Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

VOCÊ DESEJA A PAZ?



"Deseje fervorosamente a paz. A paz que você desejará é aquela paz sagrada que nada pode perturbar e na qual a alma floresce como o faz a flor sagrada nas lagoas calmas."
Deseje fervorosamente a paz. Mas... verdadeiramente ninguém deseja a paz.
Você vive falando de paz e se iludindo dizendo que a deseja, mas ninguém a deseja - porque quando a paz é desejada, ela acontece, e ela não aconteceu para você.
Ninguém deseja a paz. Mesmo que você diga que deseja a paz, você não a deseja, porque uma das leis supremas afirma: se você deseja a paz, ela acontece.
Então, onde está o erro?
Muitas pessoas me procuram.
Um estudante procurou-me - ele estava indo prestar seu exame final de mestrado. Perguntou-me: “Como posso manter-me em paz? Como posso manter-me calmo? Ajude-me. Desejo a paz. Ando tão inquieto, tão tenso.”
Eu lhe perguntei: “Por que você deseja a paz?”
Ele disse: “Desejo conseguir a melhor nota. O exame será em breve. Sempre obtive as melhores notas, mas este será meu último exame e eu desejo obter a melhor nota. Mas se minha mente está tão tensa, como vou consegui-la? Assim, ajude-me a ficar em paz.”
Veja a contradição! E isso está acontecendo com todo o mundo.
Eu disse ao jovem: “Se não houvesse nenhum exame, se você não sentisse nenhum desejo de tirar a melhor nota, se não tivesse nenhuma ambição de ser o melhor da classe, haveria alguma inquietação em seu interior? Sua paz seria perturbada?”.
Ele disse: “Não. Não haveria motivo. Não haveria nenhum problema. Eu estaria em paz. Mas agora, o exame está próximo e desejo obter a melhor nota. Assim, ajude-me a ficar em paz.”
A ambição estava destruindo a sua paz. Ele permanecia preso à sua ambição e ao mesmo tempo desejava a paz.
A paz não pode estar a serviço da ambição; é impossível, contraditório.
A ambição não pode ser pacífica.
A ganância de ser bem-sucedido não pode ser pacífica.
A paz não pode estar a serviço da ambição; é impossível, contraditório. A ambição não pode ser pacífica. A ganância de ser bem-sucedido não pode ser pacífica.
Se você desejar a paz, deseje-a por si mesma. Não faça dela um meio para obter algo mais. Ela não pode tornar-se um meio.
Quando esta sutra diz: "Deseje fervorosamente a paz!"  ele se refere à paz como um fim e não como um meio. Ninguém deseja os meios. Os fins é que são desejados e, por causa dos fins, os meios são desejados. Mas a paz não pode jamais ser um meio.
Na existência, tudo aquilo que é belo, verdadeiro, bom, profundo, não pode ser transformado num meio. É sempre o fim. Mas até mesmo Deus é desejado como um meio. Ninguém deseja Deus por si mesmo; desejamos Deus por algum outro propósito. Então, o desejo é falso.
É isso o que quero dizer quando afirmo que ninguém deseja verdadeiramente a paz, a não ser que a deseje por si mesma. Você pode alcançá-la facilmente se desejá-la como um fim. Deseje-a por si mesma e ela acontece, pois no verdadeiro desejo pela paz a ambição se extingue; no verdadeiro desejo pela paz, a ansiedade desaparece; no verdadeiro desejo pela paz, a angústia desaparece.
Se você continuar a ser ambicioso - desejando o sucesso, desejando ser isto ou aquilo, ser alguém - então a paz não lhe acontecerá. Você continuará inquieto, dominado pela ansiedade, tenso. Continuará angustiado e nada do que fizer poderá lhe ser de alguma ajuda. Assim, esteja ciente disso. Se você quer a paz, deseje-a diretamente, como um fim. Nesse caso, o próprio desejo pela paz transformará você.
Na verdade, a paz é natural. Não se trata de algo que precise ser desejado.
Você, você mesmo, a perturba. Ela já está presente. A paz é natural em você; ela é o seu próprio ser. Você a perturba devido à ambição, à ganância, à raiva, à violência. Ela já está presente, mas você a perturba.
Não a perturbe! Se você a deseja realmente, não a perturbe. E então, você começará a senti-la.
Para se alcançar a paz, é preciso remover tudo aquilo que a está obstruindo.
Descubra por que você não está em paz.
Por quê?
Então, remova a causa.
Se a ambição estiver perturbando a paz, livre-se da ambição e a paz acontecerá.
A paz já está presente; você não precisa aspirá-la.
Torne-se apenas consciente de como você a está perturbando, e não a perturbe; isso é tudo. E ela acontecerá.
É por isso que eu digo que quando a paz é realmente desejada, ela acontece imediatamente.
Não se precisa esperar nem mesmo um único instante.

Nenhum comentário: