Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TALENTO INSUBSTITUÍVEL



Na sala de reunião de uma multinacional, o diretor, nervoso, fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
O funcionário fala então:
-Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Etc?…
O rapaz fez uma pausa e continuou:
-Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus 'erros ou deficiências'?
Nova pausa e prosseguiu:
-Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO, se PICASSO ERA INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO, KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
-Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
Olhou à sua a volta e reparou que o Diretor olhava para baixo, pensativo.
E voltou a dizer nesses termos:
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos, não haveria montanha, nem lagoas, nem cavernas, nem homens, nem mulheres, nem sexo, nem chefes, nem subordinados… Apenas peças… E nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM… Pois nosso Zaca é insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.
Conclusão:PORTANTO, NUNCA ESQUEÇA: VOCÊ É UM TALENTO ÚNICO! COM TODA CERTEZA, NINGUÉM TE SUBSTITUIRÁ!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO… COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO…".

13 comentários:

Anônimo disse...

EXCELENTE TEXTO...VENHO A PARABENIZAR-TE POR POSTÁ-LO, NÓS SOMOS ÚNICOS, EMBORA QUE A PRÓPRIA RELIGIÃO FALE QUE SOMOS PEQUENOS, MAS ISSO É PARA QUE SEJAMOS HUMILDES, MAS ELA MESMO FALA DE NOSSA IMPORTÂNCIA PERANTE O NOSSO PLANETA, CADA UM DE NÓS TEMOS UM PROPÓSITO IMPORTANTE E ÚNICO A CADA UM DE NÓS, O QUE NOS TORNA AINDA MAIS INSUBSTITUÍVEL...

BRUNO

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:
nem JC conseguiu "agradar" a todos.
"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É… E OUTRAS… QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO… ACOSTUME-SE A ISSO…
Pois, faz parte do pacote da vida, amor. Bjs. Roy Lacerda.

Micheli disse...

Olá!!
Há quanto tempo não vinha aqui...saudades! Fiquei tão afastada de tudo isso por vários dias...
Adorei o texto de hoje, me fez refletir :)
Bjos

http://repensandoacoes.blogspot.com/

Dilmar Gomes disse...

Amiga Maria, muito o texto do teu post.
Um abração. Tenhas uma linda noite.

Simone Anjos disse...

Maria José,
Venho agradecer pela sua amizade, pelos seus posts maravilhosos que compartilha e desejar a você e a sua família um Natal com Jesus nascendo mais uma vez em suas vidas em seus corações... Boas Festas!
Beijos na alma,

vieira calado disse...

E viva a tecnologia!


Bjssss

Mafalda S. disse...

Que texto inspirador!

Quero desejar-te um Feliz Natal!

Faço também votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

Giovanna disse...

Minha mensagem de Natal

O verdadeiro presente de Natal é Jesus! Ele esta presente todos os dias na nossa vida, em nosso coração, e está escrito, veio à terra para trazer um presente. O dom da luz. O dom do amor. O dom da verdade.
Você e eu também viemos à terra para trazer um presente - o mesmo presente. É dom do nosso próprio espírito puro, o eterno, o espírito de compaixão amorosa que é o direito de primogenitura e verdade de cada um de nós.
É este espírito - que de acordo com o registro, brilhou tão brilhantemente em Jesus - que celebramos com alegria e paixão em especial nesta época natalícia.
Sim, nossos corpos envelhecem. Eles diminuem em declínio e seu poder como o passar dos anos.
Mas este espírito glorioso de que falo - o direito de primogenitura de todos nós - não tem parte com o envelhecimento. É tão novo e radiante e vivificante neste momento como foi em qualquer momento no passado.
Ele nunca perde o seu brilho. É inalterados de geração em geração. Apenas as formas através das quais ele encontra expressão experiência do fenômeno que chamamos nascimento e morte.
Eu não sou uma pessoa religiosa, mas eu sou uma pessoa espiritual. E se a estação que chamamos de Natal tem um significado, o que certamente faz, pelo menos potencialmente, é isso.
É uma oportunidade para recordar a verdade profunda, inalienáveis de nosso próprio espírito imortal.
Nossos corpos - e talvez isso tão bem, realmente, quando você parar para pensar sobre isso - não vão viver para sempre. Mas em toda a história da nossa raça, que foi capaz de destruir, alterar ou diminuir este corajoso, espírito, sábia compaixão que é o direito de primogenitura de todos nós?
Desejo-lhe alegria, paz, amor e saúde neste Natal a você e toda sua família e um brilho especial rumo a mais um novo ano... compartilhe esta mensagem que deixei pra ti para alguém especial...
e depois veja esse vídeo. Lindo

http://www.youtube.com/watch?v=5mpDNXMM6fE&feature=youtu.be

Giovanna

Eliane Gonçalves disse...

Que você tenha um Natal abençoado e que 2012 venha cheio de luz, amor, saúde, paz e prosperidade!!

Um beijo grande!
Eliane .
12/2011.

Jordana Flávia disse...

Oi Maria José!

Estamos chegando ao final de mais um ano e com isso paramos para transmitir à família, aos amigos, aos colegas e conhecidos desejos que queremos lhes passar o ano inteiro e às vezes não fazemos. Tirei um tempinho pra pensar em cada pessoa especial neste final de ano e deixei para todos que fazem parte da minha vida uma linda mensagem com os meus desejos de Natal! Clica no link abaixo pra ler!

http://belezaaprendiz.blogspot.com/2011/12/meus-desejos-de-boas-festas.html

Foi muito bom conviver com vocês em 2011, perto ou longe, vendo uma vez ou mais, conversando pessoalmente ou pela internet, adoro todos vocês!

Muita luz, paz, amor e doçuras para você e sua família em 2012!

Abraço! Continuo seguindo seu blog!

Jordana Flávia.

Paulo_Sotter disse...

Passando para desejar que o seu Natal seja de Paz, Bondade, Solidariedade, Amizade e Amor. Um Feliz Natal !!!

Lena disse...

Mary Jo,
Não sei se vc viu, mas o Amadeirado completou nessa semana 100.000 acessos, e como eu disse lá no blog isso só foi possível em 1 ano e meio de existência, graças a pessoas como vc, principalmente, minha linda e querida amiga!
Desejo, de coração mesmo, que todas as boas intenções que pairam, utopicamente, sobre dezembro tornem-se um dia, de fato, realidade. Que todas as luzes que brilham frenéticas nessa época do ano sejam luzes no fim do túnel e sirvam como direção a quem de guia necessitar. Que os ventos que predizem a chegada de mais um ano sejam os bons ventos perfumados da primavera e que, nesse período, desabrochem junto às flores os nossos melhores sentimentos! Que o Natal seja mais que uma troca de presentes e comida farta, mais que um bom e esquecido velhinho descendo pela chaminé, que seja fé. Somente fé. Feliz Natal e próspero 2012 a você, ao Roy e a toda a sua família! Bjkas. Te amo muuuuito!

ONG ALERTA disse...

Bem lembrado amiga...um natal mágico beijo Lisette.