Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A VIDA ENSINA



Se você pensa que sabe; que a vida lhe mostre o quanto não sabe.
Se você é muito simpático, mas leva meia hora para concluir seu pensamento; que a vida lhe ensine que explica melhor o seu problema, aquele que começa pelo fim.
Se você faz exames demais; que a vida lhe ensine que a doença é como esposa ciumenta: se procurar demais acaba achando.
Se você pensa que os outros é que sempre são isso ou aquilo; que a vida lhe ensine a olhar mais para você mesmo.
Se você pensa que viver é horizontal, unitário, definido, monobloco; que a vida lhe ensine a aceitar o conflito como condição lúdica da existência. Tanto mais lúdica quanto mais complexa. Tanto mais complexa quanto mais consciente. Tanto mais consciente quanto mais difícil. Tanto mais difícil quanto mais grandiosa.
Se você pensa que disponibilidade com paz não é felicidade; que a vida lhe ensine a aproveitar os raros momentos em que ela (a paz) surge.
Que a vida ensine a cada menino a seguir o cristal que leva dentro, sua bússola existencial não revelada, sua percepção não verbalizada das coisas, sua capacidade de prosseguir com o que lhe é peculiar e próprio, por mais que pareçam úteis e eficazes as coisas que a ela, no fundo, não soam como tais, embora façam aparentemente sentido e se apresentem tão sedutoras quanto enganosas.
Que a vida nos ensine, a todos, a nunca dizer as verdades na hora da raiva. Que desta, aproveitaremos apenas a forma direta e lúdica pela qual as verdades se nos revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.
Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la.

9 comentários:

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:

'Que a vida nos ensine, a todos, a nunca dizer as verdades na hora da raiva. Que desta, aproveitaremos apenas a forma direta e lúdica pela qual as verdades se nos revelam por seu intermédio; mas para dizê-las depois.
Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la."

E tem mt gente letrada e instruída que não sabe praticar ne, amor? Bjs. Roy Lacerda.

Denise Carreiro disse...

Maria José, a sabedoria da vida encontra-se na simplicidade, valorizando as pequenas coisas e sentindo-se feliz pelo q se tem.
Parabéns pelo aniversário de 3 anos do seu blog. Q essa data possa ser comemorada várias vezes, sempre com muitos amigos e seguidores. Muita paz!

Mafalda S. disse...

A vida é mesmo isso, uma aprendizagem constante e, na minha opinião, é aí mesmo que reside a graça da vida. Já imaginaste como seria se não tivessemos nada para aprender?

AugustoCrowley disse...

Que a vida ensine, muito bom, bjs!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

dizer verdades na hora da raiva é pura tolice,mas quase sempre fazemos isso!
grande beijo
tenha uma bela noite!

Cidinha disse...

Oi, amiga. Passando por aqui para deixar uma boa noite pra vc e carinho sempre. Sábia mensagem de Artur Datábula! A vida nos ensina que é tão ou mais dificil do que ter razão, é saber tê-la. Essa é uma grande verdade! Linda reflexção. Bjos!

Anônimo disse...

AS TUAS PALAVRAS SÃO EXTREMAMENTE SÁBIAS, QUE TODOS NÓS POSSAMOS TER ESTA VISÃO, UM VISÃO IGUALITÁRIA, QUE POSSAMOS ABSORVER O MELHOR DA VIDA...

BJS

BRUNO

ValériaC disse...

Excelente texto...que todos nós tenhamos humildade em nos lembrar que estamos em eterna "construção", em constante processo de aprendizagem e a vida é nossa grande mestra e literalmente muito nos ensina.
Beijinhos e ótima tarde...
Valéria

Meire Oliveira disse...

Maria querida, e a vida sempre ensina aqueles que têm a alma disposta a aprender. Esse post me fez lembrar de um livro que ganhei quando criança da minha avó chamado "A vida ensinou", com várias histórias pequenas ensinando grandes lições. :)

Amiga, agora que vi, o Arca está completando 3 anos, que delícia!!! Parabéns pra ti que sempre escolhe mensagens ótimas pra nós!

bjocas na bochecha com muito carinho