Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

DESCOBRINDO A VERDADEIRA NATUREZA DA RAIVA



No momento em que você sente raiva, você tem a tendência de acreditar que seu sentimento foi criado por outra pessoa. Você culpa esta pessoa por todo o seu sofrimento.
Mas, ao fazer um exame profundo, você talvez perceba que a semente da raiva que existe em você é a principal causa do seu sofrimento.
Muitas outras pessoas, quando confrontadas com a mesma situação, não ficariam com raiva com que você fica.
Elas ouvem as mesmas palavras, presenciam a mesma situação, mas são capazes de permanecer mais calmas, sem se deixarem afetar tanto pelas circunstâncias.
Por que você se enraivece com tanta facilidade?
Talvez isso aconteça porque a semente da raiva é muito forte, e como você não praticou os métodos destinados a cuidar bem da raiva, a semente dela pode ter sido regada no passado com excessiva frequência.,
Todos temos uma semente da raiva nas profundezas da nossa consciência. No entanto, em alguns de nós, esta semente é maior do que nossas outras sementes como a do amor e a da compaixão.
A semente da raiva pode ser maior por não ter sido cuidada através da nossa prática no passado.
Por isso, como já disse, quando começamos a cultivar a energia da plena consciência, a primeira coisa que percebemos com clareza é que a principal causa do nosso sofrimento, da nossa aflição, não é a outra pessoa, e sim a semente da raiva que existe em nós.
Nesse momento, paramos de considerar a outra pessoas culpada do nosso sofrimento. Compreendemos que ela é apenas uma causa secundária. Você sente um enorme alívio ao descobrir isso e começa a se sentir muito melhor.
Mas a outra pessoa pode ainda estar sofrendo porque não aprendeu a cuidar da própria raiva. Quando isso acontece, está na hora de ajudar o outro.

Um comentário:

AugustoCrowley disse...

Concordo, a gente se torna irritável, e não o outro que nos irrita. Aprendi isso em gnoses, mas como é complicado admitir isso neh. Grande beijo!