Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

VALENTIA MODESTA




Valentia é sinônimo de força espiritual, estupidez qualidade de imbecilidade e fraqueza de espírito. 
O ser valente reconhece a fragilidade que pode encontrar pelo caminho, a estupidez não consegue tolerar nem a si mesmo, como será capaz de compreender alguém? 
Jesus levou pedradas e chicotadas, e não revidou nenhuma pedra tacada em direção a ele, foi humilhado e não revidou a humilhação, pelo contrário perdoou a iniquidade cometida contra ele. 
O princípio da valentia é manso, calmo e sereno, absolutamente integro. 
A qualidade dos estúpidos é humilhar seus semelhantes para sentirem-se valentes, e dizer para si mesmos: eu sou mais forte, porém essa força sai apenas de seus lábios que não está ligado a seu coração. Fazendo-o sentir a própria dor de seus ataques ofensivos e inúteis. 
É melhor chorar quando alguém lhe ofender, do que se nivelar aos caluniadores. Aqueles que ferem já estão feridos. O valente enxerga o estupido como uma criança indefesa, então quando é ofendido ele provavelmente não irá retornar a ofensa porque sabe que seria mais covarde do que aquele que está ofendendo-o. 
Valentia é uma virtude nutrida pela coragem e principalmente pela educação, é a qualidade daqueles que vivem constantemente procurando estabelecer a paz e evitar cada vez mais conflitos desnecessários. 
A pobreza de espírito faz com que o ser estupido perca suas qualidades, isso faz com que ele comece a sentir-se inferior a todas as pessoas que estão em seu caminho. A fraqueza de seu desespero lhe dá coragem e força somente para humilhar e falar mal dos outros. Ele tenta enganar o mundo inteiro exceto a si mesmo. 
Valentia é estar preparado para enfrentar qualquer tipo de situação usando os seguintes componentes: tolerância, flexibilidade, aceitação e principalmente a educação. O espírito valente não permite se contaminar pelo defeito de caráter das pessoas, ele é superior usando seus componentes de defesa. Faz com que o estupido se sinta forte naquele momento, sabendo que ele sentirá a dor que tentou causar ao espírito valente que usou o poder de seus componentes defensivos. Inesperadamente, a raiva retornará a ele assim como a imagem de seu semblante mórbido que reflete sobre seu espelho todos os dias. 
Um espírito forte transparece a fraqueza, usando a força que nasce do respeito e ternura e principalmente a compaixão. O espírito valente confia em si próprio e jamais confunde o medo com a força. 
O medo gera estúpidos e violência, enquanto a tolerância e respeito gera a valentia inabalável que derrotará a estupidez através da generosidade e equanimidade. Sua afetuosa força nasce deliberadamente em optar por relevar o comportamento e atitude doentia que encontra no decorrer do caminho. 
Um espírito valente muitas vezes faz com que os estúpidos sintam que venceram o conflito, porém reconhece profundamente que a vitória pertence a ele que preservou sua pureza inabalável. Os fracos se abalam, os fortes jamais.  Vitória e derrota para eles são a mesma coisa. Uma ensina a ser melhor, a outra a ser diferente. 
Um espírito valente está sempre sobre o núcleo reflexivo, ele cultiva o poder inabalável de sua vida e reconhece que pequenos conflitos podem causar grandes tragédias. 
O espírito valente quando está nervoso não procura ofender, ele apenas procura fazer alguém sorrir e provavelmente retornará a seu estado emocional e natural que é a felicidade e satisfação o prazer inesgotável em estar realmente vivo.
O ARCO DE SOWELU

Nenhum comentário: