Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

FILOSOFIA PARA A VELHICE



Aos 102 anos de idade, absolutamente brilhante. Leiam.Sabias que a única época da vida em que gostamos de ficar velhos é quando somos crianças? Se tens menos de 10 anos, estás tão entusiasmado em envelhecer que pensas em frações.
“Quantos anos tens? Tenho quatro e meio!”
Tu nunca terás trinta e seis e meio. Tens quatro e meio, quase cinco! Esta é a chave!
Quando chegas à adolescência, ninguém mais te segura. Saltas para um número próximo, ou mesmo alguns à frente.
Quantos anos tens? Vou fazer 16!
Podes ter 13, mas… “vou fazer 16”!
E, então, o maior dia da tua vida
Completaste 21.
Até as palavras soam como uma cerimônia.
COMPLETASTE 21... YESSSS!
Mas, então, chegas aos 30. Oh, que aconteceu?
Isso faz-te parecer leite estragado! Fica azedo, temos que o deitar fora. Não tem mais graça, agora é apenas um bolo azedo. O que está errado? O que mudou?
COMPLETAS 21, ATINGES 30, aí estás ‘A EMPURRAR' 40. Putz! Trava, está tudo a derrapar! Antes que te dês conta, CHEGAS aos 50 e os teus sonhos foram-se.
Mas, espera! FIZESTE 60.
Nem sequer pensaste que conseguirias!
Assim, COMPLETAS 21, ‘TORNAS-TE' 30, 'EMPURRAS' os 40, CHEGAS aos 50 e ALCANÇAS os 60.
Atingiste tal velocidade que bate nos 70!
Depois disso, é um dia após o outro…
Alcançaste o dia de hoje.
Conseguiste chegar aos 80 e cada dia é um ciclo completo: alcançaste o almoço; passaste as 4:30 ; chegaste à hora de deitar.
E não acaba nos 90, começas então a voltar atrás: ‘Eu tinha exatamente 92 anos...'
Aí, acontece uma coisa estranha. Se passares dos 100, tornas-te criança outra vez. 'Eu tenho 100 e meio. Que todos vós chegueis a uns saudáveis 100 e meio!’
COMO PERMANECER JOVEM
1.
Livra-te de todos os números não-essenciais . Isso inclui idade, peso e altura. Deixa os médicos preocuparem-se com eles. É para isso que lhes pagas.
2. Conserva só os amigos alegres. Os pessimistas deprimem-te.
3. Continua a aprender. Aprende mais sobre computadores, arte, jardinagem, seja o que for, até radioamadorismo. Nunca deixes o cérebro inativo. Trabalha, estuda.'Uma mente inativa é a oficina do diabo. E o nome de família do diabo é ALZHEIMER.
4. Aprecia as coisas simples.
5. Ri-te sempre,muito e alto. Ri até perder o fôlego .
6. Lágrimas, acontecem. Suporta, queixa-te, mas continua. As únicas pessoas que estão conosco a vida inteira somos nós mesmos. Mostra estares VIVO enquanto estiveres vivo.
7. Rodeia-te daquilo que amas, seja família, animais de estimação, coleções, música, plantas, hobbies, seja o que for. Teu lar é o teu refúgio.
8. Cuida da tua saúde: se estiver boa, preserva-a. Se estiver instável, melhora-a. Se estiver além do que podes fazer, pede ajuda.
9. Não faças viagens à culpa. Viaja para o shopping, mesmo para o conselho mais próximo; para um país estrangeiro, mas não para onde a culpa está.
10. Diz às pessoas que as amas, sempre que puderes.
E LEMBRA-TE SEMPRE: A vida não se mede pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram o fôlego.

9 comentários:

Meire Oliveira disse...

Amiga querida, esse texto me fez lembrar de um filme que vi final de semana, chama-se: Com amor...da idade da razão. Acho que ía gostar, se tiver a oportunidade veja :)
Cada idade que chegamos tem que ser uma alegria, eu espero chegar em todas as que eu for chegar aqui na Terra com um espírito jovem sempre!!!

Te adoro Maria!
bjokitas no seu coração.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Dizer EU TE AMO faz bem ao coração e á saúde com certeza absoluta...
Bjm de paz

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Perfeito.

Hoje encaro
o envelhecer
como um tempo
que passa,
e diante do tanto
por fazer,
a necessidade
de amar mais,
mais intensamente,
e com mais entrega
a vida,
a esperança,
a amizade...

Iveraldo disse...

Parabéns pelo texto, muito bom!!!

Estive visitando seu espaço e encontrei muita riqueza e sabedoria, não tinha como não tornar-me seu seguidor e divulgar seu espaço.

Agradeço por me seguir também, sinto-me honrado e feliz.

Iveraldo Pereira.

Crista disse...

Adivinha quem sou eu?????
Sou "moça" de cachinhos loiros dourados...olhos azuis como a cor do céu...lábios da cor do pecado...peitinhos ff(firmes e fartos)...bundinha dura e substanciosa...cinturinha de pilão...voz macia como o veludo...boa de cama,mesa e banho...só ando de saltinhos cobertos de pedrinhas de brilhantes...para cobrir minha nudez,vestidinho de seda,estampado com flores do campo,rodado,para o vento brincar de levantar a saia...\o/uhuuuuu\o/...uma gotinha do perfume mais gostoso do mundo...
Para,né?
Eu não acredito que já queres ser igualzinha a mim...e olha que tu ainda não me vistes!!!!!
Te dou até amanhã para descobrires qual é a música que quando eu canto,todos ficam perdidamente fascinados por mim!!!!
Beijos...com meus lábios pintados com meu batonzinho Boka Loka...para te marcar...para todo mundo saber que eu te beijei...heheheheeeeeee...

PS.: Claro que eu sei que tu me achas a pessoa mais modesta e tímida desse mundo...é que eu não gosto de falar de mim...ksksksksksks...
OoooOOOoooo...Será que deu para perceber que estou voltando????
Minha querida...sei que vais querer me matar...eu desvirtuando teu cantinho...rsrssrs...mas sou assim mesmo!
Podes deletar...
Essa tua postagem é tudo de bom,aliás,já te disse várias vezes que tu és maravilhosa e vou repetir sempre...sempre...sempre...

Anônimo disse...

MARIA JOSÉ:

1. Livra-te de todos os números não-essenciais . Isso inclui idade, peso e altura. Deixa os médicos preocuparem-se com eles. É para isso que lhes pagas.
E LEMBRA-TE SEMPRE: A vida não se mede pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram o fôlego, não é. amor? Bjs. Roy Lacerda.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Saudades de ti minha amiga, estou correndo com aquele problema de saúde que te falei aqui em casa, mas olha adorei esta tua postagem, é bem verdadeira, mas olha eu já cruzei o cabo da boa esperança, mas quando me olho no espelho ainda vejo aquela menina com tantos sonhos e esperanças, beijos Luconi

Cidinha disse...

Maria amiga que belos conselhos. È Perfeito, verdadeiro. A vida não se mede pelo número que respiramos, más pelos momentos que nos tira o fôlego... bjos e lindos sonhos!!

Misturação - Ana Karla disse...

Maravilhoso!
Que texto reflexivo e interessante.
O melhor é afastar os maus pensamentos e atrai toda positividade para uma vida de paz e felicidade.
Bom dia Maria José.
Xeros