Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SAUDADE



Lembrança nostálgica e ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; pesar pela ausência de alguém que nos é querido. Está aí uma maneira muito seca de definir a SAUDADE, digamos até, um modo Aureliano de definição.
Saudade é sentimento; saudade é estado; saudade é caso; saudade é resultado. Como definir saudade? Como explicar o que é ou o que não é?
Talvez a definição saudade tenha a mesma dificuldade da definição de paixão, amor.
SAUDADE é a saudade... de um momento edificante, de uma pessoa marcante, de um olhar penetrante, de um toque arrepiante, de um beijo, de um cheiro.
SAUDADE é lembrar da torta de banana da mamãe, do doce de abóbora da titia, do seriado de Chips, de Pirata no espaço, de tocar as campainhas e sair correndo, do pique esconde, do jogar ovo no aniversariante, Romeu e Julieta em desenho, do carrinho de churros que buzinava na porta de casa, do beijo da professora do jardim de infância, da gincana para arrecadar alimentos e em seguida ver a alegria de uma criança ao receber sua primeira bola, do primeiro beijo, da primeira paixão, do sobrinho, das lágrimas do amigo ao se despedir, da vovó que se foi, do ex futuro amigão que se foi, do carinho do desconhecido, da palavra amiga do professor, dos amores não correspondidos, das loucuras cometidas, das insanidades cometidas em prol de uma paixão... do ontem, do hoje, do amanhã, do sempre.
SAUDADE é sentir falta daquela pessoa; é o sentir falta daquela oportunidade que teve e não foi aproveitada; é o sentir falta do momento que poderia falar... e me calei.
SAUDADE é a certeza de ter vivido lindos momentos, lindas histórias, inesquecíveis amores, intransponíveis loucuras, do beijo na fila do cinema, da voltinha no shopping, das crônicas personalizadas, e por que não falar nos poemas dedicados!
SAUDADE é ter vivido sem medo, sem rancor, sem pudor. Imprudente que tenha sido, não importa o comentado... o que interessa é ter vivido.
SAUDADE é ter mergulhado de cabeça no presente e ter aprendido a sempre mergulhar novamente.
SAUDADE... então, é tudo o que se lembra e faz com que o coração chore de emoção.

Nenhum comentário: