Páginas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

ESPIRITUALIDADE


Quando eu falo em espiritualidade, não estou me referindo a nenhuma igreja, a nenhuma religião particular, embora respeite todas.
Refiro-me à espiritualidade, como fazia Einstein, apontando para uma vivência cósmica,ou ainda, Fritjof Capra, que denominou seu último livro de “Pertencendo ao Universo”.
Espiritualidade é uma consciência não-dual, uma consciência de participação da parte no Todo que na essência é o amor e que na prática é a solidariedade.
Uma pessoa que despertou para essa dimensão espiritual é uma pessoa que não se vê separada do OUTRO, da Comunidade e do Universo.
Eu pergunto em sã consciência: você colocaria fogo no seu corpo? Se você se sente não-separado do outro você jogaria fogo em alguém que está dormindo num banco? E se você se sente não-separado da natureza você iria empestiá-la, destruir ecossistemas por, uma neurose de progresso compulsivo? Agora, testemunhamos o lado sombrio dessa religião do progresso a qualquer custo. Progresso, à custa hacatombe?
Você empestiaria a natureza se você não se sentisse não-separado dela? Sem sombra de dúvida. Nestes últimos séculos temos investido de forma unilateral no mundo da matéria e os frutos são notáveis! Sintetizados na tecnociência maravilhosa que dispomos.
A grande tragédia, entretanto é que não houve praticamente nenhum investimento significativo no mundo da subjetividade, da alma, da ética, da consciência, da essência. O resultado encontra-se nos noticiários tristes e apocalípticos de cada dia. Escaladas de violência, guerras infindáveis. A exclusão desumana de uma maioria que morre de fome, por uma minoria que morre de medo, extinção em massa de espécies. Rota da colisão do ser humano com a natureza e todo tipo de aplicações tecnológicas irresponsáveis.
O investimento maciço na alma é a única estratégia que poderá viabilizar a perpetuação com qualidade e dignidade de nossa espécie.
Antigas e esquecidas lições: De que serve o mundo inteiro se você perdeu a sua alma, se você se perdeu de si mesmo? Se você esqueceu do Ser que lhe faz ser? Felizmente... crise é também oportunidade de crescer e evoluir.
Gosto de confiar que o ser humano será a maior descoberta do Terceiro Milênio.

Nenhum comentário: