmente por termos anjos tão lindos nos guiando, sabe cada dia é um sufoco mas tenho certeza que o amor leva a paz...

Adriana disse...

Oi Maria José!!

Olha, vc não precisa se desculpar por nada, viu? Só agora eu coloquei visível no blog a caixinha dos seguidores mesmo... Fiquei muitíssimo feliz com seu comentário lá no Magnetismo, é um enorme incentivo para mim e uma alegria saber que vc gosta tanto de lá. Para mim tb é uma surpresa, porque observo que geralmente as pessoas gostam mais do estilo do blog 'espirita na net', ou pelo menos não comentam tanto lá no 'magnetismo', rsrs, mas é sempre bom esse retorno! Obrigada! Ah, gostei de ler muita coisa aqui do teu blog, mas as imagens que vc coloca me chamaram mesmo a atenção, que lindas! Beijos!

Rosani disse...

Olá! Maria José

Agradeço o carinho do seu comentário no meu cantinho, a net tem essa magia encontramos pessoas iluminadas e voce é uma delas, muito bacana seu blog.


beijos

seu gordo disse...

voce e muito sencivel sei que vai aadorar o filme ele e um quebra cabeça o desfecho do filme e sensacional

Anônimo disse...

Olá, Maria José ! Adorei seu post sobre Qs - quociente espiritual . O tema é fascinante.

JUREMA disse...

MJ ,adoro esta autora e já li o outro livro dela e degustei em suaves prestações ,não só pela boa leitura ,mas tmb por encontrar algumas dificuldades no entendimento .
Eu particularmente ,acredito que todas as pessoas tem este PONTO no cérebro ,a diferença está no uso correto dele , pois quanto mais voce amplia o campo de trabalho ,maior expansão toma o mesmo ,abrindo janelas infinitas de sabedoria ,que este MUNDO ESPIRITUAL está sempre pronto a nos ofertar.
Amei esta matéria e vou ti roubar uma cópia para ler de novo ,e de novo e outra vez ,tá bom lindinha?
beijão pra voce

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Obrigada a todos pelos comentários enriquecedores. JR, fique à vontade para fazer o que quiser. Aliás, fico feliz de ter postado algo que tenha trazido grande entusiasmo pelo estudo do assunto. Beijos carinhosos a todos vocês, meus amigos.