Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

MINUTOS DE SABEDORIA: 41-50



41 A cada um de nós compete uma tarefa especifica, na difusão do bem. Erga-se, para trabalhar, por que as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciência delas. Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo. Estenda seus braços eficientes no cultivo do Bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.

42 AJUDE, mesmo conversando! Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma grande vitória daqueles que nos cercam. Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar. Se não puder agir, fale. Se não puder falar, ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo. Mas, ajude sempre!

43 SE suas palavras forem ásperas e duras, se em todas as criaturas você descobrir um adversário, a vida se tornará uma tortura! No entanto, repare que a Terra é uma escola sagrada. E você poderá ser feliz, se conseguir ver em todos a boa vontade que os anima. Atraia para sua convivência amigos devotados, por meio de palavras, mas, sobretudo de seus pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo.

44 SUA irritação não solucionará problema algum! Medite na grande vantagem de não irritar-se, para não prejudicar sua saúde. Se você não se irritar, seu interlocutor voltará aos poucos à serenidade, e todos poderão entender-se. Seja calmo. Pense bastante antes de falar. E não se irrite, porque a irritação não pode solucionar nenhum problema!

45 SE alguém não o compreende, perdoe, e siga em frente! Não guarde em seu coração mágoas e ressentimentos, medo e tristeza. Caminhe para a frente! Quanta gente espera de você apoio, compreensão e carinho! Se não o compreendem, não se importe. Perdoe e siga em frente, por que em todos os caminhos encontraremos sempre lições preciosas, que nos farão progredir.

46 A educação no lar é a base da felicidade de nossos filhos. Dê toda a sua atenção para a formação do caráter de seus filhos, sobretudo por meio dos exemplos de sua própria vida. Não discuta jamais com sua esposa. Não dê jamais, um passo errado. Viva de tal forma, que seu filho possa orgulhar-se de você, vendo, em seu exemplo, o modelo que ele deve seguir, para ser um homem de bem.

47 O amor e a alegria são os elementos básicos para conquistarmos amizades e as conservarmos. E são básicos, também, para nossa paz mental. Demonstre amor e alegria em todas as oportunidades, e veja que a paz nasce dentro de você. A felicidade não pode estar em nada que esteja fora de você. Busque-a dentro de você mesmo, pois a Felicidade é Deus, e Deus mora dentro de você.

48 FIXE seu olhar no lado belo da vida! Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada! As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo. As abelhas, buscam as flores, mesmo no meio de um pântano. Seja como as abelhas! Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma. Fixe seu olhar no lado belo da vida!

49 JAMAIS use palavras que façam seu companheiro desanimar no caminho do bem! Não lance aos outros o veneno que lhe haja penetrado na alma. Se você tiver tido uma decepção, avise-o de que poderá vir a sofrer, mas conforte sua alma. O desalento é um veneno. Não envenene seus amigos! Alegria, que é o melhor remédio que o céu fornece aos homens, capaz de curar todas as chagas.

50 SE tiver que discutir, faça-o com serenidade. Lembre-se de que seu adversário tem os mesmos direitos que você, de fazer-se ouvido. Ouça-o com a mesma atenção que gosta de receber. Não tumultue a discussão: os direitos dele são iguais aos seus E, quem sabe, muitas vezes a razão estará com ele. Então, discuta com serenidade, e conquiste fama de sábio e de homem bem educado.

10 comentários:

Meire Oliveira disse...

Amiga querida, bom seria nossa vida se conseguíssimos seguir isso tudo a risca, mas bem que tentamos né. Muitas vezes aos trancos e barrancos, um dia ficamos craque !! :)
Boa semana pra ti, bjokitas com muito carinho.

Anônimo disse...

Realmente fantástico esses minutos de sabedoria.. que possamos, se não colocarmos tudo em prática, pelo menos nos esforçamos para tal.

Um grande beijo em seu coração Maria José e um ótimo início de semana para você!

Verinha

Anônimo disse...

Adorei Maria José, vou tentar seguir os conselhos.
Beijos e uma semana maravilhosa pra você.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

lindas palavras que sempre nos faz aprender algo bom!
tenha uma noite abençoada!
beijo

Cidinha disse...

Querida Maria,são tantos ensinamentos para o caminho do bem, da vida e para ser feliz.Não é fácil, más podemos nos educar para sermos melhores!bjs com carinho e linda semana...

AugustoCrowley disse...

Que postagens lindas tenho visto por aqui, e muito importantes, pura luz!Boa semana a todos do Arca!

F.H.Canata disse...

Olá amiga!

Agradeço a visita em meu cantinho e as palavras que deixou por lá! Passei aqui para retribuir a visita e como adorei o lugar tbm resolvi ficar!

Voltarei sempre!

Abraços;
e boa semana

Canata

MARILENE disse...

Essa sabedoria é uma conquista que se obtém a cada degrau, sem contar que, muitas vezes, descemos a escada e temos que recomeçar.

Bjs.

Marcia disse...

Mara, estas sabedorias, sao conquistas que decidimos tê-las ou nao, ao longo da nossa vida. O importante é exercitar a sua prática, um dia, já farao parte da nossa conduta instataneamente.
Beijos e feliz semana!

Mafalda S. disse...

Que mensagens maravilhosas! Adorei!

Beijinhos