Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2009

O SILÊNCIO


O silêncio é o caminho de luz para encontrarmos Deus, onde residem a harmonia, a esperança e a paz.
Em silêncio ouvimos a voz de nossa consciência, o que ela tem a nos dizer, a corrigir nossos atos, intuir sobre o que podemos construir, em benefício de nossas vidas e de nossos próximos.
As matas vivem em silêncio e quando há algum som é sempre convidativo, o som da magia e chilrear dos pássaros, a conversa inocente desses irmãos animais, o ruído do pisar dos índios sobre as folhas secas que dão lugar às outras que nascem. É um contínuo nascer e morrer das folhas, alternando com o silêncio da noite.
Em silêncio, a vida parece mais atraente e convidativa à reflexão, quando damos asas aos sonhos e percebemos que tudo é possível desde que haja intenção de construir, a encontrar a estrada da vida que nos conduz à mais íntima liberdade.
No silêncio reparador e reconfortante de nossa alma, ouvimos o que tem as estrelas a nos dizer, a sinfonia que vem do universo a nos confortar, entender o vai-e-vem dos cometas que tingem o céu com seu lastro dourado, enfeitando a vida, convidando-nos a ser um pouco de poeta, a mágica da vida e seu esplendor.
O silêncio fortalece o espírito, eleva-nos à condição de ser de luz. Através do silêncio eu entendo o sentido da vida, e através do silêncio, medita-se, permite-se que a inspiração se aproxime como a águia que sobrevoa as montanhas protegendo seu ninho onde há vida e ninguém ousa chegar.
Em silêncio ouvimos os murmúrios dos românticos corações, a alma boêmia que canta em noites ciganas, o verso e prosa recitado pelo poeta que temos em nosso ser, para abrir caminhos para alegria e conquistar os corações.
No mais absoluto silêncio, ouvimos o que Deus tem a nos dizer, a verdade que nos tem a oferecer, a liberdade para viver, amar e não morrer.
Quem vive não morre – mergulha no silêncio de um novo ventre para mais tarde, um dia quando menos esperar, novamente... renascer.
O silêncio está em minha consciência, na consciência viva da natureza, está no céu, no murmúrio do mar, está na beleza que encanta a vida, está nos pais, filhos... está em você.

Se não puderes ser um pinheiro no topo de uma colina, sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva, e dá alegria a algum caminho. Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda. Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso... Mas sê o melhor no que quer que sejas.

VIVER SEM MEDO DE ERRAR


Descobri que por mais que eu busque sempre fazer a coisa certa ,sempre vou errar!!! Sei que não teria sentido a vida se não existissem também os erros.
De que valeria viver sem existir o risco de cometer erros? Não teria muito sentido não, porém, buscamos a perfeição, queremos tudo que é certo, fazer o certo, ser a pessoa certa, ter as coisas certas, mas pra isso, sempre erramos, cometemos falhas, falamos coisas na hora imprópria, chegamos muitas vezes atrasados, falamos sobre um assunto que não era conveniente na ocasião, olhamos indiscretamente quando não era pra olhar, rimos numa reunião seríssima, erramos até mesmo quando fazemos juras de amor...nossa!!! Esses erros são os melhores. Digo isso porque são erros que cometemos com mais frequência, e se depender de mim, vou errar nisso sempre, porque não faço jura de mentira, sempre que as fiz foi pra valer, se errei, e eu sei que errei, foi coisa do destino, não foi culpa só minha, circunstâncias me fizeram esquecer tais juras, tais amores, e muitas coisas que eu jurei ser pra sempre...
Nada é pra sempre. Durante minha vida inteira vou mudar meus pensamentos, vou falar coisas que eu mesma vou me surpreender. Depois, vou chorar por coisas pequenas , vou gritar de alegria, vou rir de nervosa, vou dormir vendo filme, vou comer mais por ansiedade e perder o apetite quando estiver apaixonada, fumar um maço de cigarro, enquanto espero um telefonema, tomar uma garrafa de vinho quando estiver em boa companhia, vou cochilar no sofá depois de ouvir minha música preferida no rádio, vou mandar flores e demonstrar meu amor, vou sorrir pra não chorar, vou pedir teu abraço, vou roubar um beijo, dizer sempre o que estou sentindo, e sentir sempre da maneira mais pura, vou vigiar, vou ter cuidados , sentir ciúmes, abraçar forte, fingir que não notei quando você fizer alguma coisa errada pra que não fique constrangido, mas com o tempo conseguir te ajudar com isso, que quando erre não fique sem jeito, mas que seja um motivo a mais para outra boa conversa entre nós. Vou fazer loucuras, vou esquecer da última briga, vou ligar após uma discussão, vou fazer surpresas, vou ficar sozinha por um tempo, vou jurar nunca mais dizer “eu te amo” , mas... vou acordar de bom humor, vou abrir as cortinas e receber o sol, colocar uma roupa linda, vou olhar pro espelho, e ver meu sorriso, ver o brilho nos meus olhos, vou sair sem rumo e no meio do caminho ter a grande idéia de tomar café com você.
Vou tentar ser feliz mais uma vez...vou jurar que dessa vez não erro mais, mesmo sabendo que isso é impossível, vou então tentar ser feliz, te fazer feliz...
Vou acreditar no amor, vou confiar no destino ...vou viver!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009


*SOS do coração: silêncio – previne contra o perigo; oração – prepara a passagem livre; serviço – garante a marcha correta.

*Sombra e luz podem surgir em qualquer circunstância.

*Existência é a soma de tudo o que fizemos de nós até hoje.

*Em você existem, as causas da sua derrota e vibram as forças de seu triunfo.

*Diante da noite, não acuse as trevas. Aprenda a fazer luz.

*Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas.

DAS DORES


Dores... quem nunca sentiu? Quer ela seja física ou moral, quer seja própria ou dos outros, quer seja grande ou pequena, todos tivemos um dia nosso encontro marcado com ela.
Faz parte da vida, da busca do crescimento e do aprendizado. E ninguém morre de dor, morre até daquilo que a causa, mas não dela mesma, pois é um processo necessário ao nosso aprimoramento. E ela muitas vezes nos faz lembrar que estamos vivos.
A dor não é uma escolha, uma opção (salvo para os masoquistas), mas a conseqüência de algo nas nossas vidas.
Em francês, costuma-se dizer: “Não se faz uma omelete sem quebrar os ovos” e essa é a essência e base da compreensão desse caminho necessário à nossa existência.
Poderíamos ficar sem ele? Claro! Mas a vida não teria o mesmo sabor. Quem já experimentou grandes dores físicas ou existenciais e se curou depois, sabe perfeitamente do que estou dizendo.
Na nossa busca da felicidade, a dor é apenas uma etapa. Se conseguimos vê-la de uma maneira positiva, tudo fica mais fácil, mais coerente. Se até o ouro precisa ser provado pelo fogo antes de mostrar-se brilhante e valioso ao mundo, que diremos nós.
Que saibamos enfrentar as provações de cabeça erguida e olhos abertos.
Que possamos guardar sempre no peito a fé e esperança de que amanhã um mundo melhor nos espera.

domingo, 28 de junho de 2009

13 REFLEXÕES PARA VIVER


1) Quero-te não por quem és, e sim por quem sou quando estou contigo.
2) Nenhuma pessoa merece as tuas lágrimas, e se houver quem as mereça, ela não te fará chorar.
3) Só porque alguém não te ame como tu queres, não significa que não te ame com todo o seu ser.
4) Um verdadeiro amigo é quem te dá a mão e te toca o coração.
5) A pior forma de amar alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca o poderás ter.
6) Nunca deixes de sorrir, nem sequer quando estás triste, porque nunca sabes quem se pode enamorar pelo teu sorriso.
7) Podes ser somente uma pessoa para o mundo, porém, para alguma pessoa tu és o seu mundo.
8) Não passes o teu tempo com alguém que não esteja disposta a passá-lo contigo.
9) Queira Deus que conheças muita gente errada antes de conheceres a pessoa adequada, para que quando por fim a conheças, possas estar agradecido.
10) Não chores porque já terminou, sorri porque aconteceu.
11) Sempre haverá gente que te desiluda, por isso o que tens de fazer é seguir confiando e só ser mais cuidadoso em quem confiares duas vezes.
12) Transforma-te numa pessoa melhor e assegura-te de saber quem és antes de conhecer alguém mais e deixar que essa pessoa te veja como eras.
13) Não te enfureças tanto, as melhores coisas sucedem quando menos as esperas.

*Quando você se faz responsável pelos outros, acaba se tornando irresponsável consigo mesmo.
*Responsabilidade é nossa habilidade natural de gerar respostas para criar a nossa própria vida, sabendo que experimentaremos as conseqüências de nossas ações.

Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.
Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos. A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.
Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade.

Se você é infeliz no amor, preste atenção no que está fazendo em sua vida. Identifique os papéis que tem assumido e reconheça que você não é nada daquilo. Descobrir como você é, do que gosta é a chave para obter felicidade.
Conhecer-se é fundamental. Saiba avaliar o que lhe dá prazer. Respeite seus sentimentos. Não tenha medo de ser o que é. Se fizer isso, sentirá um calor agradável no peito, uma alegria gostosa, que tornará sua vida mais bonita e colocará mais sedução em seu sorriso.
Essa beleza da alma que se reflete nos sentimentos verdadeiros atrai, conquista, seduz. É o carisma. E se você jogar fora seu "sonho de amor", deixar acontecer naturalmente, gostar das pessoas como elas são, descobrirá de quanta beleza, dignidade, dedicação e amor elas são capazes. É só tentar.

Se você quer ser feliz, mande embora seu "severo juiz", ouça seu coração. Valorize o que sente e seja uma pessoa verdadeira. Assuma seus sentimentos. Só diga sim depois de sentir o que realmente quer. Não tenha receio de dizer não. Deixe de contar seus problemas aos outros e perguntar o que deve fazer. Confie em seus critérios. Você pode! Experimente.


Nossas atitudes escrevem nosso destino. Nós somos responsáveis pela vida que temos. Culpar os outros pelo que nos acontece é cultivar a ilusão. A aprendizagem é nossa e ninguém poderá fazê-la por nós, assim como nós não poderemos fazer pelos outros. Quanto mais depressa aprendermos isso, menos sofreremos.


O carisma é a expressão da alma. Quando a alma fala, sua essência espiritual e divina se manifesta, e a pessoa brilha, conquista, aparece. É nela que reside sua força e poder. Negá-la é preferir a obscuridade.



Se os homens descobrissem a verdadeira finalidade da vida, se pudessem conhecer os verdadeiros valores do espírito eterno certamente mudariam suas atitudes e evitariam muitos sofrimentos.



As dores do crescimento são inevitáveis, entretanto, elas são insignificantes diante do volume de sofrimentos que o homem cria por ignorar como a vida funciona.


A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar que tudo na vida tem seu preço.


Deus não erra. Se um fato nos parece errado é porque não estamos conseguindo ver corretamente, peçamos a "ele" que abra nosso entendimento.


Assumir a responsabilidade por nossos atos, com coragem e disposição, nos coloca a favor da vida e ela nos apóia.



Uma situação tem vários lados, ela poderá ser boa ou ruim, dependendo de como a olhamos.


