Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CONSELHOS AOS VELHOS E ENVELHECIDOS



1. Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer, se você morrer antes. Além disso, um idoso não consome muito além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.
2. Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente, você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles.
3. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.
4. Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero.
5. Tenha sua própria condução, até quando não houver perigo.
6. Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos, que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.
7. Namore sempre, independente da idade, com sua “velha” companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. “As Maria-gazolina” estão por aí e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.
8. Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicura, manicura, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica? Já que você não é bonito, seja pelo menos bem cuidado.
9. Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.
10. Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.
11. Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.
12. Não use jamais a expressão “no meu tempo”, pois o seu tempo é hoje.
13. Seja dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda.
14. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá quem for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.
15. Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.
16. Cultive um “hobby”. Seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar, ou colecionar algo.
17. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.
18. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.
19. Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo. Fale baixo e seja gentil e educado. Não critique nada, aceite a situação como ela é.
20. As dores e as doenças estarão sempre presentes, não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente a você e são problemas seus e de seus médicos.
21. Não fique se apegando em religião, depois de velho, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. O bom é que em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a Ele.
22. Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.
23. Se alguém lhe disser que você nunca fez nada de importante, não ligue. O mais importante já foi feito: Você!

9 comentários:

Maria Adeladia disse...

MARIA JOSÉ: Que palavras belas!
Reflexão de vida repleta de sabedoria!
Gostei daquela parte que diz:
"Não morar em casa de filhos e netos; não descartar nunca o asilo, porque pode ser um local prazeroso e o não incomodar os outros já é uma bênção"!
Preciso somente praticá-las todas essas atitudes!
Beijos minha querida e uma ótima noite.

Emília Pinto disse...

Nossa, como eu gostei deste post. Sabe, os meus pais têm 82 e 84 anos; sempre lhes disse que nunca saíssem do seu cantinho; o dinheiro que têm chega para que eu e o meu irmão coloquemos pessoas especializadas para cuidarem deles; o mesmo falo aos meus filhos. A minha mãe que é muito ladina, subiu uma escada para tratar das suas orquideas que são um encanto; caíu, partiu o braço; está em casa com duas enfermeiras, uma de dia e outra de noite. Será assim sempre que um deles precise; nunca os tiraremos da casa deles; lá eles são os donos...na minha não seriam por muito boa vontade que eu tivesse e na casa do meu irmão também aconteceria o mesmo; é lá que eles gostam de estar...foi lá que aprenderam a viver só os dois; fazem os seus horários, vêm o que querem na televisão, levantam e deitam à hora que lhes apraz. Uma cachorra querida é o seu bébé e a empregada carinhosa a sua companhia. Sempre os netos e filhos atentos ao que precisam. É assim que devemos respeitar os idosos; a vida ainda é deles e tem que ser vivida do jeito que gostam. Parabéns e obrigada pelo tema tão pertinente
Emília.

Paulo_Sotter disse...

Lindíssimo texto. Li e reli, absorvendo cada precioso ensinamento. Uma coisa que sempre me chamou a atenção, é a expressão "No meu tempo", sempre me questionei, como assim no meu tempo? O Hoje é o tempo de todos os que estão vivos. Parabéns pelo post interessantíssimo. Um grande abraço

Rô... disse...

oi minha amiga,

adorei o post,vou levar comigo,
sempre é bom ler e reler,
temos muito que aprender...

beijinhos

Rafinha W disse...

Belo texto!!! Muitos desses conselhos servem para a maioria das pessoas, pois todos devemos nos cuidar, nos sentir bem e planejar nosso futuro.
Abraços fraternos,

Graça Pereira disse...

Uns conselhos que eu diria que são de OIRO! Alguns até muito inteligentes!
Um tema muito oportuno e uma janela aberta para quem já vai caminhando para a velhice.
beijo
carinhoso.
Graça

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Gostei muito dos assuntos de seu blog.

wwwsabereducar.blogspot.com

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Gostei muito dos assuntos de seu blog.

wwwsabereducar.blogspot.com

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Gostei muito dos assuntos de seu blog.

wwwsabereducar.blogspot.com