Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O ELEFANTE ACORRENTADO



Você já observou o elefante no circo?!!!
Quando eu era pequeno, adorava o circo e cativava-me os animais, especialmente o elefante...
Durante o espetáculo, a enorme criatura dava mostras  de ter um peso, tamanho e força descomunais…
Mas, antes (e depois) de entrar em cena o elefante permanecia preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo...
No entanto, a estaca não passava de um minúsculo pedaço de madeira enterrado uns centímetros no solo.
Embora a corrente fosse grossa e pesada, parecia-me óbvio que um animal capaz de arrancar uma árvore pela raiz, com toda a sua força, facilmente conseguiria  se libertar da estaca e fugir.
Que mistério!!!
-Por que o elefante não foge?
Perguntei a um amestrador e ele me explicou que o elefante não escapa porque está amestrado.
Fiz então a pergunta óbvia:-Se está amestrado, por que o prendem? Não houve resposta.
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta:
O elefante do circo não foge porque esteve atado a uma estaca desde que era muito, muito pequeno.
Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido logo preso. Naquele momento, o elefantezinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era certamente muito pesada para ele.
E o elefantinho tentava, tentava e nada... Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá  para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não escapa porque acredita que não pode. Jamais, jamais voltou a colocar à prova sua força.
Isto muitas vezes acontece com a gente!!!
Vivemos acreditando que "não podemos“, "que não vamos conseguir“...  Simplesmente porque, quando éramos crianças, algo não deu certo ou ouvimos tantos "nãos", que isso ficou gravado na memória.
De vez em quando sentimos as correntes e confirmamos o estigma.
E é assim a vida. Todos somos um pouco como o elefante do circo: seguimos pela vida fora atados a centenas de estacas que nos cortam a liberdade.
Vivemos a pensar que não somos capazes de fazer um montão de coisas, porque uma vez, há muito tempo,tentamos e não conseguimos.
Fizemos, então, o mesmo que o elefante e gravamos na nossa memória esta mensagem: “Não consigo, não consigo e nunca hei de conseguir”.
Crescemos com esta mensagem que impusemos a nós mesmos e, por isso, nunca mais tentamos nos libertar da estaca.
“A corrente da estaca" ficou gravada em nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim".
A única maneira de saber se você é capaz é tentando novamente, de corpo e alma e com toda a forÇa do seu coração! É não ter medo de enfrentar as barreiras, e não ter receio de arrebentar as correntes!!! 
Tente e veja o que você poderá fazer e conseguir! Vá em frente!

Nenhum comentário: