Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ETERNO RECOMEÇAR


Nossa vida é um eterno recomeçar. Precisamos disso para continuar a acreditar na própria vida.
E foi lendo um texto do fantástico Drummond que eu cheguei à conclusão que sem um impulso ou incentivo não conseguimos seguir em frente. O texto fala sobre o tempo, esse companheiro eterno.
“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente.” (Carlos Drummond de Andrade)
Quanta realidade em poucas palavras. É claro que se pensarmos pelo lado frio o tempo é apenas uma contagem estipulada. E que no final das contas não existe um milagre mágico que faça tudo mudar de um momento para o outro. É necessário força de vontade e determinação.
Mas nós somos seres humanos cheios de sentimentos, dúvidas e incertezas e precisamos de algo que nos impulsione a seguir em frente, a enfrentar mudanças, a lutar por uma renovação e acreditar que a esperança existe e pode e deve sempre renascer.
E isso acontece a cada começo de um novo mês. É como se algo se acendesse dentro de nós e nos soprasse aos ouvidos: `vamos lá... aí está a sua chance de começar de novo`. E lá vamos nós recomeçando mais um mês com uma ponta de nova esperança.
E isso se torna mais forte e presente quando é um novo ano que começa. Quando estamos cansados, desanimados ou machucados pelas doze fatias do tempo, do ano que se despede: Bum! Surge a nova chance. A esperança renasce.
Podemos pegar os momentos ruins das doze fatias do tempo e colocá-las dentro de uma caixinha e lançá-las ao mar. Levando tudo embora. Deixando o coração leve e cheio de vontade de começar de novo.
Recebemos um `bolo` novo repartido novamente um doze partes. A nossa espera. Prontas para que possamos vivê-las intensamente. É a hora de recomeçar. Hora de colocar em prática tudo o que sonhamos e planejamos. É a esperança nascendo de novo.
É o que precisamos para ter a certeza de que tudo pode ser diferente. E será. Basta querer.
Então, pegue o seu bolo, divida-o não somente em doze partes, mas também em dias, horas, minutos e segundos. E viva intensamente cada um deles. Com brilho nos olhos, sorriso aberto e coração de portas abertas para receber todas as coisas boas, que com certeza você vai conquistar.
Viva sem medos! Lute! Recomece!
Faça o seu tempo acontecer sempre.

Um comentário:

Maria Teresa Valente disse...

É tão importante manter sempre a esperança
de que no outro segundo, tudo pode mudar!
Que a cada dia, cada mês e cada ano, temos
a oportunidade de recomeçar!
Obrigada Maria José, seus textos nos ajudam
a acreditar que temos a chance de mudar, o
que nos faz chorar.
Abraços carinhosos
Maria Teresa