As pessoas são diferentes não adianta esperar que elas procedam como imaginamos.

A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa.



Somos todos prisioneiros, mas alguns de nós estão em celas com janelas, e outros sem.


Adoro caminhar em silêncio pelas sombras. Sou um bicho da noite, do crepúsculo, uma caçadora noturna. O barulho me fere a alma; busco a quietude, o contato comigo mesma e com a natureza.

sábado, 27 de junho de 2009

VIVER EM PLENITUDE


Eu pensei que a gente se acostumava com tudo na vida. Eu pensei que com o tempo tudo pareceria normal dentro do nosso coração e nos concentraríamos em outras coisas. Mas a gente não se acostuma não.
A gente só aprende a não se surpreender. A gente aprende a resignação. Mas dentro do nosso peito aquele sentimento de incompreensão continua intacto, mesmo se aprendemos a viver e conviver com o que nos choca, nos maltrata e deixa o futuro incerto.
A violência virou pão de cada dia pra muita gente. Mas ninguém se acostuma, ninguém pode se acostumar, ninguém pode continuar vivendo como se ela não existisse, porque é uma realidade e devemos e precisamos estar alertas a tudo o que nos envolve.
E a vida continua bela, apesar de tudo. Ela existe independente de toda a maldade humana e mesmo independente de toda bondade. As flores continuam nascendo em solo árido ou úmido, clima frio ou quente. Elas nascem porque é assim, porque para isso foram feitas: embelezar a terra. Como nós.
A vida não é vazia, ela é plena. Vazios muitas vezes nos sentimos nós, quando a solidão vai escurecendo todo o nosso interior e parece apagar tudo o que vivemos e os porquês da nossa existência.
São esses momentos onde nos perguntamos onde ir, sem ver ao menos soluções que possam nos fazer acreditar que existe um depois, que existe um amanhã, porque os homens vão nos roubando a esperança última.
E desaprendemos assim não a viver, mas a beber o néctar da vida e se deliciar com ele. Pessoas fecham-se em casa para sentirem-se seguras e a vida, ou o que resta dela, fica resumida a quatro paredes. A própria casa transforma-se em prisão.
Mas não podemos ficar presos às nossas emoções e às atitudes das pessoas, apenas ser cautelosos, sem que isso modifique totalmente nosso comportamento e visão da vida, pois que ela corre para todos os cantos e ri e se oferece.
Precisamos abraçá-la enquanto ela nos sorri, mesmo se os homens destroem as flores. Precisamos ser, pelas nossas crianças e por nós, aqueles que vão continuar plantando porque o amanhã virá e se estivemos ainda aqui, precisamos estar preparados.
Sejamos nós aqueles que, perdendo tudo, não perdem a fé. Sejamos aqueles que não se acostumam nunca com o desamor, mas que nem por isso vão deixar de viver. Porque Deus nos deu a terra e tudo o que nela há como herança e é isso que devemos ensinar aos nossos pequenos.

A LIÇÃO DO VÔO DA AIR FRANCE


É difícil em uma tragédia como esta, o vôo 447 da Air France, onde 228 pessoas morreram, não nos solidarizarmos com os parentes e amigos das vítimas. Há uma forte energia de compaixão por eles, e não de dó.
A grande diferença entre dó e compaixão é um simples posicionamento: quando sentimos dó de alguém é porque nós nos colocamos num patamar acima dele; quando sentimos compaixão estamos todos no mesmo degrau.
Mas o que podemos extrair de útil desta tragédia para as nossas vidas e dos parentes que ficaram? Quantas pessoas entraram naquele avião sem se despedir de parentes e amigos? Quantos entraram brigados com pai, mãe, irmão ou qualquer ente querido? Quem deixou de dizer para seu familiar ou amigo que o amava e sentiu vergonha? Quantos deixaram para resolver algum conflito que tinham quando retornassem? Quantos estavam fazendo planos para o futuro? Quantos estavam fazendo tantas coisas...
Na Índia assisti à palestra de um “mestre” que dizia que a maior mentira que contamos para nós mesmos é que não somos em essência Deus. Eu respeito a verdade dele, mas acredito em outra mentira maior que contamos a nós mesmos, todos os dias: que nunca iremos morrer. Seguimos a nossa rotina como se a morte não existisse, como se apenas as outras pessoas morressem. Acredito que deveríamos agir da maneira totalmente contrária: vivermos como se fôssemos morrer no próximo segundo.
O Budismo fala muito sobre este tema, a morte, o que para algumas pessoas o consideram mórbido. Mas muito sabiamente eles falam sobre a morte para que você reflita sobre a sua vida, pois a única certeza que temos é que iremos morrer. Isso é motivo de muita alegria sabermos que ainda temos a oportunidade de, neste momento, realizarmos os nossos desejos, expressarmos nossas emoções, dizermos o quanto o outro é importante para nós, o quanto amamos, o quanto nos magoamos, tudo que nós tivermos vontade de fazer. Não deixarmos que a vergonha, medo e o receio do que os outros vão pensar interfira na nossa decisão de viver a vida enquanto podemos. É uma frase muito mal percebida e dita de maneira banal, mas corresponde a uma verdade: só temos o agora.
Sei que isso não é fácil para mim nem para você, mas é uma semente que temos que regar todos os dias. Este pode ser meu último artigo, por que não?
Paz e muita luz na vida dos familiares.

QUINDIM NA PORTARIA


Estava lendo o novo livro do Paulo Hecker Filho, “Fidelidades”, onde, numa de suas prosas poéticas, ele conta que, antigamente, deixava bilhetes, livros e quindins na portaria do prédio do Mario Quintana: “Para estar ao lado sem pesar com a presença”.
Há outras histórias e poemas interessantes no livro, mas me detive nesta frase porque o não pesar os outros com nossa presença é um raro estalo de sensibilidade.
Para a maioria das pessoas, isso que chamo de um raro estalo de sensibilidade tem outro nome: frescura.
Afinal, todo mundo gosta de carinho, todo mundo quer ser visitado, ninguém pesa com sua presença num mundo já tão individualista e solitário.
Ah, pesa!
Até mesmo uma relação íntima exige certos cuidados.
Eu bato na porta antes de entrar no quarto das minhas filhas e na de meu próprio quarto, se sei que está ocupado.
Eu pergunto para minha mãe se ela está livre antes de prosseguir com uma conversa por telefone.
Eu não faço visitas inesperadas a ninguém, a não ser em caso de urgência, mas até minhas urgências tive a sorte de que fossem delicadas.
Pessoas não ficam sentadas em seus sofás aguardando a chegada do Messias, o que dirá a do vizinho.
Pessoas estão jantando.
Pessoas estão preocupadas.
Pessoas estão com o seu blusão preferido, aquele meio sujo e rasgado, que elas só usam quando ninguém está vendo.
Pessoas estão chorando.
Pessoas estão assistindo a seu programa de tevê favorito.
Pessoas estão se amando.
Avise que está a caminho.
Frescura, jura?
Então, tá! Frescura, que seja!
Adoro e-mails justamente porque são sempre bem-vindos, e posso retribuí-los sabendo que nada interromperei do lado de lá.
Sem falar que encurtam o caminho para a intimidade.
Dizemos pelo computador coisas que face a face seriam mais trabalhosas.
Por não ser ao vivo, perde o caráter afetivo?
Nem se discute que o encontro é sagrado.
Mas é possível estar ao lado de quem a gente gosta por outros meios.
Quando leio um livro indicado por uma amiga, fico mais próxima dela.
Quando mando flores, vou junto com o cartão.
Já visitei um pequeno lugarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido, anos antes.
Também é estar junto.
Sendo assim, bilhetes, e-mails, livros e quindins na portaria não é distância: é só um outro tipo de abraço.

O AMOR


Se eu não tivesse amor, nada seria.
E, tendo amor, tudo entrego e nada sou.
O amor, de tão nobre, nos torna humildes.
Possuindo-nos, possui também nossas forças, nossas vontades, nos deixa à mercê do outro e dos seus desejos.
Ele nos escraviza, sem que por isso nos sintamos cativos e tenhamos desejos de liberdade.
É uma prisão voluntária.
Ele nos limita e nos deixa ilimitados.
O riso do outro pode ser nossa felicidade, bem como sua lágrima pode ser nossa tristeza.
A pessoa amada pode tocar nossa alma a qualquer momento e nós mesmos, sem reservas, deixamos a porta aberta.
Quando o amor torna-se a razão da nossa vida, a falta dele torna-se também a não razão dela.
Tão grandes e tão pequenos somos quando amamos alguém!
Já nem sei quem sou, se não somos dois.
Se não somos dois, não sou ninguém.
Hei de morrer de amor, se de amor não posso viver.
O amor nos mói, nos transforma. De tanto doer, nos ensina a resignação, a aceitação.
É uma sublime porta por onde entramos e deixamos na entrada nossas defesas.
Mas ainda assim nos faz sentir fortes o bastante para enfrentar o mundo.
Somos condenados e agraciados ao mesmo tempo.
O amor não tem razão, não tem explicação e nem definição. É tudo por tudo.
Quem amou uma vez, amará ainda. E chorará. E rirá. E dará graças por essa aura que o torna diferente aos olhos do mundo.
O amor é sublime e sublima.
Não mais palavras... se o amor sem falar, já diz tudo...

Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, você é o reflexo do que pensas diariamente.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

O homem sábio busca não o prazer, mas a libertação das preocupações e sofrimentos.

Se você anda repetindo muito “eu preciso tanto de você” ou, você é a razão da minha vida”, cuide-se.

Trabalhe, trabalhe muito a seu favor. Pare de esperar a felicidade sem esforços. Pare de exigir das pessoas aquilo que nem você conquistou ainda.

Nossa compreensão do universo ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.

Ajuizados serás, não supondo que sabes o que ignoras.

Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.

Aquele que aprende, mas não pensa, está perdido. Aquele que pensa, mas não aprende, está em grande perigo.

Só quem entende a beleza do perdão, pode julgar seus semelhantes.

A vida que não passamos em revista, sem reflexão, não vale a pena viver.

A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.

Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado.

O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais será esquecido.

A alma não tem segredo que o comportamento não revele.

Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente.

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.

Todo desejo incômodo e inquieto se dissolve no amor da verdadeira filosofia.

A libertação do desejo conduz à paz interior.

Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser.
Se o desejo escraviza o pensamento, a verdade foge de imediato pela janela mais próxima. Quando as pessoas abandonam sua natureza essencial para seguir seus desejos, suas ações nunca são corretas.

Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.

O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento.

Escolha um trabalho que ama e não terá que
trabalhar um único dia em sua vida.
O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.

É melhor acender uma vela que amaldiçoar a escuridão.

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

Não são as más ervas que sufocam o grão, é a negligência do cultivador.

A música gera um tipo de prazer sem o qual a natureza humana não pode passar.

TE ENCONTREI


Deus...
Passei tanto tempo te procurando não sabia onde estavas, olhava o infinito não te via. E pensava comigo mesmo: será que você existe?
Não me contentava, na busca e prosseguia.
Tentava te encontrar nas religiões e nos templos.
Você também não estava. Te busquei através dos sacerdotes e pastores, também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descrente.
E na descrença, te ofendi, na ofensa tropecei, e no tropeço caí, e na queda senti-me fraco.
Fraco procurei socorro. No socorro encontrei amigos. Nos amigos encontrei carinho. No carinho eu vi nascer o amor.
Com o amor eu vi crescer um mundo novo. E no mundo novo resolvi viver. E o que recebi resolvi doar.
Doando alguma coisa muito recebi. E em recebendo senti-me feliz. E ao ser feliz encontrei a paz.
E tendo a paz foi que enxerguei que dentro de mim é que você estava.
E sem procurar-te, foi que Te encontrei.

AS PESSOAS VENCEDORAS E AS PESSOAS DERROTADAS


Quando a pessoa Vencedora comete um erro, diz: “Equivoquei-me“, e aprende a lição. Quando uma pessoa Derrotada comete um erro, diz: "Não foi culpa minha“, e responsabiliza outros.
Uma pessoa Vencedora sabe que a adversidade é a melhor dos mestres.
Uma pessoa Derrotada sente-se vítima diante da adversidade.
Uma pessoa Vencedora sabe que o resultado das coisas depende de si.
Uma pessoa Derrotada crê que existe a má sorte.

Uma pessoa Vencedora trabalha muito e arranja mais tempo para si mesma.
Uma pessoa Derrotada está sempre "muito ocupada" e não tem tempo sequer para os seus.
Uma pessoa Vencedora enfrenta os desafios um a um.
Uma pessoa Derrotada rodeia os desafios e não se atreve a tentar.
Uma pessoa Vencedora compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
Uma pessoa Derrotada faz promessas, não “mete os pés a caminho” e quando falha só sabe se justificar.
Uma pessoa Vencedora diz: "Sou bom, mas vou ser melhor".
Uma pessoa Derrotada diz: "Não sou tão mau como são muitas outras pessoas".
Uma pessoa Vencedora escuta, compreende e responde.
Uma pessoa Derrotada não espera que chegue o seu turno para falar.
Uma pessoa Vencedora respeita aqueles que sabem mais e preocupa-se em aprender algo com eles.
Uma pessoa Derrotada resiste a todos aqueles que sabem mais e apenas se fixa nos seus defeitos.
Uma pessoa Vencedora sente-se responsável por algo mais que apenas o seu trabalho.
Uma pessoa Derrotada não se compromete e sempre diz: “Faço o meu trabalho e já chega”.
Uma pessoa Vencedora diz: “Deve haver uma melhor forma de o fazer.”
Uma pessoa Derrotada diz: "Este é o modo como sempre temos feito. Não há outro."
Uma pessoa Vencedora é PARTE DA SOLUÇÃO.
Uma pessoa Derrotada é PARTE DO PROBLEMA.
Uma pessoa Vencedora consegue "ver a parede na sua totalidade".
Uma pessoa Derrotada fixa-se "no azulejo que lhe toca colocar".

BOLSA DE ÁGUA QUENTE


Certa noite eu estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. Apesar do esforço, ela não resistiu e nos deixou com um bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos.
Era muito complicado manter o bebê vivo sem uma incubadora (não tínhamos eletricidade para ativar a incubadora). Também não tínhamos recursos adequados de alimentação.
Mesmo morando na linha do Equador, as noites eram frias com aragens traiçoeiras.
Uma das aprendizes de parteira foi buscar a caixa que reservávamos a tais bebês e os panos de algodão para envolvê-lo.
Uma outra, foi acender o fogo para aquecer uma chaleira com água, para a bolsa de água quente.
Sem demora, retornou desconsolada, pois a bolsa disponível, havia rompido. Borracha estraga fácil em clima tropical. "Era nossa última bolsa", disse-me.

