Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

EXCESSIVO APEGO



“Vosso apego aos bens materiais é um dos mais fortes entraves ao vosso adiantamento mora e espiritual.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVI, item 14)
O excessivo apego do homem aos bens materiais é, sem dúvida, um dos maiores obstáculos ao seu progresso espiritual.
Preocupado com o dinheiro, o homem deixa de cultivar-se, elegendo como prioridade o que deveria colocar em plano inferior às suas aspirações de ordem moral.
O anseio de poder e de status, impede que ele se lance à tarefa do autoconhecimento, trabalhando as suas faculdades internas.
Excessivamente distraído de si mesmo, ele se permite dominar pela transitoriedade das coisas, esquecido de que, sobre a Terra, tudo passa breve.
A ambição desmedida se lhe constitui em atraso espiritual, porquanto, não raro, para obter o que deseja, não mede as consequências de seus atos.
O egoísmo – causa da maioria dos males que afligem o homem no mundo – pode incliná-lo à criminalidade, facilitando-lhe a queda na corrupção e na injustiça.
Inspirado pelo materialismo, atento ao imediatismo dos valores que considera inalteráveis. O home se distancia de suas origens espirituais, perdendo contato com a sua própria essência.
Sem exercitar-se no desprendimento, através da sistemática prática do bem aos semelhantes, ninguém logra superar-se, conquistando desejável independência sobre a ilusão que a vida material sugere às mentes invigilantes.
Ninguém possui aquilo de que não consegue despojar-se.
Infelizmente, contam-se aos milhares os que, junto com as altas somas que lhes abarrotam os cofres, encerram neles, igualmente trancadas, as suas almas.

Um comentário:

Rô... disse...

oi minha amiga,

quando vemos alguém que só tem apego à matéria,já sabemos o que vem pelo seu caminho,
temos que valorizar o que tem realmente valor...

beijinhos