Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUEM É O SEU AMANTE?



"Muitas pessoas tem um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam".
Geralmente, são essas últimas que vem ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "Depressão". Além da inevitável receita do antidepressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas"?!
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.
Aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte: "AMANTE" é aquilo que nos "apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso "AMANTE" é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto...
Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando..."
E o que é "ir levando"? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente em "ir levando"; procure um(a) amante, seja também um amante e um protagonista... DA SUA VIDA!
Acredite: O trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver... Por isso, e sem mais delongas, procure um(a) amante...
A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA".

Enviado por Roy Lacerda do blog MomentoBrasil e foi aqui postado, por ser pertinente à proposta do Arca.

12 comentários:

Maria Adeladia disse...

Maria José, que texto lindo!!!!! Emocionei-me!

Interessante, eu aqui, com tantas coisas para fazer...e sem tempo para nada!

Mas é justamente aí....eu tenho os amantes da vida:AMO BLOGAR, INTERAGIR, CONHECER GENTE..., COMPARTILHAR, NÃO SÓ EXPERIÊNCIAS, MAS TANTA COISA QUE SE PUDER FAZER, FAÇO! AMO NAMARAR....HÁ! É MUITO BOM...rrsss! Estar com meus familiares, amigos!! Sorrir das coisas engraçadas....!Passear em companhia de pessoas que gosto..!.

Tenho muitos! Mas ainda estou lutando para adquirir mais!! E se Deus permitir, ainda conquistarei muito mais que já tenho!

Seu póster é GLAMOUROSO! Penso que ENQUANTO HOUVER VIDA, DEVERÁ EXISTIR A ESPERANÇA! A vida é algo fantástico! É só saber NAVEGAR bem ela!

Querida amiga, beijos, agora me responde logo, qual o MIMO que vc ME PRESENTEOU, pois esta semana irei publicar.

Beijos e que Deus sempre te proteja e ilumine!

Maria Adeladia disse...

Ah, esquecei de falar o principal, meu maior e mais importante AMANTE é DEUS, e seu FILHO JESUS........! Amo suas palavras! Isso me fortalece!!!! Dar-me força e esperança para crêr cada vez mais na vida!

Beijos, linda amiga.

Jorge disse...

Belíssimo texto. Vemos de uma forma distorcida, lendo aqui sobre a palavra amante. Mas concordo que namorar a vida é o caminho se quisermos ser felizes.

Um beijo, minha doce amiga!!!

josenaide coelho disse...

Creia! pois não há Deus maior que o nosso Deus..amo teus textos e você sabe que é por você que admiro demais que estou nessa bola que gira o mundo que se chama blogosfera,xeirosssssss,foi você que me levou a fazer o meu blog.obrigado por pequenos gestos que mesmo disfarçados eu consigo capitar.
Olha! tem horas que o meu noot dá uma pane,porque será em? e olha a minha tv também,incrível né.bj.

MOMENTOBRASILCOM.COM disse...

MARIA JOSÉ:

Esse "coelho/a", está passando dos limites, amor. O DESEQUILIBRIO É TOTAL e IRRESTRITO, amor. Bjs. Roy Lacerda.

AugustoCrowley disse...

é isso ai, meu amante é o Taro, eu adoro ler sobre, adoro jogar, adoro testar metodos, enfim, ele faz parte do meu dia a dia, e me deixa feliz.

Cacilda Zeraik disse...

Lindo texto!
Que aprendamos a nos apaixonar pela Vida, dádiva maior concedida pelo Pai amoroso!

Feliz 2012!

Bjs

Cacilda Zeraik
www.cacildazeraik.com.br

Cidinha disse...

Olá, amiga Maria. Belos conselhos. Adorei o texto! Precisamos ser amante da vida, sonhar, amar a nós mesmo e as pessoas etc... Bjos.

Mari disse...

Bom dia querida amiga!! Concordo plenamente, devemos ser amantes das virtudes, das coisas boas da vida, devemos nos dedicar mais às pessoas que amamos...Somos eternos amantes, graças a Deus, rsrs
Tenha um maravilhoso dia!!
Mari

equipeloveme disse...

Boa tarde, tudo bem?
Adorei o post e o conteúdo do seu blog :)
Dá uma passadinha lá no meu cantinho e da minha amiga, acabei de postar sobre os 10 casos mais inacreditáveis do Facebook!
Se gostar de lá, siga-nos.
Um beijo e boa terça feira!
Thaís Santos, Equipe Love Me.

blog da Paraguassu disse...

Olá Maria José,
Bom e lindo texto! Sem dúvida, é preciso "namorar" a vida. É isso que a faz ser atraente para nós.
Por minha vez, tenho vários "amantes". O maior e melhor deles é meu blog, onde escrevo aquilo que gosto, pesquiso para fundamentá-lo e sinto-me ótima quando estou a postar.
Deixo meu carinhoso beijo para você, amiga.
Maria Paraguassu.

She disse...

Eu já conhecia esse texto e essa proposta e acho FORMIDÁVEL, muito bom mesmo! E está aí uma gde verdade, qdo estamos apaixonados, seja pelo o que for, a vida tem outro sabor! ;)
Beijo, beijo queridona! Senti saudades!
She