Assim como no ocidente se diz que "não adianta chorar sobre o leite derramado", na África Central poderia ser que “não adianta chorar sobre bolsas estragadas”. Elas não crescem em árvores, e não existem farmácias no meio das florestas.
"Muito bem", eu disse, coloque o bebê em segurança o mais próximo quanto possível do fogo e durmam entre a porta e o bebê para protegê-lo das rufadas de vento frio. Precisamos manter o bebê aquecido.
Na manhã seguinte, fui orar com as órfãs que se dispuseram a reunir comigo. Fiz uma série de sugestões que pudessem despertá-las a orar e, também, contei-lhes sobre o bebê.
Expliquei nossa dificuldade em manter o bebê aquecido, em função da única bolsa de água que havia estourado, e que o bebê poderia morrer de frio.
Mencionei a irmãzinha de 2 anos, que não parava de chorar, pela perda e ausência da mãe.
Durante as orações, uma das meninas de 10 anos, uma de nossas crianças africanas, orou:
“Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente. Amanhã talvez já vai ser tarde, Deus, porque o bebê pode não agüentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje, meu pai”.
Enquanto eu ainda procurava recuperar o ar diante de tamanha demonstração de fé, ela acrescentou:
"E já que está cuidando disso, Deus, por favor, manda junto uma boneca para a irmãzinha dela, para que ela saiba que o senhor a ama de verdade.”
Fiquei em apuros. Eu poderia simplesmente dizer “Amém”. Eu, honestamente, não podia acreditar, que Deus atenderia àquele pedido. A bíblia nos ensina que a fé não tem limites.
O único jeito de realizar esse pedido, seria por encomenda à minha terra natal, via correio. Eu estou na África, há quatro anos e jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. De qualquer forma, se alguém enviasse algo, mandaria uma bolsa de água quente? Eu morava na linha do Equador.
À tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão de minha casa. Corri... Ao chegar em casa, o carro havia partido, mas deixara um pacote de 11 kg na varanda.
Chorei. Não consegui abrir o pacote sozinha, e pedi que algumas crianças do orfanato me ajudassem. Tudo foi feito com muito cuidado, para que nada fosse danificado. Os corações batiam forte.
Os olhos acompanhavam, arregaladamente, cada ação. A camada de cima, era composta de roupas coloridas e cintilantes. O silêncio tomava conta, à medida que ia tirando as novidades. Havia ataduras para leprosos, caixinhas de uvas-passas, farinha, que daria um gostoso bolo no fim de semana.
Quando pus as mãos de novo na caixa, pasmem. “Uma bolsa de água quente, novinha em folha”. Eu gritei! Eu não havia feito nenhuma encomenda neste sentido. Ruth, que estava perto, saltou e começou a gritar: "Se Deus mandou a bolsa, ele também mandou a boneca.”
Enfiando as mãos na caixa, procurava pela boneca. E lá estava ela. Maravilhosamente vestida. Ruth nunca duvidara. Olhando para mim, perguntou:
“Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?”
Este pacote estivera a caminho por 5 meses. Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, que atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. Uma das meninas da turma, decidiu mandar junto uma boneca . . . cinco meses antes !!! em resposta a uma oração, de outra menina de 10 anos que acreditou fielmente que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde.
“Eu darei a eles o que desejam, antes mesmo de Me pedirem.” (Is 65.24) Tradução da Bíblia Viva.
Oração:
"Pai, peço que abençoe a todos que lêem esta oração. Atenta para suas mentes e corações.” Onde houver dor, concede paz e misericórdia. Onde houver dúvidas, renova a confiança de que podes agir por meio deles. Onde houver cansaço e esgotamento, dá força e orientação, para se colocarem sob a Tua liderança. Onde houver estagnação espiritual, peço-Te que o renove, e mostre que queres que se aproximem de ti, e busquem intimidade contigo. Onde houver medo, revela Teu amor, e conceda a Tua coragem. Onde houver qualquer pecado criando bloqueios, dá-lhes o poder de enxergá-lo, para que as amarras se soltem em favor de quem confia em Ti. Abençoa tudo o que somos e temos, abrindo nossos olhos e coração para onde a necessidade nos orientar. Dá-nos discernimento para reconhecer os obstáculos e a superá-los pelo Teu poder e amor. Te peço isso, meu Pai, em nome de Teu Santo Filho, Jesus. Amém !!”

UM BRINDE AO AMOR



Sempre há um pouco de loucura no amor, mas há sempre um pouco de razão na loucura.
Friendrich Nietzche
Se, em meio às adversidades, persevera o coração com serenidade, com alegria e com paz, isto é amor.
Santa Teresa de Jesús
O amor se compadece e tanto mais se compadece quanto maior é o amor.
Miguel de Unamuno
O começo do amor consiste em deixar que as pessoas a quem amamos sejam absolutamente elas mesmas e em não pressioná-las para que se amoldem à nossa imagem.
Thomas Merton
Nos amores passageiros, o que se busca são coisas excepcionais; nos amores profundos, o que se quer é tempo para compartilhar as coisas de todos os dias, porque as coisas de todos os dias se tornam excepcionais. Verónica Cheja


POESIA PARA MINHA FILHA


Alma gêmea de minhalma,
que pela bondade de Deus
me foi confiada para
criar, educar, servir, amar.
Oh! Meu bom Deus,
quão agradecida sou por
ter-me concedido este privilégio,
o merecimento de ter Marcela
em minha vida.

Alma gêmea de minhalma,
que aqui chegou, me encantou,
me fortaleceu, encheu meu coração,
e me tornou mãe.

Comigo partilhou
dores e alegrias,
conquistas e derrotas,
sonhos para a nossa vida.

Alma gêmea de minhalma,
sempre solidária, gentil, meiga,
educada, tolerante, conciliadora,
a distribuir sorrisos e palavras de amor.

Vinda pelas bênçãos Divinas,
veio inundar minha vida de
esplendor e felicidade.

Você se foi num doce e suave sono,
deixando sua marca
nos sentimentos de amor e carinho
em meu coração.

Aqui fiquei sem você,
chorando quando a saudade aperta,
quando a dor chega forte e mina minhas forças,
quando a garganta dá um nó e sufoca,
choro pela saudade que insiste em ficar.

A distância por ora nos separa,
mas estaremos sempre juntas em pensamento,
pois o nosso amor está acima de qualquer distância,
por maior que seja.

Outras vidas nos aguardam, filha.
Agora, peço a Deus
força para eu continuar, e
felicidade e alegria na sua caminhada
na vida eterna.

Alma gêmea de minhalma,
princesa da minha vida,
ruivinha do meu coração,
meu raio de sol,
meu maior tesouro,
meu eterno amor.

Fiz esta poesia para minha querida Marcela, em 9 de junho de 2007, um ano após a sua passagem para o outro lado da vida.



sexta-feira, 26 de junho de 2009

TRÊS MÚSICAS E SUAS HISTÓRIAS


Às vezes perdemos tanto tempo na vida com brigas, com intrigas bobas, com falta de diálogo, que chegamos até mesmo a esquecer aquilo que realmente importa.
Deixamos de abraçar, de beijar, de dar um alô, de dizer algo para quem amamos, que nem nos damos conta de que outras oportunidades podem não vir.
Não devemos deixar isto para amanhã, pois talvez, o amanhã não chegue!
O autor de 'Gostava tanto de você', Édson Trindade, não escreveu esta música por causa de uma namorada que o tinha abandonado, mas sim, para a filha dele que havia falecido em um acidente. Talvez esta canção seja um bom motivo para você começar caçar libélulas, dançar, brincar, namorar, beijar, nadar, andar de bicicleta, soltar pipa ou fazer qualquer outra coisa que queira, de verdade.
Cartola compôs ‘O mundo é um moinho’ quando soube que sua filha era prostituta.
Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teria que optar por sua mulher ou por sua filha. Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram no parto. Agora é possível 'sentir' a letra da música. Conhecendo esta breve história passamos a ouvir a música sob novo contexto, entendendo como a dor pode ser transformada em poema e arte.

