Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SAIBA SAIR DE CENA


Uma das coisas que aprendi com pessoas de grande sabedoria é saber sair de cena, deixar o palco, sair da roda, mudar de assunto. Saber o momento exato de fazer com que os holofotes fiquem sobre os outros e não sobre você. No mundo competitivo em que vivemos, a sua presença "marcante" pode marcar demais. A sua ideia "brilhante" pode brilhar demais.
A forma "inovadora" de pensar pode inovar demais. E nem sempre as pessoas estão dispostas a deixar você brilhar impunemente.
É hora de sair de cena. Nem que seja por um tempo. É preciso fazer os outros pensarem que você desistiu. É preciso dar a chance das pessoas acharem que você não quer mais estar no palco. Mas saber sair de cena é uma arte tão importante quanto saber entrar em cena.
Todo ator sabe disso.
Assim, é preciso sair de cena com classe. É preciso sair de cena com a discrição de um lorde inglês. Quando as pessoas sentem-se ameaçadas por você e começam a ter respostas agressivas desproporcionais, talvez seja a hora de sair de cena. Quando você, sem ter desejado ou planejado, começa a aparecer muito na sua área de atuação ou no seu setor de trabalho, talvez seja a hora de sair de cena por um tempo.
Saber sair de cena é também saber mudar de assunto. Quando as pessoas vêm lhe perguntar e comentar sobre o seu sucesso, sobre seus bens materiais, seu possível enriquecimento, etc., querendo fazer você falar sobre você - é hora de mudar de assunto.
É hora de sair de cena. Os sábios sabem que você nada ganhará falando de você mesmo para os outros. Nem bem, nem mal. Mude de assunto. Saia de cena.
Não caia nessa armadilha. Quando o embate se dará com poderosos e você conhece o poder destrutivo desses poderosos, pense bem antes de entrar no combate.
Talvez você ganhe mais saindo de cena.
Deixe a briga de cachorro grande para grandes cães. Saiba sair de cena.
Você terá outras oportunidades. Você ganhará outras batalhas com menos stresse, com menores esforços. É preciso fazer um grande esforço de sabedoria para saber quando sair de cena. É preciso ter uma grande capacidade artística para saber como sair de cena.
Será que temos tido a sabedoria e a arte de sair de cena, deixar o palco, mudar de assunto, na hora certa, no momento exato?

7 comentários:

Maria Adeladia disse...

Maria José, o texto é perfeito!

É exatamente isto que estou fazendo!
Saindo de cena....! Este dilema pode ser vivido em diversas situações de vida, basta compreendermos a dimensão.
Beijos, minha linda e ótima semana sempre com Deus em seu caminho.

TRIBUNA-BRASIL.COM disse...

Amiga Maria José, por falar em "sair de cena", desta vez não posso te dar os parabéns, guria! Constato com pesar a "SAÍDA de CENA" dos textos enviados pelo Roy Lacerda. Abraços dO INDIGNADO.

Lamarque disse...

é pura verdade. saber sair de sena é uma arte necessária. gostei da idéia do texto. muito bom. obrigado. lamarque

Giovanna disse...

Grande sabedoria.

Abraços
Giovanna

Cadinho RoCo disse...

Publicaçõa mais que oportuna. Vivo exatamente este momento em que sinto enorme necessidade de sair de cena.
Cadinho RoCo

LUCONI disse...

Maria José gostei muito deste teu texto, saber a hora de sair de cena é muito importante, saudades Luconi

Sandra Portugal disse...

Querida, recebê-la hoje no Projetando Pessoas é uma grande honra! Obrigada por sua entrevista!
bj carinhoso
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//