Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

SAUDADE



Saudade nostálgica e ao mesmo tempo, suave, de pessoa ou coisa distinta ou extinta; pesar pela ausência de alguém que nos é querido.Está aí uma maneira muito seca de definir a saudade, digamos até um modo Aureliano de definição.
Saudade é sentimento;
Saudade é estado;
Saudade é caso;
Saudade é resultado.
Como definir saudade?
Como explicar o que é ou o que não é?
Talvez a definição saudade tenha a mesma dificuldade da definição de paixão, amor.
Saudade é a saudade... de um momento edificante, de uma pessoa marcante, de um olhar penetrante, de um toque arrepiante, de um beijo, de um cheiro...
Saudade é lembrar da torta de banana da mamãe; do doce de abóbora da titia; do seriado de Chips, de Pirata no espaço; de tocar as campainhas e sair correndo; do pique esconde; do jogar ovo no aniversariante; Romeu e Julieta em desenho; do carrinho de churros que buzinava na porta de casa; do beijo da professora do Jardim de Infância; da gincana para arrecadar alimentos e em seguida ver a alegria de uma criança ao receber sua primeira bola; do primeiro beijo, da primeira paixão; do sobrinho; das lágrimas do amigo ao se despedir; da vovó que se foi; do ex futuro amigão que se foi; do carinho do desconhecido; da palavra amiga do professor; dos amores não correspondidos; das loucuras cometidas; das insanidades cometidas em prol de uma paixão... do ontem, do hoje, do amanhã, do sempre.
Saudade é sentir falta daquela pessoa; é o sentir falta daquela oportunidade que teve e não foi aproveitada; é o sentir falta do momento que poderia falar... e me calei.
Saudade é a certeza de ter vivido lindos momentos, lindas histórias, inesquecíveis amores, intransponíveis loucuras, do beijo na fila do cinema, da voltinha no shopping, das crônicas personalizadas, e por que não falar nos poemas dedicados!
Saudade é ter vivido sem medo, sem rancor, sem pudor. Imprudente que tenha sido, não importa o comentado... o que interessa é ter vivido.
Saudade é ter mergulhado de cabeça no presente e ter aprendido a sempre mergulhar novamente.
Saudade... então, é tudo o que se lembra e faz com que o coração chore de emoção.

2 comentários:

Maysa disse...

boa tarde Maria Jose que postagem !
sempre tão importante para todos , me identifiquei com o carinho do desconhecido... pois morei em santa Catarina a pouco tempo e tive uma visinha que me deixou muita saudades que eu poderia na epoca ter dado a ela mais atenção e valor a tudo que me fez , que saudades tenho dela .
forte abraço
bom domingo
elisa

Cidinha disse...

Oi, Maria. Tudo bém amiga? Saudade é isso: fazer chorar o coração. Obrigada amiga pela carinhosa visita! Muito me alegra ter vc por lá. Estar aqui também... Lindo o texto. Desejo um ótimo domingo cheio de paz e luz! Bjos.