Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O UNIVERSO E A ESPIRITUALIDADE


homem, finalmente, desperta para a necessidade de preservação do meio ambiente como fator que possa garantir, no futuro, a sobrevivência da própria espécie no planeta Terra.
A consciência ecológica, ontem alienada pela ignorância, hoje acorda acionada pelo alarme do instinto de sobrevivência que alerta-nos sobre os riscos que corremos, caso urgentes providências de controle da poluição do ar, das águas e do solo não sejam tomadas a tempo.
Hoje sabemos que nos ambientes naturais preservados, rios, mares, campos e florestas, plantas, animais e micro organismos estabelecem entre si um relacionamento que garante não somente a sobrevivência de todos, mas também a preservação dos recursos naturais oferecidos pelo meio em que vivem. Essa situação de estabilidade é chamada de equilíbrio ecológico.
Pelo sentimento de superioridade em relação às outras espécies vivas da natureza, o homem branco civilizado, historicamente, sempre sentiu-se fora da cadeia natural, o que hoje ele percebe a importância de sentir-se integrado, pois o relacionamento dos seres vivos entre si e com o meio ambiente, resulta em complexos sistemas chamados ecossistemas que são constituídos por organismos (fatores bióticos) e condições naturais (fatores abióticos), com uma contínua passagem de matéria e energia entre eles.
Portanto, quanto mais for desequilibrado o indivíduo no seu sentido psíquico-espiritual, menos sensibilidade ele terá e menos importância ele dará às questões relacionadas à proteção e preservação da natureza.
O equilíbrio psicológico e espiritual do ser humano passa, necessariamente, pelo desenvolvimento da consciência ecológica como um mecanismo de evolução. Não temos como separar uma condição da outra, porque somos natureza em essência e, sendo assim, pertencemos ao Todo, de corpo e alma.
Para os mais céticos e pessimistas, a humanidade caminha para a sua gradual extinção. Por um lado, percebe-se a prática da "tese" autodestrutiva do homem entre aqueles que, indiferentes em relação às previsões científicas, permanecem na ignorância consciencial e no desequilíbrio vital, satisfazendo tão e somente a demanda de seus primários egos.
São os que continuam agredindo o ambiente natural sem pensar nas consequências de sua egoística atitude. Porém, pela Lei de Causa e Efeito, a natureza, cedo ou tarde dará a sua resposta para estes que não "estão nem aí". Esquecem ou não sabem que na natureza pra toda ação existe uma reação...
Contudo, para os idealistas e otimistas, o homem, aos poucos, conseguirá parar o processo destrutivo do meio ambiente através de atitudes individuais e coletivas, revertendo a tendência atual e garantindo a qualidade de vida das futuras gerações de humanos.
Não esqueçamos, porém, que independentemente de nossas atitudes pessoais, conscientes ou não, somos o resultado da nossa sintonia com o universo. E pelas leis da Reencarnação, encarnamos em realidades físicas que encontram-se na relação direta com o nosso nível vibratório. Portanto, aqueles que hoje destroem. e continuam destruindo impunemente o ambiente natural, amanhã serão punidos não por um Deus severo, mas pela sua própria consciência. É a lei que vale para todos os seres dotados de inteligência e de livre arbítrio do universo.
A vida é uma oportunidade de edificarmos, de construirmos algo saudável que indo ao encontro da harmonia universal, possa, à medida que eleva o nosso padrão vibratório, trazer-nos o equilíbrio vital que é exatamente o reflexo da nossa condição psico-espiritual.
A inteligência humana, como sabemos, é um instrumento de uso pessoal que pode tanto afetar-nos como afetar com as nossas escolhas, um coletivo de pessoas. Portanto, o seu alienado uso poderá comprometer o nosso processo evolutivo enquanto consciências inseridas no complexo multidimensional (e vibratório) do universo.
A conscientização dessa inserção universal passa pelo degrau da consciência ecológica que é o que temos de imprescindível como base para voos mais altos do espírito. Mas para que isso ocorra, temos que ser saudáveis e harmonizados com as energias do universo que estão ao alcance da nossa sintonia. Essa é a precisa noção (percepção) de equilíbrio vital, caso contrário, ocorre o processo de desequilíbrio vital (psíquico-espiritual) que traz consigo doenças do corpo e da alma.
Sejamos, portanto, indivíduos lúcidos ao fazermos o uso benéfico para si próprio e para o outro do principal instrumento da evolução consciencial: a inteligência. Esse é o princípio do equilíbrio eco-psico-espiritual que busca a harmonia da vida.
Recebido de Roy Lacerda do blog MomentoBrasil e foi aqui postado, por ser pertinente à proposta do Arca.

10 comentários:

josenaide coelho disse...

Parabéns! continue
assim!Com seus
textos matando
a pau..Te admiro
muito pelas suas
diversas mudanças
de texto e rítimo
com que escreve.
Talvez por você
mudar tanto de
postagens foi que
eu me interessei
por te ler.
É incrível a natureza
e o modo como as
pessoas agem conforme
cada verdade em especial
de cada uma.
Mais uma vez
Parabéns para ti.
Só te desejo crescimento
e mais amor a cada dia.
A cada dia! A cada dia!

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Amiga Maria Jose,

è sempre renovada alegria quando te visito e em especial, deparo-me com um texto enviado pelo Roy. Mas é estarrecedor que muitos dos teus leitores acreditem que os textos que posta são da tua autoria, guria. (e sem torcadalhos). Bah! quantaa gente desatenta, TCHÊ! Sucesso durante o curo de 2013.Abraços dO INDIGNADO.

Anônimo disse...

Hay que cambiar de estilo de vida para lograr un medio ambiente de subsistencia para todos los seres que habitamos este hermoso Planeta.
Um abraço.

Maria Luiza Monteiro disse...


Olá Maria José.
É sempre bem vinda a lembrança da preservação da natureza, e dos benefícios, ainda mais explicado como nesse texto.
Beijo
Maria Luiza (Lulú)

Cecilia sfalsin disse...

A natureza vive e depende de nós para que continue a exalar saude ....

Minha amiga,,,chegando de mansinho só para dizer que retornamos para dividirmos letras, textos e poesias :)....

Beijinhos e boa noite

Cidinha disse...

Oi, Maria! Saudades!! Tudo tão bonito por aqui. Cheio de boas energias e amor sempre! Adorei todos os post. A falta contunua por problemas de conexção! Tentando resolver problemas. Vou conseguir! Hoje estou muito feliz e emocionada por estar aqui. Deixo um grande bjo! Muito obrigada sempre pelo carinho. Voltarei! òtimos dias.

Rô... disse...

oi minha amiga,

a natureza é nossa morada,
nosso alimento, e nosso ar,
temos que aprender a cuidar da nossa sobrevivência com muito carinho...
adorei o texto!!!

beijinhos

Anônimo disse...

This web site definitely has all the information I wanted about this subject and didn't know who to ask.

Feel free to surf to my weblog - Http://biotinhairgrowthreview.com
Here is my homepage - Biotin for Hair Growth Reviews

Anônimo disse...

This is very interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your great post. Also, I've shared your web site in my social networks!


my web page: Baby Girl Nursery Decor
my web page - baby nursery set

Anônimo disse...

Highly descriptive post, I loved that bit. Will there be a part 2?


Feel free to surf to my web page: stop static on clothes
My page > how to get rid of odors in house