GOSTAVA TANTO DE VOCÊ
Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar
Você marcou na minha vida
Viveu morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate
E eu gostava tanto de você..
Gostava tanto de você...
Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato
Não quero ver para não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu gostava tanto de você..
Gostava tanto de você...

O MUNDO É UM MOINHOAinda é cedo, amor
mal começaste a conhecer a vida
já anuncias a hora da partida
sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Presta atenção, querida,
embora eu saiba que estás resolvida
em cada esquina cai um pouco a tua vida
em pouco tempo não serás mais o que és.
Ouça-me bem, amor,
presta atenção, o mundo é um moinho
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
vai reduzir as ilusões a pó.
Presta atenção, querida,
de cada amor tu herdarás só o cinismo
quando notares estás à beira do abismo
abismo que cavaste com os teus pés.

FLOR DE LIZ
Valei-me, Deus! É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez, tudo mudar de vez.
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei.
Será talvez que a minha ilusão, foi dar meu coração,
com toda força, pra essa moça me fazer feliz,
e o destino não quis, me ver como raiz de uma flor de Liz.
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira.
Morto na beleza fria de Maria.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu...

TOCANDO EM FRENTE


Ando devagar porque já tive pressa.
Levo este sorriso porque já chorei demais.
Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe?
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei.
Eu nada sei...
Conhecer as manhas e as manhãs...
O sabor das massas e das maçãs...
É preciso amor pra poder pulsar...
É preciso paz pra poder sorrir...
É preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha,
ir tocando em frente.
Como um velho boiadeiro levando a boiada,
eu vou tocando os dias, pela longa estrada,
eu vou...

Estrada eu sou...
Todo mundo ama um dia...
Um dia todo mundo chora.
Um dia a gente chega...
E no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história.
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz!
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs...
É preciso amor pra poder pulsar.
É preciso paz pra poder sorrir.
É preciso a chuva para florir...
Cada um de nós compõe a sua história.
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz...

TANTRA INDIANO


Coma muito arroz integral.

Dê às pessoas mais do que esperam e faça-o com gosto.

Decore seu poema favorito.

Não acredite em tudo o que escuta, não gaste tudo o que tens, nem durma o quanto quiseres.

Quando disser "te amo", diga-o de verdade…

Quando disser "sinto muito", olhe a pessoa nos olhos.

Creia no amor a primeira vista.

Jamais ignore os sonhos dos outros.

Ame profunda e apaixonadamente, você pode sair ferido, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente.

Enfrente os desacordos, lute limpo, não ofenda.

Não julgue aos demais pelos seus parentes.

Fale lentamente, mas pense com rapidez.


Quando alguém fizer uma pergunta que não queira responder, sorria e pergunte: "Pôr que quer saber?"

Lembre que o maior amor e as maiores conquistas envolvem maiores riscos.

Ligue para seu pai, para sua mãe. Se isto não é possível ao menos pense neles.

Diga "SAÚDE", quando escutar alguém espirrar. Isso não é de mau gosto como dizem.

Quando perderes, não perca a lição.

Lembre dos três R's: Respeito a você mesmo; Respeito aos demais; Responsabilidade para todas suas ações.

Não permita que uma pequena disputa destrua uma grande amizade.

Quando você perceber que errou, faça o que for necessário para consertar seu erro. Imediatamente.

Sorria quando responder ao telefone. Quem liga poderá escutá-lo na sua voz.


Case com uma pessoa que goste de conversar, pois quando chegar a velhice as habilidades de conversador vão ser mais importantes que qualquer outra.

Passe algum tempo em solidão.

Abra seus braços às trocas, mas não se desprenda de seus valores.

Lembre que o silêncio é, às vezes, a melhor resposta.

Leia mais livros e assista menos TV.

Viva uma boa e honesta vida. Assim, quando estiver velho e lembrar do passado, vai ver como o desfruta pela segunda vez.

Confie em Deus, mas fecha bem teu carro.

Uma atmosfera amorosa no teu lar é importante.

Faça o possível para criar um lar tranqüilo e harmonioso.

Quando você estiver em desacordo com as pessoas queridas trate somente a situação atual.

Não remexa em situações passadas.

Leia entre linhas.

Compartilhe seus conhecimentos. É uma maneira de conseguir a imortalidade.

Seja gentil com o planeta.

Se ocupe de seus próprios assuntos.

Não confie em quem não fecha os olhos quando beija.

Uma vez ao ano visite algum lugar onde nunca tenha estado.

Se ganhas muito dinheiro, ajuda o teu próximo. Essa é a maior satisfação que a fortuna pode te dar.

Lembre que não conseguir o que quer, às vezes, é um golpe de sorte.

Aprenda bem as regras… assim saberás como infringi-las do modo certo.

Lembre que o melhor relacionamento é aquele no qual o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade que um tem do outro.

Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que renunciar para consegui-lo.

Enfrente o amor e o ato de cozinhar com total abandono.

O VÔO DOS GANSOS


Na próxima temporada, quando vires os gansos emigrar, dirigindo-se para um lugar mais quente para passar o inverno, repara que voam em forma de “ v “.
Talvez te interesse saber por que eles o fazem assim. Ao voar em formação de “ v ”, o bando inteiro aumenta em 71% o alcance do vôo em relação ao de um pássaro voando sozinho.
Lição 1: Compartilhar da mesma direção e sentido do grupo, permite chegar mais rápido
e facilmente ao destino, porque ajudando-nos uns aos outros os resultados são melhores. Quando um ganso sai da formação, sente a resistência do ar e a dificuldade de voar sozinho. Então, rapidamente, retorna à formação, para aproveitar o poder da elevação dos que estão à sua frente.
Lição 2: Permanecendo em sintonia e unidos junto àqueles que se dirigem conosco na mesma direção, o esforço será menor. Será mais fácil e agradável alcançar as metas. Estaremos dispostos a aceitar e oferecer ajuda.
Quando o ganso líder se cansa, muda-se para o final da formação, enquanto outro assume a dianteira.
Lição 3: Compartilhar a liderança, respeitar-nos mutuamente o tempo todo. Dividir os problemas e os trabalhos mais difíceis. Reunir habilidades e capacidades, combinar dons, talentos e recursos.
Os gansos voando em formação, grasnam para dar coragem e alento aos que vão na frente, para que assim mantenham a velocidade.
Lição 4: Quando há coragem e alento, o progresso é maior. Uma palavra de ânimo a seu tempo motiva, ajuda, dá forças, produz o melhor dos benefícios.
Quando um ganso adoece, fica ferido ou está cansado e deve sair da formação, outros saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra ou seja capaz de voar novamente; e então alcançam seu bando, ou se integram em outra formação.
Lição 5: Estejamos unidos um ao lado do outro apesar das diferenças, tanto nos momentos difíceis, como nas horas de trabalho. Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos e unidos; se tornarmos realidade o espírito de equipe; se apesar das diferenças, pudermos formar um grupo humano para enfrentar todo tipo de situações; se entendermos o verdadeiro valor da amizade; se tivermos consciência do sentimento de partilha... a vida será mais simples,e o vôo dos anos mais prazeroso!

DISCURSO DE UM PARANINFO


Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.
Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse:- "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo." E ela responde: -"Eu também não, meu filho". Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. Que era ficção, mas hoje é realidade, na pessoa de Geraldo Bulhões, Denilma e Rosângela, sua concubina.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não sente-se e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia! Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios. O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso.
"TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE, E VOCÊ NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA"

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PEQUENOS GESTOS


É curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados questionamentos do cotidiano... Vejamos:
A mais longa caminhada só é possível passo a passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra...
Os milênios se sucedem, segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes...
Se não fosse a gota, não haveria a chuva...
O mais simples ninho se faz de pequenos gravetos...
A mais bela construção, se faz tijolo por tijolo...
Imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia...

Dá pra imaginar que apenas sete notas tenham dado vida à “Ave Maria” de Bach, e a “Aleluia” de Hendel...
O brilhantismo de Eistein e a ternura de Madre Tereza de Calcutá tiveram que estagiar no período fetal e nem mesmo Jesus, expressão maior do amor, dispensou a fragilidade do berço...
Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, benevolência, indulgência e perdão, dia a dia...
Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta pequena parcela que chamamos de “EU”.
Não é fácil e nem rápido... Mas vale a pena tentar!
Muitas vezes pedimos ao céu aquilo que está em nossas mãos...
Quase todos os dias reclamamos do mundo em que vivemos, rogando a Deus por dias melhores.
Mas o que fazemos nós para que isso aconteça?
Sei que não posso mudar o mundo, mas preciso reconhecer que “eu” mesmo preciso de mudança.
Dai-me, Senhor, dia após dia a paz, a sabedoria e a força.Por isso peço agora a Deus a graça de poder enxergar a mim mesmo, de perceber tudo o que em mim deve ser mudado.
Por isso, peçamos a Deus que afaste de nós todo o orgulho e vaidade que nos impedem reconhecer nossos defeitos e erros e que nos dê forças para superá-los. Peçamos a Deus que nos dê, dia após dia, a paz, a sabedoria e a força. E rogamos para que todos sintam a presença divina em seus corações, pois só assim conseguiremos mudar o mundo.

O ABRAÇO


Já se comprovou que todos necessitamos de contacto físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contacto físico é o abraço.
Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos.
Algumas vezes NÃO encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; o abraço é a melhor maneira.

Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços.
Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade.
Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado.
Aumenta a vontade de viver aos enfermos.
É importante saber que: Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa.
O que nos dá um abraço?
PROTEÇÃO. O sentir-se protegido é importante para todos, mas é-o mais para as crianças e mais velhos, que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia.
SEGURANÇA. Todos necessitamos de nos sentirmos seguros. Se não o conseguimos, atuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam.
CONFIANÇA. A confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida.
FORÇA. Quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam.
SAÚDE. O contacto físico e o abraço partilham uma energia vital capaz de sanar ou aliviar enfermidades
AUTO VALORIZAÇÃO. Através do abraço podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada indivíduo.
UM ABRAÇO faz e diz muitíssimo.
Abraça o teu amigo,
Abraça os teus entes queridos,
Abraça as tuas crianças,
Abraça o teu animal de estimação…
ABRAÇA-OS A TODOS!

Se quiseres ser feliz,
conserva afastados
da árvore da tua felicidade,
o fungo do orgulho,
o verme da inveja
e a lagarta do medo.


O tempo não pára.
Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.


Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, 
uma vida bem vivida proporciona uma boa morte.

A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que o foi, o presente pior do que é, e o futuro melhor do que será.


Na natureza não existem recompensas nem castigos.
Existem consequências.


Se a chama que está dentro de ti se apagar,
as almas que estão ao teu lado, morrerão de frio.



Da distração da maioria se faz a profundeza de alguns.
Ser profundo é assim não estar distraído
quando todos os outros o estão.