Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

AUTO AJUDA CONTRA A ANSIEDADE




A ansiedade pode estar relacionada ao hábito de pensamentos sempre voltados para o futuro e, como não temos meios de saber ainda o que nos reserva o futuro, isso pode dar medo.
Já a tristeza e a falta de vontade de agir podem estar relacionadas ao hábito de pensamentos voltados para o passado e como não podemos mudar os eventos de passado, podemos ter medo de que esse passado se repita.
Portanto, é possível que o sentimento que esteja tirando suas forças e sua energia, não tenha como origem os sentimentos de ansiedade ou tristeza como pensa, e sim, o medo.
Gosto de dizer a meus alunos que "DEUS É MUITO CRIATIVO E NÃO REPETE UM DIA OU UM EVENTO SEQUER em nossas vidas!"
Então, se pensamos que algo é a mesma coisa, a mesma situação se repetindo, saiba que não é Deus ou o destino repetindo eventos, e sim, NÓS QUE NÃO MUDAMOS! Nós, com certeza, estaremos insistindo no velho hábito de ver as coisas com os olhos do passado ou com a pressa e ansiedade no futuro.
O passado são só pensamentos, memórias, fotos mentais. E o futuro também é só um pensamento agora, neste momento. Portanto, passado e futuro, só existem nos pensamentos! Não estão aqui e agora no presente! Não são concretos e reais! Você tem medo de algo irreal! Medo de sombras e fantasmas criados e recriados por seus pensamentos!
Só o agora é real! Nosso poder de ação e de mudar o que não nos convém está no AGORA! É no agora que está seu poder e não no passado ou no futuro!
Nesse momento você não pode agir no passado e nem no futuro, pois está no agora! Você não existe mais no passado e nem existe ainda no futuro! Você só existe AGORA! Procure trazer seu pensamento para o único lugar real, para o agora!
Se você deseja construir um bom futuro, tem que agir no agora e se estiver ocupando sua mente com pensamentos de futuro o tempo todo, além de ficar ansioso inutilmente, ficará desatento ao agora, às oportunidades que estão, agora, na sua frente esperando sua ação. Ao estar desatento ao seu momento atual, não verá as inúmeras oportunidades que tem nesse momento de agir e construir o bom futuro que deseja. E dessa forma, o bom futuro que tanto sonha, ficará cada vez mais longe, apenas no pensamento. Você não consegue construí-lo fora do agora! Precisa desistir de querer construir seu futuro em outro lugar que não seja o agora, pois é aqui, hoje, que conseguirá isso!
Existe um truque muito bom para trazer seus pensamentos para o momento presente, e parar com a ansiedade que é: Respire. Sim. O grande truque é LEMBRAR-SE DE SUA RESPIRAÇÃO!
Respire atentamente, observando a entrada e saída do ar de seus pulmões por alguns minutos, como se tudo o que importasse na sua vida fosse apenas o ato de respirar calmamente, lentamente. Só isso!
Isso funciona porque nossa atenção não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ou você respira concentradamente ou pensa! Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Faça esse teste! Tente prestar atenção total em sua respiração contando, por exemplo, até três enquanto enche os pulmões e até três enquanto esvazia e seguir uma linha de raciocínio ao mesmo tempo!
Se nossa atenção total só poderá se fixar em um ponto de cada vez, escolha respirar atentamente, quando notar que seus pensamentos estão se dirigindo para fora do presente e te causando ansiedade, medo do futuro.
Para retirar o pensamento de um foco nocivo e chamá-lo de volta ao presente, ao agora, basta escolher respirar concentradamente por alguns minutos! Respire colocando toda a atenção nisso, diversas vezes ao dia, sempre que se sentir sem energia ou angustiado.
Não deixe a energia negativa e estressante tomar conta de você! Aja consciente de seu momento agora e de seu poder de ação e proteção!
Acredite, você os tem! Você merece e vai conseguir mudar e ficar em paz! Mude-se do futuro para o presente! As coisas acontecem aqui!

Um comentário:

Maria Adeladia disse...

É isso mesmo! As mudanças dependem de como agimos!

Quando as coisas não vão como eu acho que deveriam ser, coloco culpa em mim mesma! Porém clamo a Deus que opere e mostre-me o caminho certo!

Amiga Maria José, estava viajando, mas retornando hoje a este mundo interativo.

Muito bom estar no se cantinho.Beijos amiga.