Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

FELICIDADE: SEIS IDEIAS PARA UMA VIDA MAIS FELIZ (1/6)



Em busca “do que é felicidade e qual o caminho para encontrá-la”, o psicólogo e escritor espanhol Rafael Santandreu entrevistou os maiores especialistas do mundo em questões emocionais. O resultado foi transformado no livro "Escuela de Felicidad". 
A seguir, algumas das principais receitas para uma vida mais feliz apresentadas no livro, que apresentaremos em 6 dias.

1. “As palavras e o afeto têm um efeito mágico no cérebro” 
A capacidade de superar os problemas e sair fortalecido de situações traumáticas tem, na psicologia, o nome de resiliência. A palavra é a mesma que define o potencial de um material para retomar sua forma original depois de submetido a um choque ou deformação. Mas por que algumas pessoas têm esse poder de recuperação — e, consequentemente, conseguem ser mais felizes — e outras não? Esse é o tema central dos estudos do neuropsiquiatra e psicanalista francês Boris Cyrulnik. Ele próprio, um exemplo de resiliência — perdeu a família num campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra —, Boris diz que essa capacidade depende da nossa maestria na hora de estabelecer relações afetivas seguras. “A resiliência é a habilidade de saber construir em volta de si um entorno afetivamente seguro desde o nascimento”, diz. Ou seja: as pessoas mais fortes são aquelas capazes de estabelecer vínculos afetivos sólidos, sabem amar e ser amadas. “Eu mesmo vi meu pai pela última vez quando tinha dez anos, mas, nunca deixei de senti-lo ao meu lado durante toda a minha vida. A força e a calma dele diante de situações de vida ou morte me inspiram.” O mesmo diz sobre a mãe — em vez de lembrar-se dela com tristeza pelos anos de ausência, ele se apega ao seu exemplo de coragem e amor pela vida. Isso dito, ele sugere seis atitudes para construir um espírito resiliente:
1) Valorizar as relações;
2) Diversificar as fontes de afeto;
3) Aprender a buscar ajuda;
4) Não se fechar por traumas de relacionamentos anteriores, manter-se sempre aberto;
5) Explorar o mundo, desfrutar da vida;
6) Dar uma narrativa positiva à vida, enxergar o lado bom das coisas, não apenas o que deu errado.
Fonte:
http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI265546-17596,00-FELICIDADE+SEIS+IDEIAS+PARA+UMA+VIDA+MAIS+FELIZ.html

7 comentários:

Sandra Portugal disse...

Querida, fiz um reunião de equipe essa semana que falei de resiliência!
Estamos sempre em sintonia!
Excelente matéria!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Suelen Muniz disse...

Concordo com as dicas,devemos viver a vida com mais alegria e leveza,deixar pra trás o que não nos faz bem e seguir pelos caminhos da vida!
um ótimo domingo Maria José,abraço,=)

Cidinha disse...

Olá, Maria. Concordo com Sandra. Excelente matéria! Pontos positivos a serem observados para si ter uma vida mais feliz. Obrigada amiga! Um domingo de paz e todo carinho pra vc. Bjos!

Amara Mourige disse...

Maria, adorei a materia! Vamos viver com mais alegria para sermos mais felizes!
Um ótimo domingo amiga.
Beijos
Amara

Maria Adeladia disse...

Dicas perfeitas! Com equilíbrio, moderação e além de tudo, amor, conseguimos resolver os problemas.
Ver o lado bom das coisas também favorecem muito.
Bom domingo, querida Maria José.

Verinha disse...

ÓTIMA DICA,A VIDA FLORESCE TODOS OS DIAS.BEIJOS

O Ser Humano e o Elementos da NATUREZA disse...

Realmente amiga, o saber viver, o ser Feliz, depende muito do Ser Humano.Somos viajantes e temos que colher no nosso caminho lições de aprendizado e colocar em prática todo ensinamento adquirido. ABRAÇOS!